Home Notícias Apresentação de trabalho
Apresentação de trabalho

Discentes do curso de Licenciatura em Geografia apresentam trabalho na Universidade Estadual de Maringá.

IMG-20170506-WA0000_2Entre os dias 26 e 28 de abril, discentes do curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas participaram do V Simpósio Internacional em Educação Sexual: saberes/trans/versais currículos identitários e pluralidades de gênero, na Universidade Estadual de Maringá.IMG-20170506-WA0001

Os alunos de iniciação científica João Paulo Ferraz (5° período) e Rene Borges (3º período) desenvolvem o projeto “Diversidade no espaço escolar: embates da ideologia de gênero na educação brasileira”, sob orientação da professora Luciana de Abreu Nascimento. Na oportunidade de prestigiar o evento, apresentaram o trabalho de pesquisa intitulado “A temática de gênero na formação de licenciandos em Geografia”, participando das discussões propostas no eixo temático “O Ensino Superior e as temáticas de sexualidades e gêneros: (im)possibilidades e problematizações”.

O V SIES contou com diversas mesas redondas e grupos de trabalhos que discutiram a (re)atualização dos lugares/espaços de democratização, de direitos e políticas públicas, as questões de gênero e diversidade sexual em âmbitos políticos, sociais e educacionais, por meio de um debate de novas interpretações dos tempos e, também, de resistência.IMG-20170506-WA0002

O trabalho apresentado parte da concepção que o debate de gênero permite compreender os modos de representação de diversos grupos que constituem a pluralidade social, bem como superar o modelo binário que sustenta a ordem social pautada no masculino/feminino, devendo, portanto, estar presente na escola e nos cursos de formação de professores. Para analisar como o tema é promovido na licenciatura e quais concepções emergem dessa discussão/omissão, os autores analisaram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Geografia de uma instituição pública federal e aplicaram questionários com 16 alunos do curso.

Texto: Luciana do Nascimento
Fotos: João Paulo Ferraz e Rene Borges