Home Notícias Libras Básico
Libras Básico

No dia 29 de abril, aconteceu o encerramento de mais uma edição do curso FIC Libras Básico.

IMG-20170429-WA0030No dia 29 de abril, aconteceu o encerramento de mais uma edição do curso FIC Libras Básico: eliminando barreiras para a comunicação. O objetivo principal do curso, que iniciou em outubro de 2016, foi contribuir para a capacitação de pessoas ou profissionais dos diferentes núcleos sociais no município de Poços de Caldas, no uso da Libras como fator primordial para a inclusão social, a fim de propiciar ao indivíduo surdo o direito à comunicação sem barreiras, observando as especificidades da Língua de Sinais.

O curso foi ministrado pela professora Gilmara de Fátima Brunorio Roberto, surda e instrutora, trabalha há 15 anos no Centro Municipal de Atendimento Especializado Dr. Tarso de Coimbra com crianças surdas, e com deficiência auditiva, e com adolescentes e EJA. Gilmara enfatiza a importância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para uma melhor comunicação com as pessoas surdas, “devemos respeitar a Libras porque a pessoa surda vai ao médico em particular, nas lojas, as vendedoras não sabem se comunicar e são muitos os prejuízos com falha de comunicação, ao aprender a língua as barreiras são eliminadas. Agradeço IF e a Lu que proporcionaram espaço para o curso de LIBRAS.”

A professora Lucinéia de Souza Oliveira complementa que o “curso despertou a consciência dos cursistas para a necessidade de se promover a acessibilidade às informações nos diferentes setores sociais em sua Língua materna, respeitando-o como cidadão, eliminando as barreiras na comunicação entre ouvintes e surdos, para que estes sintam-se compreendidos em suas necessidades comunicativas.”IMG-20170429-WA0078

A concluinte Rita de Cássia Carvalho salienta a relevância que este novo conhecimento trouxe para sua vida, “não sabia nada sobre libras , hoje já consigo me expressar um pouco. Seria muito importante termos uma continuidade no aprendizado, pois ainda há muito a ser ensinado para que possamos realmente fazer a diferença entre os surdos. Na realidade Libras deveria fazer parte do currículo escolar há muito tempo. Como isto não aconteceu ainda, contamos com a compreensão dos senhores, pedindo_lhes que nos capacite mais através de outros cursos.”

IMG-20170429-WA0079O curso de Libras-Básico foi muito importante pra mim porque atendeu a todas as minhas expectativas e tenho total interesse em continuar a fazer o curso de Libras-Intermediário se possível. O material didático fornecido foi de excelente qualidade e os conteúdos foram bem explicados pelas professoras Lucinéia e Gilmara, onde as mesmas sanaram todas as dúvidas que encontrei”, elogia a cursista Rosângela Maria Batista Evangelista. Ela acrescenta que “as práticas nas aulas da professora Gilmara, criou um clima de grande interesse, participação e auxiliaram muito para o meu aprendizado a qual deixo o meu muito obrigado.”

A cursista Juliana Santos de Souza Gomes optou pelo curso para facilitar a sua comunicação com os alunos surdos: “fiz a inscrição para o curso de LIBRAS por trabalhar na secretaria em uma escola que atende a vários alunos surdos e que também têm um funcionário surdo e eu não conseguia atendê-los com eficiência da forma que mereciam. Hoje após saber um pouco mais sobre a história dos surdos, saber um pouco da língua de sinais e das conquistas da comunidade surda, deixei a obrigação de lado e me sinto orgulhosa e quero aprender ainda mais para me tornar futuramente uma boa e porque não excelente intérprete de LIBRAS e ajudar a comunidade surda.”

Assista ao vídeo Apresentação de atividades

Depoimento da aluna Elaine na Língua Brasileira de Sinais

camera

face_icone_transparenteConfira todas as fotos do encerramento em nossa página no Face! Curta e compartilhe!

Texto e fotos: Lucinéia de Souza
Publicado em 11/05/2017, às 17:47