Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 19h09 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 18h31 | Acessos: 2037

Alunos dos cursos técnicos e superiores do Campus Poços iniciam semestre letivo

Os dias 10 e 17 de fevereiro marcaram o início do semestre letivo para os alunos veteranos e ingressantes dos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Momento para rever os colegas e também para fazer novas amizades. No dia 10, a chuva não foi impedimento para o início das aulas para cerca de 100 novos discentes dos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica e Informática Integrados ao Ensino Médio e para 70 ingressantes dos cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica Subsequentes ao Ensino Médio. Já o dia 17 foi o primeiro dia de aulas para cerca de 170 novatos dos cursos superiores de Engenharia de Computação, Ciências Biológicas, Geografia, Gestão Ambiental e Gestão Comercial, aprovados no último processo seletivo do IF, via nota do Enem ou através do SiSU.

IMG 9219

Representantes de diretorias e coordenadorias do campus recepcionaram os ingressantes.

Para recepcionar todos esses estudantes, o Campus Poços de Caldas preparou uma programação especial. Os ingressantes foram recepcionados no auditório pela diretoria-geral do campus, diretoria de ensino e por representantes de diversos espaços, coordenadorias e serviços do campus, como da biblioteca, da Coordenadoria de Esportes e Lazer e da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE). “Existe uma série de oportunidades para vocês se desenvolverem acadêmica e cientificamente nessa jornada de vocês aqui, como a possibilidade de participar de projetos de extensão e de iniciação científica. Isso é um diferencial do Instituto Federal. Além disso, temos muitos eventos culturais e artísticos. Então, a ideia é que vocês tenham uma formação mais ampla e humana possível, além da técnica, que vocês irão aprender aqui na nossa instituição. Então, aproveitam ao máximo”, destacou o diretor-geral do campus, o professor Thiago Caproni. O professor Thiago também falou sobre os diversos laboratórios do IF e de diferenciais como o Espaço Maker e o Startup Studio, para os que pretendem empreender iniciativas inovadoras.

IMG 9461

Através de ação sustentável, todos os ingressantes do campus ganharam canecas reutilizáveis.

Todos os novatos receberam canecas reutilizáveis, tendo em vista o comportamento sustentável adotado no Campus Poços de não mais utilizar copos descartáveis. Na noite do dia 10, os pais e responsáveis dos alunos ingressantes dos cursos integrados participaram de uma reunião com toda a equipe do campus, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da instituição onde seus filhos estudam. Na manhã do dia 14/02, no ginásio poliesportivo, veteranos e novatos dos cursos integrados se confraternizaram através do “Integração”, evento promovido pelo grêmio estudantil e que reuniu diversas atividades esportivas, música, dança e muitas brincadeiras. No dia 17, os ingressantes dos cursos superiores realizaram uma visita guiada pelos laboratórios e dependências do campus e os novatos do curso de Engenharia de Computação também receberam a visita dos membros do Centro Acadêmico.

O evento "Integração" trouxe muitas brincadeiras para novatos e ingressantes dos cursos integrados.

Para a ingressante do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Alice Emigliozzi Moretti, é uma alegria poder iniciar seus estudos no Instituto Federal: “o IF é uma ótima instituição e, além disso, o ensino é gratuito. Estou muito animada. Creio que vou fazer novas amizades. Vai ser muito bom”. Quem também está muito satisfeito com seu ingresso no Instituto Federal é o morador do bairro Santa Helena em Poços de Caldas, Pedro Henrique Galhardi. “Fiquei muito satisfeito pela minha aprovação através da nota do Enem. Estou achando maravilhoso o nosso Campus Poços de Caldas, que é bem estruturado. Eu ouvi falar muito bem a respeito do IF. Estou bem feliz de estar aqui hoje. Os meus familiares também ficaram muito felizes”, comentou. Confira, a seguir, as fotos do "volta às aulas" no Campus Poços de Caldas!

Fotos do dia 10/02/2020:

Fotos da reunião de pais (dia 10/02/2020):

Fotos do evento "Integração" (dia 14/02/2020):

Fotos da recepção dos ingressantes dos cursos superiores (dia 17/02/2020):

Com algumas fotos e vídeo do Prof. Thomaz de Oliveira
ASCOM - Poços de Caldas