facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Abacaxi de Ouro
Abacaxi de Ouro

Festival de Cinema Amador Escolar Abacaxi de Ouro : prazo prorrogado até 25/09!!!!

 

cartaz_para_a_noticia_-_abacaxi_de_ouro

A equipe organizadora divulga o cronograma da 4ª edição do Abacaxi de Ouro, essa edição do projeto passa a ser nacional e as atividades já iniciaram. O projeto trará novidades, tanto na organização e divulgação com novas mídias sociais, como, por exemplo, um site, uma plataforma on-line de submissão e certificação de obras inscritas, quanto no acolhimento dos participantes e na parte artística dos espetáculos, que serão apresentados durante o evento de premiação em outubro desse ano. O Festival de Cinema Amador Escolar Abacaxi de Ouro de 2017 será dividido em quatro etapas, o cronograma já está definido e pode ser conferido a seguir:

 

 cronograma_abacaxi_de_ouro


 O que é o Abacaxi de Ouro?

O “Abacaxi de Ouro” é um festival de cinema amador escolar, sua primeira edição foi realizada em 2014. Sucesso de crítica e de público, o evento de premiação dos melhores atuações e produções fez com que vislumbrássemos a criação de um festival de cinema amador escolar aberto à comunidade interna e externa do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, dessa forma, atendendo outras instituições de ensino públicas. O evento vem se repetindo anualmente, incentivando a experimentação e criação de cinema na escola e a produção de conhecimento interdisciplinar através das vivências fomentadas.

 Breve histórico do Abacaxi de Ouro

O “Abacaxi de Ouro” tem como origem a necessidade de mostrar e valorizar a produção de vídeos feitos nas aulas de Artes e outras disciplinas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Sua primeira edição foi em formato de evento de premiação, realizada em 2014 no Instituto Moreira Sales. Os bons resultados das produções cinematográficas apresentadas e a aceitação do público mostraram um potencial a ser explorado, pois, constatou-se que era possível produzir cinema e conhecimento interdisciplinar através de sua produção, mesmo com recursos tecnológicos e financeiros limitados. O sucesso do projeto fez com que vislumbrássemos a sua ampliação, para um festival de cinema amador escolar também aberto a comunidade externa ao campus, que vem se repetindo e ampliando seu alcance anualmente, impulsionando, dessa forma, a experimentação de diversas linguagens na produção de cinema e consequentemente a construção de conhecimento interdisciplinar através dele. O projeto é um incentivo para que as instituições de ensino se tornem um espaço para a livre expressão, descoberta de novos talentos e campos de trabalho, bem como, para promover e dar visibilidade a arte e as ações educativas produzidas nas escolas, além de gerar intercambio de saberes e a formação de grupos de interesses em comum. Pois, com o projeto Abacaxi de Ouro espera-se promova um maior interesse pela produção de cinema e pelo intercâmbio de técnicas e saberes, um aguçar os processos criativos, além da oferta de uma educação espontânea, prazerosa e eficaz que seja capaz de potencializar a formação de indivíduo humanizado, sabedor de seus direitos e deveres para o exercício pleno de sua cidadania e construção coletiva de um mundo melhor. 

 O que é o Prêmio Abacaxi de Ouro?

É o evento de reconhecimento e premiação das produções realizadas e inscritas no festival, tem formato semelhante aos grandes eventos de premiação de produção cinematográfica, intercalando espetáculos musicais, teatrais e de dança com a entrega da premiação, como no Oscar, Grammy, Emmy, Globo de Ouro e outros.

São premiadas com a estatueta “Abacaxi de Ouro” as seguintes categorias para curta-metragens de roteiro original e roteiro adaptado.

Melhor Ator;

Melhor Atriz;

Melhor Ator Coadjuvante;

Melhor Atriz Coadjuvante;

Melhor Diretor;

Melhor Roteiro Original;

Melhor Roteiro Adaptado;

Melhor Maquiagem e Caracterização/Figurino;

Melhor Edição e Efeitos Visuais;

Melhor Curta-metragem. 


 REGULAMENTO:

1 - Podem participar escolas públicas, sejam elas municipais estaduais ou federais. As obras podem ser inscritas por alunos e servidores, independente de idade ou de funções que exerçam nas instituições de ensino da quais são pertencentes.

2 - Tema livre, porém, não serão aceitas produções que façam apologia a drogas e violência, bem como as que apresentarem qualquer tipo de conteúdo preconceituoso.

3 - Podem ser inscritos curtas-metragens, como, por exemplo, obras de roteiro original ou adaptado, sendo elas, paródias, animações, documentários, videoclipes musicais e outras semelhantes. Para o Abacaxi de Ouro são aceitos vídeos de ate no máximo 10 (dez) minutos já incluindo abertura e créditos finais.

4 - As inscrições podem ser efetuadas na plataforma do projeto no campo “INSCRICOES” que será disponibilizado em breve.

5 - As obras devem ser originais. O autor da obra é o único responsável pela veracidade de seu trabalho, ficando o Abacaxi de Ouro livre de responsabilidades referentes a plágio e direitos autorais de obras de terceiros. Por ser um festival de cinema amador escolar e não possuir fins lucrativos, somente educacionais, pode ser usado recortes de outras produções desde que sejam exibidas as referências nos créditos finais.

6 - No momento da inscrição fica reservado ao Abacaxi de Ouro o direito de exibir a produção cinematográfica em suas mídias sociais sem ônus referentes a direitos autorais, através do consentimento assinado na ficha de inscrição. Vale salientar que os direitos autorais sempre serão dos produtores ao Abacaxi de Ouro somente o direito de exibir e divulgar as produções inscritas.

 


 O PROJETO OFERECE PARA POÇOS DE CALDAS

Paralelamente ao Abacaxi de Ouro surgiram em 2015, outros projetos de extensão chamados “Oficina de Produção e Edição de Vídeos” e “Oficina de Moda, Produção de Figurino e Fotografia”, este por sua vez, emergiu da necessidade de criação e construção de figurinos para as produções cinematográficas e teatrais desenvolvidas nas aulas de Artes e demais disciplinas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, bem como, para atender as demandas de produção de material para o Festival Abacaxi de Ouro de Cinema Amador Escolar.

Devido aos bons resultados da primeira edição o projeto se estendeu para 2016, quando foi oferecida uma carga horária maior de aulas teóricas e práticas, resultando em uma produção de conhecimento e desenvolvimento de técnicas e habilidades superior as de 2015. A parte prática dos dois anos de oficina geraram a confecção de diversas coleções inéditas, conceituais, bem como, também, peças oriundas de customização e reaproveitamento, promovendo uma consciência ecológica e de economia financeira, visto que, busca dar nova vida útil a peças de vestuário e acessórios que estavam destinadas ao descarte, reaproveitando a matéria prima, evitando o consumo desnecessário e diminuindo a quantidade de lixo produzida, bem como, fomentando a criação de novas oportunidades de trabalho através conhecimento vivenciado e habilidades adquiridas. O material produzido foi apresentado no IFSAHION, desfile performático ocorrido em 24/10/2016. 

O curso de extensão em formato de oficina já iniciou em 2017 e atualmente atende um grupo 60 alunos da comunidade externa.

Outro projeto que vem sendo desenvolvido desde 2014 é a “Oficina de Produção de Vídeos”, que tem como objetivo principal oferecer conhecimento de ferramentas e técnicas para a produção de material de áudio e vídeo. Nesta oficina foram produzidas diversas obras cinematográficas. Como exemplos, os curtas-metragens “A Mala” e “Azul da Cor do Mar”, ambos geraram repercussão positiva de aceitação e crítica e foram estrelados e premiados no “Abacaxi de Ouro”, apresentados no festival de cinema do Instituto Moreira Sales em Poços de Caldas e exibidos no Fórum Mundial de Educação em 2015 em Recife e no CONEP em São Luiz do Maranhão em 2014, dentre outros eventos científicos e culturais da região. O Azul da Cor do Mar também foi classificado para o Festival de Cinema de Goiás Velho em 2015. A visibilidade e representatividade do IFSULDEMINAS e o conhecimento interdisciplinar gerado pelo “Abacaxi de Ouro”, “Oficina de Moda, Produção de Figurino e Fotografia” e a “Oficina de Produção de Vídeos”, vêem ao longo dos anos ganhando maior força, que pode ser constatada pelo envolvimento da comunidade interna e externa, bem como pela qualidade do que é produzido. 

No facebook do projeto estão disponíveis algumas das produções premiadas nas últimas edições: https://www.facebook.com/abacaxideouro/

Fale conosco: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
08/06/2017, às 11:41