Home Notícias Competição internacional
Competição internacional

Professor do Campus participa de competição internacional sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Na última semana, o professor do curso de Engenharia da Computação do Campus Poços de Caldas, Douglas Castilho, e seus colegas de doutorado na Universidade de São Paulo conquistaram a sexta colocação para a etapa final da competição internacional Data Science Game, que será realizada no mês de setembro, em Paris. Trata-se de uma competição com o objetivo de resolver problemas que envolvam Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

O professor Douglas participa da competição como estudante da Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos, onde atualmente cursa seu doutorado nas áreas de Inteligência Artificial e Mercado de Ações. A primeira fase on-line teve caráter eliminatório e classificatório e foi realizada por meio do site de competições www.kaggle.com e contou com a participação de 145 equipes de todo o mundo. A etapa encerrou-se na última quarta-feira, após 40 dias de competição.

Sobre a equipe e o desafio

Além do professor Douglas Castilho, a equipe é composta também pelo professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e também aluno de doutorado da USP - São Carlos, Everton Silva , e por dois alunos de Mestrado, Vinícius Ferreira e Igor Corrêa. A A posição conquistada pela equipe na fase on-line (6º lugar) está à frente de países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.  douglaseverton

O professor Douglas comentou que a equipe teve o apoio técnico do professor Humberto Brandão, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e parceiro em projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus Poços de Caldas. "Esta classificação significa muito para nós. Nossa equipe tem bastante sinergia e trabalha muito bem em grupo. Este resultado mostra que temos potencial para estar entre nomes importantes da Ciência de Dados e do Aprendizado de Máquina em um cenário mundial. É resultado de um aprendizado contínuo e intenso", comentou o professor. Ele explicou que, de forma geral, o problema proposto nesta primeira fase da competição envolvia a criação de um sistema inteligente para a plataforma de músicas on-line Deezer, na qual existe uma funcionalidade chamada 'Flow', que sistema sugere músicas 'aleatórias' para o usuário. “Tal funcionalidade permite ao usuário ouvir ou pular a música sugerida. Uma vez que o Deezer possui milhões de dados de seus usuários e seus comportamentos no 'Flow' (se o usuário ouviu ou pulou as músicas sugeridas), a competição consistia em criar um sistema inteligente que consiga prever se o usuário pulará ou escutará a próxima música sugerida pela plataforma, por meio de dados dos próprios usuários obtidos na plataforma", explicou o professor. A solução proposta pode melhorar a funcionalidade do Deezer, evitando que o mesmo ofereça músicas que o usuário do 'Flow' provavelmente pulará. "É uma competição bastante intensa, com equipes trabalhando para resolver um problema real de uma grande empresa. É muito gratificante ver que o esforço de nossa equipe está sendo recompensado", finaliza o professor. A equipe agora se prepara para a fase final, que será disputada em setembro pelas 20 primeiras equipes em Paris, na França.

Link da competiçãohttps://www.datasciencegame.com/

Texto: ASCOM - Reitoria