Home Notícias Gestão de resíduos
Gestão de resíduos

Conferência Municipal de Gestão de Resíduos e Cidadania acontece no Campus Poços de Caldas

IMG_3011Aconteceu no dia 06 de junho no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas o segundo dia da Conferência Municipal de Gestão de Resíduos e Cidadania. A conferência que está em sua 6ª edição contou com a participação e presença de docentes e discentes do campus, corpo técnico administrativo, presidentes e representantes de ONGs e instituições locais e ainda da comunidade poços caldense.

A Conferência iniciou com a palavra do Diretor do Campus, professor Thiago Caproni e também do presidente da ONG Planeta Solidário – parceira na organização do evento – o biólogo Fábio Guedes que deram início às atividades do evento.

Quem o prestigiou pôde participar de palestras sendo uma proferida pelo professor Hugo Bolzani do IFSULDEMINAS, outra por Claudia Souza do Departamento Municipal e Energia – DME e por último uma com a professora Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Ao término ocorreu uma enriquecedora roda de conversa.IMG_2845

Nos intervalos os participantes participaram de apresentação cultural comandada pelas servidoras do campus Lilian Fernandes e Carina Barbosa, além de prestigiarem exposição do Atelier Obra 255 e de artesanatos das ONGs COPERSUL e Recriando. A tarde, foram ofertados os seguintes minicursos: Horta Caseira e compostagem, Suconecos – Bonecos de material reciclável e Moda Sustentável.

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária do Campus esteve representada na organização do evento pela professora Carolina Mariane Moreira além do apoio de demais membros. O Setor de Assistência ao Educando (SAE) contribuiu com a atuação do assistente social Fábio Geraldo de Ávila, e também Coordenador do Projeto Calendário Social no Cotidiano Escolar tendo no mês de junho o tema “Meio Ambiente” como proposta de discussão pode incluir no evento atividades deste projeto num percurso transversal e interdisciplinar como estratégia proativa no que tange as preocupações pecuniárias a comunidade escolar.IMG_2762

Segundo Fábio, “trazer o evento para o Campus do IFSULDEMINAS em parceria com a ONG Planeta Solidário representou trazer para a zona sul da cidade a discussão desta importante temática, ainda mais por termos na região a Copersul, uma cooperativa de catadores, jovem que precisa de muito apoio. Esperamos ter atingido pessoas que possam multiplicar as ideias aqui explanadas.”

A organização do evento agradece de maneira especial os alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que atuaram na organização e o Pró Reitor de Extensão do IFSULDEMINAS Cleber Ávila Barbosa e sua equipe pelo apoio ao evento.

camera

Confira todas as fotos do evento em nossa página do Facebook!

Texto: Fábio Geraldo de Ávila e Flávio Oliveira Santos
Fotos: Flávio Oliveira Santos