Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Exploração sexual
Exploração sexual


Debate chama atenção para o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

No dia 30 de maio, aconteceu no Campus, debate sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento organizado pelo Setor de Assistência ao Educando (SAE) fez parte da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, intitulada “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, de alcance nacional. Em Poços é promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O psicólogo Allan Schelb Gonçalves, abordou sobre o que é abuso, exploração sexual e mudanças de comportamentos. Em seguida o Grupo de teatro Círculo de Arte apresentou a esquete "Mulher", com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o abuso que ainda ocorre contra as mulheres e divulgar o disque 100,  órgão de apoio do CREAS.

Larissa Santos Iatchuk, discente do curso de Ciências Biológicas apoiou a iniciativa, pois o tema deve ser debatido para a conscientização da sociedade da ocorrência desse tipo de violência, principalmente para que a culpabilização da vítima seja combatida. “A violência sexual contra crianças e adolescentes acontece e leva a consequências psicológicas e comportamentais muito graves. O ambiente acadêmico, por ser um dos locais em que as pessoas passam mais tempo, deve ser um ambiente o qual a vítima de violência tenha a chance de procurar ajuda, e os profissionais devem estar preparados para notar mudanças comportamentais das vítimas e oferecer esse apoio”, afirmou a discente.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Rosa Fleming, o objetivo é chamar a atenção para o tema e reforçar a importância da denúncia.

Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, que garante o anonimato. As denúncias também podem ser feitas nos Conselhos Tutelares (3697-2185/3712-0726), no CREAS (3697-2626) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (3697-2137).

 

Confira as fotos!

    Image folder specified does not exist!
  •  

Fotos: Heliese Pereira
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
27/06/2017, às 15:15