Home Notícias Tabagismo
Tabagismo

Servidores e alunos participam de palestra sobre as consequências do fumo para a saúde

IMG_3071As consequências do fumo para a saúde foi tema de palestra para alunos e servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, no dia 12 de junho. Palestraram para a comunidade escolar do IF a médica, Laura Boaretto, e a enfermeira Aline Campedelli, coordenadora do Programa Viva Mais Sem Cigarro da Climepe Total. A palestra foi organizada pela Comissão de Saúde e Qualidade de Vida do Campus como parte das ações de desenvolver a melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento pessoal e profissional do servidor no ambiente de trabalho.

De acordo com a médica Laura, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como fator causal de aproximadamente 50 doenças, entre elas as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Segundo dados Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem, a cada ano. A palestrante trouxe outro dado preocupante sobre a dependência do fumo: “na população mundial 70 a 80% dos jovens começaram a fumar antes dos 18 anos, nesta fase alguns fatores são decisivos para estimular o jovem a buscar o cigarro, tais como a suscetibilidade individual, instabilidade, problemas psicológicos, de dúvidas, buscas de respostas, e usam o cigarro como “bengala”, justamente por liberar hormônios que proporcionam a sensação de prazer, melhora de humor, melhora da concentração, e a redução dos sintomas de abstinência”.

Daí a importância de promover palestras com este tema para os alunos do Campus, em sua maioria vivenciando a fase da adolescência. Para a enfermeira e coordenadora do evento, Celma Aparecida Barbosa, “a palestra foi muito importante e chamou a atenção de servidores e alunos, que puderam esclarecer suas dúvidas e saber informações a respeito do tratamento anti-tabaco. A Comissão de Saúde e Qualidade de Vida do Campus, tem realizado reuniões frequentes e discutido questões referentes à qualidade de vida do servidor, bem como planeja executar ações que enfoquem temas de interesse de toda a comunidade escolar".

A enfermeira Aline apresentou o Programa Viva Mais Sem Cigarro, oferecido pela operadora de plano de saúde Climepe Total, com o objetivo de conscientizar, auxiliar e prestar toda a assistência para o beneficiário que deseja parar de fumar. “O programa Viva Mais Sem Cigarro conta com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogo, enfermeiro, médico, nutricionista e educador físico, todos preparados para oferecer apoio e incentivo à mudança de comportamento e estilo de vida, bem como, orientações para que os participantes possam se sentir preparados para vencer a dependência e encontrar o melhor caminho para se tornar um ex-fumante”, afirmou a enfermeira.

Você que é um beneficiário da Climepe Total, fumante, de qualquer idade e pretende deixar o vício do cigarro, agarre esta oportunidade. Obtenha maiores informações e faça a sua inscrição ligando para 3722-4004 ou diretamente com a equipe do Programa Viva Mais.

Assista a palestra na íntegra em nosso canal no youtube.

Confira as fotos!

Image folder specified does not exist!

Fotos: Heliese Pereira
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas