Home Notícias IF Digital
IF Digital

Projeto de extensão IF Digital certifica participantes do curso de Informática Básica

IMG_3123No dia 28 de junho, aconteceu a entrega dos certificados aos participantes do curso de Informática Básica. O curso realizado no período de março a junho do presente ano foi desenvolvido por meio do projeto de extensão IF Digital do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e teve por objetivo potencializar os patamares de qualidade da extensão na formação dos alunos do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, cumprindo sua missão na formação de profissionais humanistas, críticos, e cidadãos. O evento foi de iniciativa da professora e coordenadora do projeto, Lorena Temponi Boechat Reis, e contou com a participação dos alunos e representantes das instituições parceiras: Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO) e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - Escola Padrão, ambas localizadas na cidade de Poços de Caldas.

Lorena enfatizou a contribuição do projeto para a melhoria da qualidade de vida dos participantes beneficiários: “o IF Digital colaborou com a inclusão social, digital e o exercício da cidadania plena dos participantes, por meio da utilização do computador e demandas da informática relacionadas ao conceito de ética, moral e cidadania, valorizando e promovendo o conhecimento referente aos direitos e deveres dos mesmos, aplicando o uso de recursos tecnológicos.”IMG_3148

A aluna do 3º ano do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio, Indira Gorgulho Fernandes, relatou sua experiência como estagiária do projeto: “Bom... eu quero falar um pouquinho sobre o que o estágio mudou na minha vida. Sei que cada pessoa que passa por essa etapa, agrega um valor/conhecimento a sua vida, pois são experiências vividas de formas diferentes, mas para mim serviu não só para aprimoramento dos conteúdos vistos em sala, foi de grande importância para uma evolução pessoal. Eu posso dizer que sou muito grata pelas oportunidades que tive, pelos docentes maravilhosos que fizeram parte da minha formação e por ter tido um ensino de qualidade, pois vivenciei em meu período de estágio, coisas que eu, com todo esse privilégio, não imaginava que existia: momentos em que eu ganhava um sorriso por ensinar alguém a ligar o computador, ou a mexer no pacote office. Tais coisas para mim passavam despercebidas no dia dia, eram comum, mas passei a enxergar com um novo olhar, pois tive o prazer de ver isso fazendo a diferença na vida de algumas pessoas! É isso, o que eu queria dizer é que aprendi a dar valor, antes eu pensava "nossa que saco ter que fazer estágio" e hoje eu sinto uma imensa gratidão por ter vivenciado isso, pois o estágio é a base para a formação de um bom profissional.”

IMG_3125Segundo Lara Beatriz, psicóloga da ABACO, o projeto é relevante e expressou a felicidade de ver um sonho realizado, pois “já existia o sonho da instituição de oferecer o curso de informática, mas não tínhamos recursos financeiros para pagar um instrutor. A parceria nos proporcionou não só o curso, mas também a montagem da sala de informática. A parceria com o IFSULDEMINAS nos propiciou a efetivação de um sonho. Chegamos ao final do curso com 24 alunos assíduos num percurso de 2 meses, e que hoje estão presentes conosco. O desejo é ampliar e melhorar todas as parcerias firmadas como o curso de costura, horta caseira, dentre outras. É uma satisfação contar com o apoio do Instituto.”

Raquel Ap. Roque de Barros Pinto, Supervisora Pedagógica na Escola Padrão e aluna do curso de Pós-Graduação Informática na Educação do IFSULDEMINAS – Poços de Caldas, ressaltou o impacto gerado na comunidade com a manutenção dos computadores: “a escola tinha um laboratório com cerca de 40 computadores que não funcionavam e hoje através da intervenção do Instituto consegue ter um laboratório que funciona. Como pós-graduanda sei o quanto é significativo para as práticas educacionais que promovemos na escola. Posso dizer que o projeto impactou não só em nosso dia-a-dia, mas na própria comunidade que passa a ter uma escola com computadores que funcionam. Ficamos muito gratos com o Instituto e na esperança de continuar e firmar novas parcerias.”

Na ocasião, estiveram presentes o diretor geral pro tempore do campus Thiago Caproni Tavares, a coordenadora de extensão do campus, Cissa Gabriela da Silva e o professor e membro da equipe executora Márcio Luiz Bess.

Confira as fotos!

Image folder specified does not exist!

Fotos e texto: Heliese Pereira
06/07/2017, às 17:00