Home Notícias Premiação
Premiação

Estudantes são premiados pela participação nas competições Canguru de Matemática e JIFs

Foi realizada no dia 20 de junho, a cerimônia de premiação dos alunos medalhistas do concurso Canguru de Matemática e dos Jogos dos Institutos Federais – etapa local (JIFs). O Canguru de Matemática trata-se de uma competição descompromissada, com a finalidade de mostrar aos estudantes que a matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida. A professora Tatiana Dias Chiaccio viabilizou a participação dos alunos no concurso. Os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – etapa local são realizados com o objetivo de fomentar a prática esportiva. Os Institutos Federais organizam anualmente três fases dos jogos: a primeira etapa é a local e acontece na própria instituição, este ano o Campus Passos foi o anfitrião. Os classificados vão para a etapa regional e por último, os melhores classificados disputam a etapa nacional, que Poços de Caldas sediará no período de 03 a 08 de outubro.

Os alunos premiados no Canguru de Matemática foram: do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, o aluno Marcus Kulay de Araújo Carnevale, conquistando a medalha de prata, e Julia Dias de Brito ficou com a medalha de bronze. No curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio foram premiados com a medalha de prata, o aluno Rafael Dalonso Schultz e com a medalha de bronze, Natan Hilã Rio da Silva. As atletas da equipe feminina de handebol conquistaram o segundo lugar, e receberam as medalhas de prata e troféu pela participação. O time que disputou a competição foi composto pelas seguintes medalhistas dos cursos integrados ao Ensino Médio: Alana Machado Leite (3º ano de Informática), Bárbara Cardoso da Silva e Almeida (1º ano de Informática), Clara dos Anjos Xavier (1º ano de Informática), Isabella Carolina Guilherme Silva (2º ano Eletrotécnica), Lívia de Melo Souza (1º ano de Informática), Luana Beatriz dos Santos (3º ano de Informática), Luciana dos Reis Vieira Saldanha (3º ano Eletrotécnica), Vanessa Vilela Tavares (1º ano de Informática), Vitória Ferreira Lopes (2º ano Eletrotécnica), e a aluna do 1º período do curso de Ciências Biológicas, Larissa Domingos Grando.

Na oportunidade, estiveram presentes o diretor geral pro tempore do campus Thiago Caproni Tavares, o coordenador do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Yull Heilordt Henao Roa e o coordenador do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Luiz Carlos Branquinho Caixeta Ferreira.

Image folder specified does not exist!

Participação dos alunos nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – etapa local

No período de 24 a 28 de maio, 44 atletas representaram o Campus Poços de Caldas nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), realizados no Campus Passos. Os alunos competiram nas seguintes modalidades: handebol e futsal masculino e feminino e xadrez. Heliese Pereira, chefe do Setor de Esportes e Lazer, elogiou a participação dos alunos na competição, “apesar das dificuldades que enfrentamos no curto período de treino e na organização das equipes, eu tenho plena convicção que os atletas representaram brilhantemente o Campus, com muita garra, força e determinação. Temos investido muito na formação de equipes competitivas, há muito talentos no esporte aqui. O objetivo é ampliar os horários de treinamento e incentivar a prática esportiva cada vez mais.”

“Participar dos JIFs foi uma experiência incrível. Alojar junto com outros campos, conhecer pessoas novas, cidades diferentes, foi com certeza muito divertido. Sem falar na parte dos jogos, fazer parte do esporte é uma oportunidade especial, a adrenalina, o espírito esportivo e de competição, tudo isso foi muito importante e tornou essa viagem inesquecível”, relatou com entusiasmo a aluna do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado do Ensino Médio, Bárbara Cardoso da Silva e Almeida.

De acordo com Otávio Pereira dos Santos, aluno do 3º ano do curso de Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, a integração com os próprios colegas e outras equipes foi importante para seu amadurecimento, "acho que os JIFs nos ensina muito desde a convivência no alojamento com seus colegas de mesmo campus ate com a convivência com todos os outros campi. E no geral o esporte nos ensina muito seja ele em grupos ou individual. O JIFs em si é um aprendizado completo, de vida e convivência, além dos beneficios que os esportes nos oferecem."

As equipes de handebol e futsal masculino conquistaram o 4º lugar, e o handebol feminino, o 2º lugar.

Conheça os atletas!

Image folder specified does not exist!

Fotos: Heliese Pereira e Roger Monteiro
Texto: Heliese Pereira