Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 19h25 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 17h36 | Acessos: 1373

Projeto “IF Solares” ganha espaço em publicação do Ministério de Minas e Energia

Visando favorecer o acesso a informações sobre eficiência energética e, consequentemente, contribuir com a realização de projetos em território nacional, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, recentemente, a publicação ‘Quem é Quem na Eficiência Energética no Brasil’. O documento reúne, pela primeira vez, agentes de diversos setores e as iniciativas que estão em andamento atualmente no país. O trabalho contou com a contribuição de 67 instituições, entre representantes do governo, empresas privadas, instituições de ensino, entidades sem fins lucrativos, centros de pesquisa e laboratórios. O resultado foi uma base de dados que deu origem à publicação, contendo informações sobre cada instituição e os detalhes dos projetos que realizam. Na página 59 da publicação do MME, está o Projeto “IF Solares” do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Entre outras informações, o documento destaca que “o Campus Poços é especializado na área de energia elétrica, ofertando cursos de eletrotécnica e engenharia, e assessora todo o IFSULDEMINAS nas ações de energias renováveis e eficiência energética”. O texto comunica ainda que o campus “oferece cursos de eficiência energética e energias renováveis e implementa ações de gestão energética nas suas instalações”.

eficiencia energetica 1

Capa da publicação do MME, que reúne as principais iniciativas de eficiência energética do país.

Ao tornar públicas essas informações, o MME espera facilitar a interlocução entre as instituições que se dedicam ao tema e aquelas que pretendem realizar alguma ação na área, aumentando as possibilidades de cooperação. Segundo o Ministério, a iniciativa do desenvolvimento da publicação surgiu no âmbito do Programa Sistemas de Energia do Futuro, realizado por meio de uma parceria entre o MME e a Agência de Cooperação Alemã GIZ, cujo objetivo principal é promover a integração de energias renováveis e a eficiência energética no sistema energético brasileiro. O intercâmbio de experiências entre os dois países e o conhecimento de iniciativas semelhantes na Alemanha levaram o Ministério a identificar, em 2017, que seria produtivo para o Brasil fazer um levantamento das informações sobre as atividades ligadas a eficiência energética. Esse trabalho foi realizado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), que reuniu os dados, e pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), de Minas Gerais, que ficou responsável por compilar as informações. Para saber mais, clique aqui.

eficiencia energetica 2

Página 59 da publicação do MME, que dá destaque ao Projeto "IF Solares", do Campus Poços.

Fonte: Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética
Publicado em 10/03/2020.