Home Notícias 7ª Mostra de Estágio
7ª Mostra de Estágio

Durante mostra, alunos dos cursos técnicos e superiores compartilham experiências de estágio

IMG_20170701_091430243-002No dia 01/07/2017 foi realizada a 7ª Mostra de Estágio do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. O evento semestral organizado pela Coordenadoria de Extensão contou com apresentações de alunos dos cursos Informática Integrado, Eletrotécnica Integrado, Administração Subsequente e Eletrotécnica Subsequente, que expuseram suas experiências de estágio em empresas da cidade e da região.

Neste ano, a Comissão de Estágios definiu um novo formato para o evento, em que as bancas foram compostas por professores orientadores, professores de área e convidados. Os critérios de avaliação também foram alterados, tendo sido avaliada a apresentação oral, as atividades desenvolvidas no estágio, o impacto do estágio na formação técnica do aluno, a descrição do local de estágio e a capacidade de arguição.IMG_20170701_084820664_HDR-002

A professora Sylvana Cardoso da Silva e Almeida, coordenadora do curso de Administração Subsequente, relatou que “A mostra de estágio funciona como uma verdadeira vitrine para que os alunos demonstrem em linhas gerais, seu crescimento pessoal e profissional adquirido ao final do estágio. Sendo o estágio um complemento ao aprendizado do curso, esta experiência é muito importante pois proporciona aos alunos uma nova abordagem do conhecimento compartilhado em sala de aula e uma nova perspectiva sobre as práticas realizadas pelas empresas. É por meio do estágio e da posterior apresentação ao público da Mostra, que o aluno pode demonstrar suas habilidades e competências adquiridas ao longo do processo. Os cursos técnicos profissionalizantes apresentam uma grande demanda por parte do mercado de trabalho, o que proporciona aos alunos uma maior perspectiva de conseguir seu primeiro emprego na profissão em que escolheu. Não raro, os estagiários são efetivados em suas funções pelas empresas”. Sobre o novo formato do evento, a professora afirmou ainda: “Eu e meus companheiros de banca elogiamos muito o novo formato, que proporcionou uma maior organização e clareza na condução dos trabalhos. Aproveito para parabenizar a toda a equipe pelo profissionalismo e pela qualidade do trabalho desenvolvido neste evento tão importante que é a Mostra de estágio”.

IMG_20170701_105131776_HDR-002A professora Willianice Soares Maia, que atuou como membro convidado da banca, disse ter sido “muito gratificante poder contribuir com os resultados dos trabalhos realizados nos estágios”. Ela ficou encantada com o trabalho final dos alunos, afirmando terem sido de muita qualidade.

O aluno Leonardo Luis Silva, do curso de Eletrotécnica Integrado relatou: “Durante meu estágio fui capaz de desenvolver diversas atividades apreendidas em sala [...] O estágio teve uma enorme importância para minha formação acadêmica, fazendo com que eu tivesse a oportunidade de me relacionar com diversas pessoas de diferentes níveis de formação, o que me fez adquirir uma experiência inicial. Para a apresentação, fiz os slides no modelo indicado pelo site do instituto baseado em todas as atividades que desenvolvi no meu período de estágio. O meu orientador Ezequiel Junio de Lima foi extremamente importante para todo o processo, esclarecendo todas as minhas dúvidas e auxiliando para a apresentação. A banca avaliadora foi extremamente atenciosa durante minha apresentação, realizando perguntas ao fim para esclarecer dúvidas que surgiram durante minha apresentação e até mesmo me aconselhando para futuras apresentações”.IMG_20170701_110833661_HDR-002

A Coordenadoria de Extensão acredita que as mudanças foram muito positivas, transferindo mais credibilidade e organização ao evento, oportunizando aos participantes e ouvintes a valorização das experiências de estágio.

cameraConfira, em nosso Face, todas as fotos da 7ª Mostra de Estágio!

Texto e fotos: Cissa Gabriela da Silva
18/07/2017, às 14:26