Home Notícias Expedição IFSULDEMINAS
Expedição IFSULDEMINAS

A Caravana IF CulturAfora leva ações culturais e educativas para a comunidade de Campanha-MG

No dia 09 de julho, a Caravana IF CulturAfora do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, partiu em direção à cidade de Campanha-MG, para participar da segunda edição do Programa Expedição IFSULDEMINAS. A equipe foi coordenada pela bibliotecária Heliese Pereira e o técnico em laboratório Guilherme dos Anjos, e composta pelos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia Ana Caroline Alves, Marcelo Silva Silveira, Yuri dos Santos Silva, e os estagiários Karina Dias Albino, Samuel de Souza Freire e Samuel Wallison Paulino Abreu. Ao longo da semana, os expedicionários tiveram a oportunidade de vivenciar experiências que contribuíram para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania de cada um, e promoveram a aproximação com a comunidade local.

As ações realizadas apoiaram o “Festival de Inverno” da cidade e contribuíram para o encerramento do semestre nas escolas públicas, ao promover atividades educacionais, lúdicas e/ou recreativas para os alunos, desse modo, atendendo as demandas levantadas pela Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Luciana Cláudia Oliveira de Souza. Todas as ações fazem parte dos projetos de extensão desenvolvidos no Campus Poços de Caldas aprovados através dos editais de fomento.

Para o expedicionário Marcelo, “participar do Expedição foi maravilhoso! Uma especial oportunidade proporcionada pelo IFSULDEMINAS para fazermos o bem e estarmos próximos à comunidade!”

“O Expedição representou para toda a equipe uma rica troca de experiências e aprendizado. Aprendemos muito com as adversidades encontradas, e é com a prática que os alunos crescem e se preparam para o futuro. Tenho certeza que nós voltamos bem melhores que fomos”, afirmou a coordenadora, Heliese.

De acordo com Guilherme, vice-coordenador da Caravana: “o contexto social no qual os expedicionários acabaram por se envolver estimularam não só a aplicação do conhecimento teórico mas vivências de cidadania e trabalho em equipe. É um processo íntegro e humano que produziu a sabedoria para a vida deles.”

Durante a semana o Programa Expedição IFSULDEMINAS realizou atividades artísticas, culturais e educativas, tais como oficina de desenho, oralidade, contação de histórias, GIFs literários, artes cênicas e corporais e produção de curta metragens, com aproximadamente 670 alunos da rede pública de ensino da Campanha (PRONOAMA, Escola Municipal Dom Othon Motta, Escolas estaduais Dom Inocêncio e Zoroastro de Oliveira).

Ações realizadas durante a semana

cameraConfira, em nosso Face, todas as fotos do Expedição IFSULDEMINAS na Campanha!

Show de abertura

Para aquecer os corações dos campanhenses em uma noite fria de inverno, a abertura ficou por conta do violeiro Pedro Carreiro, que encantou com modas de viola tradicionais e puxou o coro do público presente na Praça Dom Ferrão. O show foi notícia nas redes socias da Campanha, confira aqui!

Lab GIF Literários e Lab Sons da Nossa História

Ouça os sons produzidos pelos alunos!

Assista os GIFs criados!

Conheça o Projeto BiblioArte Lab!

Contação de histórias

Na terça-feira, dia 12 de julho, os contadores de histórias e instrutores do projeto de extensão do Campus “Tem conto: conto de todos os cantos”, Lúcia Albino e Rodrigo Peres estimularam as crianças da Escola Municipal Dom Othon Motta a imaginarem, criarem e instigarem a curiosidade ao contar lindas histórias. A noite, ofereceram uma mini oficina de “Musicalização na contação de histórias” para professores da rede pública de ensino, monitores de creches, donas de casas, acadêmicas do curso de Pedagogia. Leia aqui a matéria publicada nas redes socias da Campanha.

Assista a história "Campo Santo"!

Jogos teatrais

A instrutora Évila dos Anjos e os alunos do projeto de extensão “Teatro IFoco” levaram na quarta-feira, dia 13 de julho, a arte do teatro por meio dos jogos teatrais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade beneficiados pelo Centro Social Projeto Novo Amanhã (PRONOAMA).

Exibição de curta metragens

Ao longo da semana, os alunos das Escolas estaduais Dom Inocêncio e Zoroastro de Oliveira foram agraciados com a exibição dos vídeos amadores produzidos para o “Abacaxi de Ouro”, festival de cinema amador escolar, que se repete anualmente e aberto ao público interno e externo do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, dessa forma, atendendo outras instituições de ensino públicas. Ao exibir os vídeos, os alunos foram estimulados a produzirem suas próprias obras e submeterem ao festival.

Produção de desenhos

Os alunos da Escola Municipal Dom Othon Motta e das Escolas estaduais Dom Inocêncio e Zoroastro de Oliveira foram incentivados a resgatarem desenhos feitos de forma espontânea, geralmente nas últimas páginas de cadernos, agendas e provas e submeterem ao concurso “Arte de Caderno”

Encerramento do programa

O encerramento do Programa Expedição e da participação da Caravana IF CulturAfora ocorreu na sexta-feira, dia 14 de julho, com apresentação de coreografias inéditas sincronizadas e extremamente bem executadas pelo grupo de dança de rua de Poços de Caldas, The Power Music Dance que esbanjou talento na Praça Dom Ferrão. O hip hop está presente no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas por meio do projeto de extensão “Hora da Dança”, com aulas gratuitas para os alunos, comunidade externa e demais interessados. Acesse aqui a notícia nas redes sociais de Campanha.

Prestigie parte da apresentação do grupo!

Texto: Heliese Pereira
Fotos: Heliese Pereira, Guilherme dos Anjos, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal da Campanha e Assistência Social do PRONOAMA
20/07/2017, às 14:07