Home Notícias Expedição IFSULDEMINAS
Expedição IFSULDEMINAS

Ações sociais e educativas são desenvolvidas no município de Espírito Santo do Dourado-MG

No período de 9 a 15 de julho, o Programa Expedição IFSULDEMINAS atuou no município de Espírito Santo do Dourado-MG por meio da proposta intitulada "A transformação populacional do município de Espírito Santo do Dourado em decorrência da expansão da cultura do morango”, apresentada pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O desenvolvimento econômico proporcionado por uma nova cultura, a do morango, trouxe ao município de Espírito Santo do Dourado novos desafios, dentre eles, a imigração de atores de outros estados agregando à cultura local os seus costumes. Porém, integrar estas novas culturas à cultura local adaptando-as às ações sociais e educacionais mostrou-se por uma prévia análise o principal desafio do município.

O projeto consistiu na promoção de ações que pudessem contribuir com os esforços do município em prol da inclusão da população imigrante e, em conseguinte, também atingir conjuntamente demandas da população local.

A equipe coordenada pelo assistente social Fábio Geraldo de Ávila e pela professora Willianice Soares Maia, e composta pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Eloiza Helena Ferreira, Edmilson Acassio Barreiro, Flavio de Oliveira Santos, Gabriela Helena de Barros, Laís Brandão Lôro, Mayara Arão, Maryel Cristina Freire Arão, Viviane Nassif Dagher Faria e Ingrid Ribeiro Ventura; e do curso de Licenciatura em Geografia: João Paulo Ferraz, Renan Ribeiro e René Borges, desenvolveram ações em 3 eixos de atuação.

O primeiro eixo ofereceu cursos de formação inicial e continuada (FIC) direcionados aos profissionais da educação, saúde e assistência social e alunos secundaristas, visando contribuir para mudanças atitudinais a partir da socialização de conhecimento e vivências.

Os cursos de Educação Inclusiva, Libras Básico, Diversidade no espaço escolar: gênero e ensino e Redação para o ENEM foram ministrados pelos coordenadores do projeto e pelos estudantes João Paulo Ferraz e René Borges com participação de pedagogas da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. No total, 71 alunos concluíram os cursos oferecidos.

De acordo com o expedicionário e instrutor do curso "Diversidade no espaço escolar", João Paulo, "em Espírito Santo do Dourado-MG, município que foi atendido pelo equipe ao qual fiz parte, se mostrou pronto a receber o que de melhor tínhamos a contribuir com as demandas deles e sem dúvidas, fomos levar um pouco de transformação e voltamos totalmente transformados. Sou imensamente grato aos coordenadores que acreditaram no Programa e em nós alunos que fizemos parte desse belíssimo trabalho." Para ele, foi uma rica experiência para formação profissional e pessoal.

•

O segundo eixo contemplou atividades lúdicas e recreativas em escolas de ensino fundamental do município.

O Poço Literário idealizado e implementado pela professora Willianice, em outros momentos nos estado do Acre e São Paulo, consistiu na construção de um poço com material reciclável e enchê-lo de livros, visando chamar atenção das crianças e pré adolescentes em relação a importância da leitura. Para tal, a equipe do projeto fez uma campanha para arrecadação de livros que ultrapassou o número de 300 exemplares, suficiente para encher os 4 poços construídos, um em cada escola do município.

As brincadeiras ofertadas a criançada foram diversas, tais como: pif paf, dança das cadeiras, skutalakatumba (jogo de perguntas e de montar palavras com as respostas), oficina de foguetinho e de argila.

Outra atividade lúdica e recreativa realizada foi a pintura coletiva, que visou aproximar as crianças da realização de atividade em grupo, exaltando o respeito às dificuldades e diferenças entre os coleguinhas e o desenvolvimento do senso social.

•

Atividades recreativas e lúdicas dirigidas aos grupos de crianças, adolescentes e terceira idade em vulnerabilidade social atendidos pelo CRAS do município foram ações previstas no terceiro eixo. Ao grupo da melhor idade um bingo cheio de prendas e diversão foi realizado.

•

A cerimônia de encerramento contou com a presença do Prefeito Municipal, Adalto Luís Leal; a Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Roselei Eleotério; a Superintendente Regional de Ensino de Poços de Caldas, Rosimar do Prado Carvalho, dentre outras autoridades.

Os cursistas foram certificados e toda a equipe do programa foi condecorada com medalhas de honra ao mérito. Por fim, todo o público pôde acompanhar a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, que convida a uma reflexão sobre a educação no Brasil, através da narrativa de alunos, professores, gestores e profissionais da educação.

•

A vice-coordenadora do projeto, Willianice, destacou o belo trabalho realizado no município: "foi maravilhoso participar desse projeto, podendo assim atender a comunidade de Espírito Santo do Dourado com o projeto Poço Literário. Sou grata a estupenda pessoa do Fábio pelo convite em participar de algo tão significativo e importante para a nossa região. Foi maravilhoso, a equipe bem harmônica e todos fizeram lindos e excelentes trabalhos. Quão gratificante foi para mim, com certeza o ano que vem tem mais."

cameraConfira, em nosso Face, todas as fotos do Expedição IFSULDEMINAS em Espírito Santo do Dourado!

Texto: Fábio Ávila e René Borges
Fotos: René Borges