Home Notícias Exposição de pinturas
Exposição de pinturas

Exposição “Expressões Artísticas” inicia com vernissage na Galeria Ampliart

IMG_5971Na terça-feira, dia 01 de agosto, iniciou a exposição “Expressões Artísticas”, na Galeria Ampliart. Trata-se da primeira exposição do Curso de História da Arte e Oficina de Pintura do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O objetivo da exposição foi oportunizar à comunidade interna e externa conhecimento e vivências com pintura em tela. Os visitantes puderam apreciar as belíssimas obras produzidas por diferentes pintores do curso, expostas em um ambiente aconchegante e apropriado para a ocasião, devido à parceria firmada com a Galeria Ampliart. Ao todo, foram 40 obras organizadas por temas e compostas por estilos e técnicas diversificados, tais como personagens de jogos e animações, também temas ligados a música, tecnologia, ficção. A primeira tela do estudante e expositor do 2 Ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Nicholas Costa Fernandes de Souza, representou uma série de livros que ele gostava, “e para mim foi importante porque era algo que eu gostava e que guardo como uma experiência muito boa, pois no começo era apenas uma atividade curricular, mas ao longo do ano toda a sala se organizou para desenvolver bons trabalhos”, afirmou.IMG_5926

A riqueza do material apresentado deve-se ao perfil heterogêneo dos participantes, em sua grande maioria jovens iniciantes com menos de 18 anos, que estão pintando seus primeiros quadros. O professor da disciplina de Artes do Campus e organizador do evento, Márcio Bess, definiu a exposição como fantástica, e o resultado foi melhor que esperava porque tivemos um público bem bacana e os trabalhos bem diversificados e salientou como ponto positivo da exposição, “reunir no mesmo espaço, alunos que estão iniciando e apresentando seu primeiro quadro e pessoas da comunidade externa que já pintam há mais de 40 anos com muita experiência, cada qual com ideias, temáticas e experiências diferentes, de maneira a criar um intercâmbio de saberes dentro do curso.” Márcio elogiou o espaço e torce para a continuidade da parceria: “É primeira exposição que fazemos em parceria com a Ampliart e espero que seja a primeira de muitas porque o espaço é fantástico e fomos bem acolhidos.”

IMG_5947De acordo com a estudante, Camila Almeida, “o que me impressionou foi a qualidade dos quadros, por serem pintores iniciantes. Estou orgulhosa da minha irmã que está expondo. É muito importante para os artistas verem seus quadros expostos em uma galeria de arte, e o apoio do Instituto Federal é fundamental para os estudantes e comunidade terem contato com a arte, tanto como artistas, quanto apreciadores.”

A estudante e expositora Isabela Carolina, do 2 Ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, expressou sua felicidade por ter seu quadro selecionado para exposição: “eu não esperava porque eram muitos quadros bons e quando recebi a notícia fiquei emocionada em ver minha tela exposta.”

Emília Bernadete de Fátima Moraes Guerreiro, aposentada, percebeu a exposição como uma oportunidade para a expressão da arte e destacou a capacidade dos jovens na execução de belos trabalhos quando bem orientados. “É uma iniciativa que serve de exemplo para outros setores de Poços de Caldas”, reiterou.IMG_5982

Os servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Camila Pereira dos Santos, auxiliar de biblioteca e Straus Michalsky, professor, evidenciaram o talento dos alunos e elogiaram o trabalho do professor Márcio. Para Camila, “a exposição foi linda e adorei os quadros e quero comprar vários. Eu não conhecia o espaço, e está tudo perfeito e estou fascinada com o talento dos alunos e que não sabia que eles tinham. O professor Márcio sabe explorar e dar espaço para os alunos se expressarem de forma que ficamos boquiabertos”. De acordo com Straus, “é a prova que se der apoio eles conseguem produzir muitas coisas com uma qualidade incrível”.

A exposição segue até o dia 31 de agosto. A Galeria Ampliart é aberta ao público e está localizada na Rua Paraná, 487, Bairro dos Funcionários. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h.

camera Confira, em nosso Face, todas as fotos da exposição "Expressões Artísticas"!

Texto: ASCOM com informações do Prof. Márcio Bess.
Fotos: Heliese Pereira
10/08/2017, às 17:56