Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 22h03 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 17h39 | Acessos: 3684

Campus dá início à pós em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Veja como foi a aula inaugural.

Na manhã desse último sábado, dia 14/março, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas deu mais um passo na oferta do ensino público de qualidade e na capacitação de professores da região. Foi dado início à Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, a primeira especialização EaD do campus e o quarto curso de pós-graduação da instituição. Ao todo, 60 alunos iniciaram o curso.

17

A 1ª turma da pós-graduação em Ensino de Ciências conta com 60 alunos.

A aula inaugural contou com a presença da direção-geral do Campus Poços de Caldas, da coordenadoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, da coordenadoria do curso, além de servidores, alunos e representantes da comunidade. “A gente está apostando muito nessa pós. Ela é bastante importante, ainda mais em um contexto em que a gente vive de desqualificação da ciência. É uma oportunidade para todos nós aprendermos muito”, destacou o diretor-geral do Campus Poços, o professor Thiago Caproni. “Junto com as licenciaturas, a pós-graduação no Campus Poços faz que nós tenhamos uma vertente na área de ensino e educação muito forte. Nós vemos esse curso como fundamental na disseminação do conhecimento científico, na cidade e na região. Há uma expectativa muito grande em que vocês possam realizar as suas pesquisas, desenvolver seus produtos educacionais, e fazer com que a divulgação do conhecimento científico seja uma tônica do Campus Poços de Caldas, para que a gente possa contribuir para esse processo de levar informação, não só aos nossos alunos, mas à comunidade”, frisou o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, o professor doutor Rafael Coelho Neves. “Receber vocês aqui hoje é um grande prazer. É uma vontade que já vem se construindo há alguns anos e se concretizou. Esperamos que seja uma oportunidade, tanto de qualificação, tanto de formação continuada para os professores, que esse conhecimento chegue à rede de educação básica, quanto uma oportunidade pra gente. Para que a gente possa, cada vez mais, desenvolver pesquisa e extensão, com projetos mais alinhados àquilo que as escolas e os professores precisam”, mencionou a coordenadora da pós, a professora doutora Luciana Nascimento.

1

As boas-vindas aos pós-graduandos foram dadas pela direção-geral e coordenadores.

Durante a aula inaugural, o público presente pôde prestigiar a palestra da professora doutora Lúcia Helena Sasseron (USP), exposição esta intitulada: “Ensino de ciências: investigação como prática para a formação do sujeito contemporâneo”. Lúcia Helena falou sobre o ensino de ciências na vertente da investigação que, segundo a pesquisadora, consiste em uma linha teórica muito utilizada na formação do sujeito participante do mundo contemporâneo. Assista, a seguir, a um trecho da palestra:

A profa. Lúcia Helena Sasseron (USP) proferiu uma palestra sobre o ensino de ciências.

Por fim, guiados pela coordenadora da pós, a professora Luciana Nascimento, e pelo coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, o professor Rafael Coelho Neves, os futuros especialistas conheceram as dependências da instituição e o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC), localizado na biblioteca do campus. No CDPC, os alunos entraram em contato com os kits pedagógicos para o ensino de ciências nas escolas, principalmente da rede pública. Na ocasião, o professor Rafael salientou que a meta é que os pós-graduandos possam desenvolver pesquisas utilizando esses kits, de maneira a contribuir para a melhoria do ensino de ciências da região.

20

Os futuros especialistas conheceram o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC). 

Para os novos pós-graduandos, o início do curso foi motivo de muita comemoração. Gláucia Maria Cordeiro, que é professora de Biologia em Machado/MG, acredita que a pós vai auxiliá-la a pensar atividades práticas para suas aulas, contribuindo para que seus alunos façam as devidas conexões de conteúdos. Josimara Alves de Lima, que é professora de Ciências na rede estadual de Cabo Verde/MG, também está cheia de expectativas. “Essa pós me interessou muito porque é dentro da minha área e é uma possibilidade para aprender a aplicar a prática dentro da sala de aula e passar o conhecimento para os alunos. É difícil achar um curso bom, de qualidade e ainda gratuito. Estou muito feliz por participar”, comentou.

Confira as fotos do evento!

 

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974

Fim do conteúdo da página