Home Notícias Trabalhos aprovados
Trabalhos aprovados

Alunos e docentes do Campus aprovam trabalhos no XV Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB)

Trabalhos desenvolvidos por alunos e docentes do curso de Geografia foram aprovados para apresentação e publicação no XV Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB), da Universidade Federal da Bahia, evento que acontecerá de 20 a 23 de novembro de 2017, em Salvador. O SIMPURB é um dos mais tradicionais e importantes eventos de estudos urbanos do Brasil, e para este ano a comissão organizadora propõe a temática “Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?”.

Os dois trabalhos aprovados para serem apresentados e publicados no evento são:

"A consolidação de São João da Boa Vista como cidade média no interior paulista: atratividade regional e organização do espaço urbano"
Autora: Nathália Oliveira Silva Costa
Grupo de trabalho: Reestruturação Urbana: agentes, redes, escalas e processos espaciais.

"Do vazio ao espaço público: a construção da paisagem urbana central da cidade de Poços de Caldas (MG)"
Autor: Gustavo Reis Machado
Grupo de trabalho: Geografia histórica urbana.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Licenciatura em Geografia, Alexandre Carvalho de Andrade, "a participação de estudantes nos eventos científicos em muito colabora nas suas formações acadêmicas e pessoais, tanto por ser uma oportunidade para apresentar suas pesquisas, como, especialmente, para conhecer e interagir com estudantes, professores e pesquisadores brasileiros. No contexto dos grupos de trabalho, em que os estudantes tiveram os trabalhos selecionados para apresentação, estão geógrafos consagrados pela qualidade e relevância de suas pesquisas, tais como Eliseu Spósito da Unesp/Presidente Prudente (Grupo de Reestruturação Urbana) e José Aldemir de Oliveira da UFAM (Geografia Histórica urbana). Além disso, na programação do SIMPURB também haverá palestras e mesas redondas que serão extremamente pertinentes aos participantes pela diversidade e profundidade dos temas a serem discutidos".

Currículo dos autores

Os estudantes são pesquisadores dos programas de Iniciação Científica do IFSULDEMINAS:

Nathália Oliveira Silva Costa, é bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG, com a pesquisa: "A consolidação de São João da Boa Vista como uma cidade média no interior paulista.", de orientação do professor Dr. Alexandre Carvalho de Andrade.

Gustavo Reis Machado, pesquisador do programa de iniciação científica do NIPE/IFSULDEMINAS-Poços de Caldas, com a pesquisa "Aplicação de sistemas de informação geográfica para a análise da morfologia urbana na zona sul da cidade de Poços de Caldas/MG.", de orientação do professor Dr. Alexandre Carvalho de Andrade, e do professor Msc, Rogério Coli da Cunha. Gustavo também é Arquiteto e Urbanista pela, PUC/MG, Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra na UNICAMP e professor do Centro Universitário UNA - Campus Pouso Alegre.

Site do evento: https://simpurb2017.ufba.br/

Texto: Alexandre Carvalho de Andrade