Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 18h21 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 17h41 | Acessos: 2749

Campus Poços dá início à segunda turma de curso sobre abelhas sem ferrão, voltado para mulheres

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas iniciou as atividades do curso "Construção da autonomia feminina: o empoderamento por meio das abelhas nativas sem ferrão". Em sua segunda edição, a capacitação já contou com quatro encontros presenciais, realizados antes da pandemia do novo coronavírus. O curso começou com 13 mulheres e a presença também de dois rapazes, que são amigos das alunas.

interna

A 2ª turma do curso sobre abelhas nativas teve início com 15 alunos, sendo 13 mulheres.

O grupo já estudou sobre o funcionamento das sociedades das abelhas, a relação desses insetos sociais com as plantas e como eles se comportam. Em uma das aulas práticas, os participantes fizeram a observação, na lupa, de algumas flores e, através do microscópio, analisaram grãos de pólen, que são coletados pelas abelhas. Também realizaram o plantio de sementes e mudas de plantas, que atraem e fornecem recursos para as abelhas. O plantio contou com as dicas práticas da aluna Carol.

Em outro momento, visitaram o meliponário do Campus Poços, que é onde estão as colmeias de diversas espécies de abelhas sem ferrão, ocasião em que puderam ampliar as discussões sobre as temáticas abordadas, além de conhecerem a cera, os diferentes tipos de mel e própolis produzidos dentro das colmeias. A aluna Bárbara, que também é fotógrafa, falou sobre a fotografia macro, utilizada para registrar pequenas plantas e insetos. Em seguida, os alunos fotografaram e filmaram as abelhas do meliponário, através de câmera profissional e lente macro para celular.

IMG 20200314 WA0033

Uma das atividades foi o cultivo de plantas que atraem e fornecem recursos para as abelhas.

“Assim que os encontros presenciais retornarem, iniciam-se as aulas práticas sobre como criar as abelhas em casa. Teremos aulas de confecção de iscas para abelhas, confecção de caixinhas para abelhas, e serão abordados todos os fatores importantes para criar abelhas em casa com sucesso. Também faremos uma aula prática sobre o uso do mel na culinária: vamos fazer bebidas com mel, doces e outras receitas. E uma aula prática sobre o uso do mel, própolis e cera de abelha na cosmética natural, em cremes, óleos de massagem e pomadas fitoterápicas. A abordagem do curso é bastante multidisciplinar e a intenção é que todas as alunas aprendam sobre a importância das abelhas nativas, bem como criá-las e usar seus produtos como fonte de renda extra”, explicou a instrutora do curso, a ex-aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas, Larissa Santos Iatchuk.

O curso também tem como instrutor o ex-aluno do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Poços, Gleycon Velozo da Silva. A coordenação é da professora do campus, Dra. Isabel Teixeira. A primeira edição do curso ocorreu em 2019, através do Programa Institucional de Capacitação de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social - IF Mulher.

Depoimentos dos alunos

Muitos alunos têm se mostrado muito gratos e empolgados com o curso. Confira os depoimentos:

Melissa: “Pessoal, muito obrigada! Foi uma manhã linda, de muito aprendizado. Já fiz duas iscas, assim que cheguei em casa. Estou muito empolgada com elas!”.

Carol: “Tenho me surpreendido com esse trabalho impecável, ecológico, coletivo e lindo que elas fazem. A cada dia, mais amor”.

Gabriela: “Estou animadíssima! Eu sempre amei a natureza e faço minha parte na sua preservação, acredito que temos que cuidar, porque um dia pode não haver mais nada! Mas, de um tempo para cá, venho percebendo que essa é a minha ‘missão’. Proteger e cuidar do nosso planeta e incentivar e ensinar, ao restante da população, a importância disso tudo”.

Guilherme: “Estou na meliponicultura há 4 anos e minha vida vem mudando bastante. Já não sou a mesma pessoa que fui um dia. E consigo ensinar às pessoas que entendem o sentido e importância de ter as abelhas em casa, de poder arrumar um lugar pra elas viverem... Incentivo às pessoas a criarem as abelhas, para que sejam um exemplo ou inspiração para outras pessoas, idosos, jovens, crianças...”.

Ieda: “Uma terapia com informações, aprendizagem e trocas de conhecimentos realmente maravilhosos”.

Confira as fotos das atividades realizadas!

Fotos e informações enviadas pela instrutora Larissa Iatchuk.
Texto final: ASCOM - Poços de Caldas