Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 17h06 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h32 | Acessos: 3701

Saúde Mental e o Coronavírus: cuidando de si e dos outros

saude mentalO mundo vive uma pandemia provocada pela COVID-19, doença respiratória causada pelo novo Coronavírus, que vem se propagando pelo Brasil e pelos vários países do mundo. Em situações de epidemia é fundamental seguirmos as orientações das autoridades na área de saúde e procedermos os cuidados básicos que estão sendo maciçamente divulgados, como a higiene correta e frequente das mãos, a ética respiratória e o recolhimento em nossos lares, medidas que podem nos proteger do contágio e da transmissão do vírus. De fundamental importância também são os cuidados que devemos ter em relação à nossa saúde mental, que pode ser afetada em situações extremas como a que estamos vivendo, podendo desencadear adoecimento e sofrimento psíquico. Por este motivo, é importante ficarmos atentos a algumas recomendações no sentido de proteger nossa saúde mental:

• É fundamental manter a calma e promover o autocuidado. Em situações de fragilidade e vulnerabilidade, é normal sentirmos medo, insegurança, desenvolvermos ansiedade e comportamentos impulsivos. O medo não é um sentimento em si bom ou ruim. Ele é necessário à nossa vida, como forma de nos proteger dos perigos aos quais estamos sujeitos. Em excesso, porém, ele nos paralisa, impede-nos de pensar e agir de forma realista, dificultando a tomada de decisões. Em situações de medo, ansiedade e insegurança é importante fazer exercícios respiratórios e tentar refletir sobre o que estas sensações significam, reconhecendo e aceitando nossas emoções, mas também nossa capacidade de reagir e buscar saídas criativas para os problemas.
  • Informação é importante como forma de orientação e prevenção. Busque fontes confiáveis nos órgãos de referência em saúde, como sites da OMS – Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Porém, evite buscar informações o tempo todo. O excesso de informações e a incerteza sobre os acontecimentos podem gerar mais ansiedade, medo e até mesmo crises de pânico. É preciso ter cuidado com informações falsas que visam acentuar ainda mais a insegurança na população. Questione sempre, compartilhe notícias com responsabilidade e foque principalmente naquelas que podem trazer esperança à população.
  • Se você teve a oportunidade de recolher-se em seu lar, é essencial criar uma rotina, seja de estudos, trabalho ou atividades com a família. Não abandone seus projetos, se precisou dar uma pausa neste momento, poderá retomá-los assim que possível. Busque novas ideias, novas formas de ser e olhar o mundo. É importante se manter ocupado, mas também tirar um tempo para cuidar de si e das pessoas à sua volta. Aproveite para se proteger e ajudar aqueles que precisam de você. Tire proveito da tecnologia, conectando-se aos amigos e familiares, isso vai fazer você se sentir melhor.
  • Cuide de sua alimentação, tome bastante água, durma bem, faça exercícios físicos, práticas de relaxamento e alongamento, yoga, meditação. Aproveite também para se dedicar às atividades artísticas, como ouvir uma boa música, tocar um instrumento, assistir a filmes, séries, ler bons livros! Cuide de suas três moradas: seu corpo, sua casa, seu planeta.
  • Atenção redobrada aos idosos, às crianças, às pessoas com deficiência e com doenças crônicas. Escute o que eles têm a dizer. Cuide e valorize nossos idosos, eles estarão mais inseguros neste momento. Em relação às crianças, elas precisam também ser informadas do que está ocorrendo, numa linguagem simples e acessível. Necessitam se expressar de alguma forma, seja pela palavra ou por meio do lúdico, como o desenho ou a brincadeira. Isto fará com que elas se sintam mais seguras e confiantes.
  • Pratique a empatia e ajude quem mais precisa. Muitas pessoas ainda precisam trabalhar para nos proteger. Muitas não têm a quem recorrer ou pedir ajuda neste momento. As epidemias atingem de forma mais contundente, sempre, os mais vulneráveis economicamente. A solidariedade também é capaz de nos trazer tranquilidade, alegria e bem-estar. Não esquecer que vivemos em rede, precisamos uns dos outros para sobrevivermos.
  • Lembre-se que a saúde é um bem inegociável, não é algo que possamos abrir mão ou dispor. Defenda os profissionais de saúde, os cientistas, as universidades públicas, os institutos federais e todos os serviços públicos que estão em funcionamento para garantir que a sua vida seja preservada e cuidada.
  • Se perceber que não está conseguindo manter a calma, não tenha vergonha de pedir ajuda. Você pode conversar com um amigo ou um familiar de sua confiança, ou ainda procurar os serviços de saúde mais próximos de sua casa, tomando as precauções recomendadas para sua proteção, como os postos de saúde, hospitais, CAPS e os serviços online disponibilizados neste momento. Não interrompa tratamentos de saúde que já esteja realizando, mantenha o contato com seu psicólogo ou médico. A equipe da CPAE também está à disposição para lhe ajudar, mantendo o atendimento por email de profissionais como psicóloga, enfermeira, assistente social, pedagogas, os assistentes em educação e coordenadora.

Estudem bastante, reflitam sobre este momento de transformações intensas para todos nós e para o planeta, cuidem-se e cuidem uns dos outros! Logo nos encontraremos!

Um abraço!

Autora do texto: Josirene de Carvalho Barbosa - Psicóloga (CRP 04/29270)
IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas
Imagem: domínio público.