Home Notícias Maratona de programação
Maratona de programação

Competidores do Campus vencem o Hackathon Open Data - maratona de programação

O evento

20170826_203213De sexta-feira, 25 de agosto, das 19h, até o dia 26 de agosto, sábado, às 19h a cidade de Poços de Caldas sediou a primeira edição do Hackathon Open Data - Edição Ecossistema Empreendedor, que já acontece no mundo todo. O evento reuniu programadores, designers, alunos e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, cursos técnicos em informática  e outros profissionais para uma maratona de programação, na qual deveriam desenvolver um projeto baseado nos dados básicos não sigilosos do cadastro de todas as empresas de Poços de Caldas, cedidos pela Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores, com o principal objetivo de criar um produto ou serviço público que torne acessível todas as informações do ecossistema empreendedor da cidade, promovendo a transparência e fomentando o empreendedorismo na região. Consistiu em 24 horas ininterruptas de programação onde os participantes puderam trocar ideias, discutir soluções, ensinar, aprender e trocar conhecimento. Todas as ferramentas apresentadas durante o evento farão parte do site da Prefeitura Municipal e será de domínio público, sem fins lucrativos, e beneficiarão, principalmente, os empreendedores da cidade.

O Hackathon Open Data — Edição Ecossistema Empreendedor foi uma realização do Ateliê de Software Webgoal em conjunto com a Prefeitura de Poços de Caldas, Unifenas e Clube de Empreendedores.

O desafio

As equipes trabalharam totalmente concentradas na resolução do problema proposto e embasado nos dados coletados das empresas de Poços de Caldas, em um ambiente totalmente planejado para a ocasião, ao longo do dia, estendendo pela noite e virando a madrugada. As informações fornecidas continham alguns dados, como endereço, razão social e CNPJ de todas as empresas da cidade. Além desses dados, o SEBRAE também divulgou algumas informações complementares, que também poderiam ser utilizadas. Os competidores deveriam ampliar e enriquecer esta base de dados, para então propor e desenvolver um protótipo de um produto com o propósito de trazer melhorias para a cidade. A visualização das tais informações será realizada, futuramente, via aplicação web, aplicativo mobile e outras tecnologias.

A solução vencedora, da equipe AI Team, propôs o desenvolvimento de uma ferramenta para visualização da distribuição e concentração das empresas da cidade, de uma forma interativa, tal que o usuário possa filtrar pelo ramo de atuação dessas empresas. Além disso, propuseram uma ferramenta para novos empreendedores que desejam abrir seu estabelecimento, através da qual o usuário poderá entrar com o endereço e o ramo de seu novo empreendimento, e o sistema irá gerar uma heurística sobre o grau de confiança desse novo negócio, baseado em algumas informações incorporadas à base de dados. Conheça a solução encontrada pela equipe.

A solução do segundo colocado baseia-se na apresentação dos dados das empresas de Poços de Caldas, com o diferencial de buscar dados em tempo real e atualizados de acordo com o site da Receita Federal. Diferentes formas de buscas foram implementadas possibilitando que os usuários possam filtrar os dados das empresas da forma que preferirem além de fornecer um catálogo com cerca de 400 serviços diferentes disponíveis em Poços de Caldas.

As equipes vencedoras

Ao final, os três melhores projetos receberam premiação em dinheiro e participação no Curso de Imersão em Desenvolvimento Ágil de Software. Os estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas conquistaram as duas primeiras colocações. O 1º lugar ficou com a equipe Al Team, composta pelo professor Douglas Castilho e os estudantes Cristiano Fagundes, Gabriel Baldão e Vanessa Furtado, do curso de Engenharia de Computação; a equipe Orientados à Gambiarra levou o 2º lugar, e foi composta pelos alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Ana Luiza Martins Cesário, Arthur Rezende de Faria, Rafael Dalonso Schultz e Vinicius Charleaux.

Destaque na mídia!

Acesse mais informações aqui!

01/09/2017, às 09:40