Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 16h32 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h34 | Acessos: 6948

Máscaras de proteção: saiba mais!

coronavirus 4914028 1920A necessidade de utilizar uma máscara facial para proteção individual é verificada quando existe o risco de contaminação do nariz e da boca por patógenos respiratórios. No caso da COVID-19, a máscara de proteção deve ser eficaz como barreira para gotículas (partículas com tamanho maior que 5 µm que podem atingir a via respiratória alta, ou seja, mucosas do nariz e da cavidade bucal) ou aerossóis (partículas menores que as gotículas, que permanecem suspensas no ar por longos períodos de tempo e, quando inaladas, podem penetrar mais profundamente nas vias respiratórias; são liberadas em procedimentos intra hospitalares específicos, como a intubação orotraqueal).

Até o início do mês corrente, a indicação de uso de máscaras era apenas para quem estava com sintomas da COVID-19 e profissionais de saúde. No entanto, mediante resultados de estudos realizados na China - que indicaram que pessoas sem sintomas têm grande capacidade de disseminar o vírus caso estejam contaminadas - o Ministério da Saúde tem recomendado a utilização de máscaras, inclusive de tecidos caseiras, como barreira protetora.

Abaixo, seguem algumas informações sobre os tipos de máscaras de proteção respiratória, o passo a passo de como fabricar sua própria máscara de tecido caseira e as formas de uso e descarte desses itens de proteção.

  • Máscara cirúrgica: é uma barreira de uso individual feita de tecido não tecido (TNT) que cobre o nariz e a boca, indicada para proteger as vias respiratórias da inalação de gotículas, porém não protege adequadamente o usuário de patologias transmitidas por aerossóis devido à vedação precária do rosto neste tipo de máscara.

masc int 1 ok

  • Máscara PFF: a Peça Facial Filtrante (PFF) é um equipamento de proteção individual (EPI) indicada para trabalhadores da área da saúde, uma vez que cobre a boca e o nariz, proporciona uma vedação adequada e possui filtro eficiente para retenção dos contaminantes atmosféricos presentes no ambiente hospitalar na forma de aerossóis e gotículas, sendo que algumas PFF também são resistentes à projeção de fluidos corpóreos.

masc int 2

  • Protetor Facial ou Face Shield: é uma proteção facial que cobre a frente e os lados do rosto, devendo ser utilizada quando houver risco de exposição do profissional de saúde a respingos de sangue, secreções corporais, excreções, etc. Deve ser de uso individual e exclusivo de cada trabalhador responsável pela assistência.

masc int 3

  • Máscara de tecido caseira: impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física e assegurando uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. Os tecidos recomendados para utilização como máscara devem ser resistentes, tais como cotton e algodão. O importante é que a máscara seja feita por duas camadas de tecido (dupla face), tenha as medidas corretas, cubra totalmente a boca e o nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

masc int 4

Como fazer sua máscara de proteção em casa?

As imagens a seguir foram retiradas de reportagem publicada no dia 08/04/2020 no portal do jornal El País. Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.

mascaras 1

mascaras 2

mascaras 3

mascaras 4

mascaras 5

mascaras 6

mascaras 7

Informações sobre uso da máscara de tecido caseira:

1. O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros;
2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara;
3. Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, não fique ajustando a máscara na rua;
4. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara;
5. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente;
6. Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável);
7. Após o tempo de imersão, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão;
8. Após a lavagem da máscara, higienize suas mãos com água e sabão;
9. A máscara deve estar seca para sua reutilização;
10. Após secagem da máscara, utilize o ferro quente para passar e acondicione em saco plástico;
11. Troque a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade;
12. Descarte a máscara sempre que a mesma apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

Como colocar, usar, retirar e descartar uma máscara:

Ao utilizar as máscaras você deve seguir boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção:
1. Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou água e sabão;
2. Oriente qual lado é o lado superior (a tira de metal deve estar voltada para cima, para as que possuem);
3. Assegure-se que o lado correto da máscara está voltado para fora;
4. Coloque a máscara no seu rosto. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do seu nariz;
5. Puxe a parte inferior da máscara para que ela cubra sua boca e seu queixo;
6. Após o uso, retire a máscara; remova as presilhas elásticas por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara;
7. Descarte a máscara em um saco de lixo separado e, em seguida, despreze na lixeira do banheiro;
8. Higienize as mãos depois de tocar ou descartar a máscara – use um higienizador de mãos à base de álcool ou, se estiverem visivelmente sujas, lave as mãos com água e sabão.

Importante: O uso de máscaras não é recomendável para crianças menores de dois anos, pessoas com dificuldades para respirar e aquelas que não podem retirar a máscara sem ajuda.

Lembre-se de que o uso de máscaras deve ser sempre combinado com outras medidas de proteção e devem ser adotadas por toda a população.
A participação de todos é extremamente importante para a interrupção da cadeia de transmissão, independentemente da presença ou não de sintomas.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA-ATUALIZADA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28>. Acesso em 13 de abril de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <https://bit.ly/2K2jxxe>. Acesso em 13 de abril de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Saúde. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus>. Acesso em 13 de abril de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ação Primária à Saúde. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf>. Acesso em 13 de abril de 2020.

SBPT. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em: <https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/>. Acesso em 13 de abril de 2020.

ZAFRA, M.; BLANCO, P.R. Como fazer sua máscara de proteção em casa. El País, Madri, 08 de abril de 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-04-08/como-fazer-sua-mascara-de-protecao-em-casa.html>. Acesso em 13 de abril de 2020.


Autoria do texto: Comitê Informativo COVID-19 - Campus Poços de Caldas.
Imagens: domínio público e El País.
Publicado em 14/04/2020.
registrado em:
Fim do conteúdo da página