Home Notícias Setembro Azul
Setembro Azul

IMG_20170920_160047O mês de setembro é conhecido pela comunidade surda como "Setembro Azul", pois é neste mês que se comemora o Dia do Surdo, tanto nacionalmente como internacionalmente. No Brasil, a data escolhida para a comemoração é dia 26 de setembro.

O "Setembro Azul", representado pelo uso da fita na mesma cor, é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos Surdos, principalmente ao que diz respeito à valorização da Linguística e Cultura dos Surdos, conquistado pelo reconhecimento nacional sobre a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais como uma língua natural.

Os alunos do curso FIC de Libras apoiam a luta em defesa dos direitos do Movimento Surdo, e neste dia homenagearam a comunidade surda utilizando a fita azul durante a aula. Dentre os conteúdos descritos no PPC do curso, os alunos aprendem sobre a legislação, cultura surda e a importância do “Setembro Azul”.

Após o pedido de uma amiga surda para aprender técnicas de maquiagem, Bruna Freitas, maquiadora e aluna do curso FIC em Libras, teve a ideia de montar o curso de automaquiagem com interpretação em Libras para as mulheres surdas. O Projeto de Acessibilidade no Curso de Automaquiagem é desenvolvido em parceria com a tradutora e intérprete de Libras do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Lucinéia de Souza Oliveira, que juntas produzem tutoriais de maquiagem para um canal no youtube.

O projeto foi destaque na TV Poços e TV Plan. Assista às reportagens!

O significado da data

O mês de setembro é muito importante para a comunidade surda, pois possui marcos históricos impactantes para eles, ao homenagear todos os que morreram durante o reinado da Alemanha nazista.

A história relata que durante o nazismo, qualquer indivíduo com deficiência, era executado pelo programa que os nazistas chamavam de “T-4” ou “Eutanásia”. Naquele momento as pessoas com deficiência eram obrigadas pelos nazistas a usarem uma fita azul no braço, para que pudessem ser facilmente identificadas e mortas. Por acreditarem que essas pessoas eram incapazes, todos eram sacrificados, através deste programa. Atualmente, todos que utilizam a fita azul é para demostrar um pouco da sua história, da sua cultura, representa “O Orgulho Surdo”, movimento que trata a surdez não como uma deficiência, mas como uma cultura.

Algumas datas em setembro são significativas para a comunidade surda. Entre 6 e 11, em Milão, foi votado a proibição do uso das Línguas de Sinais na Educação dos surdos e estes foram obrigados à oralidade. No dia 10 é comemorado o Dia Mundial das Línguas de Sinais e no dia 26, o Dia Nacional dos Surdos. O Dia Internacional do Surdo e também o dia do Profissional Tradutor é celebrado no dia 30.

27/09/2017, às 20:59