facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Palestra
Palestra

Estudantes do curso Técnico em Edificações participam de palestra sobre umidade na construção civil

IMG-20170829-WA0051No dia 04 de setembro, os estudantes do IV Módulo do curso Técnico em Edificações participaram da palestra “Impermeabilização na construção civil: evitando patologias”, ministrada pelo técnico em edificações e consultor técnico da empresa Revbras, Fábio Antônio da Silva. Na palestra foram apresentadas algumas patologias de problemas com umidades, suas causas e formas de tratamento, além de indicar novas tecnologias de produtos, mais econômicos, menos nocivos e mais eficientes, em substituição à comumente usados em obras, tais como: ligante e hidrofugante para reboco, adesivo para chapisco e desmoldante base água para forma de concreto. A atividade fez parte da disciplina Patologia das Construções.

Fábio salientou a grande contribuição do curso para a profissionalização do setor que sempre foi marcado pela informalidade, precariedade e até como um subemprego. “A palestra tratou de um tema importantíssimo e que gera graves prejuízos para construtores e proprietários de imóveis, que é a umidade. Falamos sobre os tipos de tratamento (preventivo e corretivo), suas diferenças de execução e de custos, sendo a prevenção muito mais simples e menos onerosa ao investidor”, afirmou o técnico em edificações.Foto palestra

A estudante Andrielle Elena Silva, mencionou a relevância da palestra para a capacitação dos futuros técnicos em edificações, “foi muito importante para nós conhecermos os impermeabilizantes oferecidos pelo mercado, e podermos indicar ao longo do nosso dia a dia como profissional. Entender como esses problemas surgem e que todos tem solução, e o mais importante é prezar pelos cuidados durante a construção, foi outro ponto interessante abordado pelo consultor técnico.” 

A oportunidade proporcionou a troca de conhecimentos, e além disto foi firmada uma parceria de estágio que está em fase de preparação para assinatura do convênio com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e em breve contratará, anualmente, estagiários para prepará-los em áreas como: gestão da qualidade em serviços de impermeabilização e pintura; elaboração de orçamentos; relacionamento com o cliente; além de conhecimentos em toda cadeia de produção da fabricação de tintas, texturas, vernizes, impermeabilizantes e aditivos. 

Texto: Heliese Pereira
Fotos: Karin Verônica
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
29/09/2017, às 15:52