Publicado: Sexta, 01 de Maio de 2020, 16h07 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 18h10 | Acessos: 2489

Campus Poços inicia entrega de alimentos do PNAE para alunos e suas famílias

Na última quarta-feira, dia 29/04, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas iniciou a entrega dos alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes. Durante a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia de COVID-19, a ação está beneficiando mais de 50 pessoas, entre estudantes e suas famílias. Bolo, rosca caseira, banana e bebida láctea fazem parte dos alimentos doados.

IMG 0092

Os alimentos doados foram adquiridos integralmente da agricultura familiar, através de recursos do PNAE.

Os alimentos foram adquiridos de agricultores familiares, através de recursos do PNAE. A ação está atendendo discentes dos cursos técnicos integrados e subsequentes, que manifestaram, através do preenchimento de um formulário, o interesse em receber as doações. A entrega dos alimentos será realizada às quartas-feiras. Cada família está recebendo um kit de alimentos, com um item de panificação, bananas e iogurte, com a quantidade suficiente para atender todos os integrantes da família durante uma semana.

IMG 0117

Os alimentos do PNAE, após serem organizados em kits, seguem direto para as casas das famílias dos alunos.

A organização dos alimentos, seguindo todas as medidas de segurança e higiene, tem sido realizada por servidores e alunos voluntários, que estão trabalhando em sistema de revezamento. A entrega dos kits é feita pela equipe e motorista do campus diretamente nas casas dos alunos atendidos. Segundo a coordenadora da Comissão do PNAE no Campus Poços de Caldas, a servidora Adriana Aparecida Marques, “o objetivo dessa ação é realmente atender os alunos que estão passando por necessidade nesse momento de pandemia. As pessoas realmente estão precisando. Muitas famílias agradeceram. A Comissão do PNAE, com o apoio da DAP, CPAE e Extensão, tem trabalho muito. Têm muitas pessoas envolvidas. O trabalho em conjunto foi muito importante para que a ação pudesse acontecer”. Adriana explica que a distribuição acontecerá enquanto as aulas presenciais no campus estiverem suspensas e que o formulário de manifestação de interesse no recebimento dos alimentos continua disponível aos demais alunos.

Antes da pandemia do novo coronavírus e da suspensão das aulas presenciais no Campus Poços, os alimentos do PNAE eram ofertados regularmente aos alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio, durante o lanche da tarde, que era servido no refeitório do campus nos dias de segunda, terça e quinta. A doação dos alimentos do PNAE durante a pandemia conta com o respaldo da Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição dos itens alimentícios durante o período de suspensão das aulas, em razão de situação de emergência ou calamidade pública.

Confira algumas fotos da ação!

Publicado em 01/05/2020.