facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Encontro de Geografia
Encontro de Geografia

 O Primeiro Encontro de Geografia acontece com participação expressiva dos estudantes

IMG_6736Estabelecer um espaço de troca de conhecimentos e experiências foi um dos objetivos do Primeiro Encontro de Geografia, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro. Com o auditório lotado por estudantes e professores do curso, a cerimônia de abertura aconteceu no dia 26 de setembro. Para compor a mesa de honra e abrir as atividades, foram convidados o Diretor Geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni Tavares; e o coordenador do curso de Licenciatura em Geografia e organizador do evento, professor Alexandre Carvalho de Andrade.

O professor Alexandre deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos professores, estudantes e demais membros da comunidade. Ele destacou o comprometimento dos estudantes: “o mais importante é a participação discente como já conversamos em sala de aula, o que é fundamental para a formação científica e docente ao pensar no futuro.” Ainda esclareceu como surgiu a proposta de realização do encontro. “Como o curso de Licenciatura em Geografia já está no seu terceiro ano, entendemos que seria a oportunidade de fortalecê-lo, oferecendo aos discentes uma semana destinada às discussões específicas da área, composta por palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, e encerrar com o CINEGEO, que já faz parte da programação do curso.” Encerrou sua fala com um agradecimento especial aos estudantes que atuaram na organização como monitores.

IMG_7214A abertura oficial do encontro foi realizada por Thiago Caproni, diretor do Campus. Na ocasião, parabenizou o professor Alexandre e a professora Melina, monitores e professores do curso pela realização de uma “semana com atividades variadas, e que tenho a honra de expressar minha felicidade em ver o auditório cheio. Tenho presenciado em alguns eventos uma baixa adesão dos alunos. Por mais que o investimento não tenha sido considerável, fizeram muito com pouco, mas é um pouco que pode fazer diferença na vida acadêmica de cada um.” Ele salientou os eventos acadêmicos como oportunidade de complementar conteúdo e formação, “ao conhecer novas ideias, profissionais com pensamentos diferentes e temas que geralmente não abordamos tão profundamente em sala de aula. Aproveitem bastante de tudo que for oferecido na semana.”IMG_6744

A palestra de abertura intitulada “Campos Elíseos: a reprodução do espaço no centro de São Paulo”, proferida pelo geográfo Evânio dos Santos Branquinho retratou conceitos e abordagens da transformação do espaço no bairro Campos Elíseos, localizado na região central de São Paulo. Paralelamente apresentou a fundamentação teórica e o desenvolvimento histórico-geográfico do bairro, o processo tempo histórico, as sobreposições, e as transformações deste lugar, do apogeu a decadência. Para a realização de seu estudo o palestrante buscou apoio na teoria da produção e reprodução do espaço. Eduardo Araújo da Silva, estudante do 6º período destacou a palestra: “gostei da pesquisa do professor Evânio, sobre a reprodução do espaço e os agentes que o modificam e produzem o espaço ao conhecimento mais técnico, achei bem pertinente a abordagem, especialmente para o 1º período do curso. Gostei da organização do evento, todos os monitores estavam bem informados, e a divulgação foi realizada de forma ampla nas redes sociais.”

Na tarde do dia 26 de setembro aconteceu o minicurso ministrado por Hevisley William Corrêa Ferreira, atividade que expôs sobre o conteúdo histórico e a origem das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, dissertou sobre os principais cartunistas brasileiros, as técnicas de marketing praticadas nesta arte e como foi a introdução dos quadrinhos nos livros didáticos de Geografia. Apresentou alguns softwares de criação direcionados à metodologia de ensino para a difusão do conteúdo escolar, e finalizou com uma dinâmica na qual proporcionou aos cursistas a elaboração de seus próprios quadrinhos.

IMG_6817Para abrir as atividades do segundo dia (27), os estudantes extensionistas do projeto Cine Escola, desenvolvido no curso de Publicidade e Propaganda da PUC – Poços de Caldas: Lúcio Gomes, Maria Laura Loro, Isabella Prado, Vitor Tambasco trabalhou uma atividade sobre técnicas básicas, conceitos e aplicações da fotografia mobile, ou seja, as imagens captadas através de um celular, além de demonstrar as utilidades e como o recurso pode ser inserido no cotidiano dos cursistas.

Já a palestra proferida pelo geógrafo Francisco Sérgio Bernardes Ladeira retratou a evolução das formas de relevo e as implicações nos perfis bauxíticos na região de Poços de Caldas, uma ampla área de formação de perfis lateríticos bauxíticos, deduzindo-se que a região esteve, em algum momento geológico passado, sujeita a condições favoráveis de relevo, para que a erosão atuasse de forma pouca intensa evitando a destruição dos depósitos de bauxita. IMG_6786

Confira, em nosso Face, todas as fotos dos dois primeiros dias!

A tarde do penúltimo dia (28), foi marcada pela mostra de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, nos programas Pro-BID e iniciação científica, e um videodocumentário produzido por alunos sobre recursos naturais. Ao todo foram 12 trabalhos na forma de comunicação oral, fomentados por recursos advindos do NIPE, FAPEMIG ou CNPQ e painéis. Conheça as pesquisas realizadas no curso.

IMG_7067Adriane de Almeida Matthes, dissertou em sua palestra sobre a formação histórica, os enfrentamentos culturais e a urgência de inversão na cidade de Poços de Caldas. A palestrante destacou a produção do espaço de Poços de Caldas e a constituição da cidade não pelo elemento sagrado da igreja e sim a partir do elemento natural que é a água que cura, o saneamento básico na cidade, perpassou pelo potencial de turismo e encerrou com relato sobre a enchente ocorrida no centro da cidade no ano de 2016.

Para Marcelo Silva Vieira, estudante do 2º período, o encontro proporcionou aos discentes e à comunidade a oportunidade para adquirir ainda mais conhecimento, “através da participação nos excelentes minicursos, bem como as excepcionais palestras ministradas, cuja temática abordou temas interessantes, inclusive sobre estudos realizados em nosso município.”

E no último dia do Encontro (29), Cassiano Gustavo Messias, ministrou o minicurso Métodos e Técnicas em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) aplicados ao planejamento ambiental.

E para encerrar em grande estilo, os estudantes participaram do Projeto CINEGEO, projeto que está em sua segunda edição, com a exibição do filme Ladrões de Bicicletas, no Instituto Moreira Sales (IMS). O filme, um dos clássicos do cinema Neo-Realista italiano, possui uma trama narrativa singela: em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade. Ao final, o professor Alexandre Andrade conduziu o debate, no qual abordou os principais pontos de discussão do filme, tais como problemas cotidianos que todas as pessoas têm que enfrentar, como, por exemplo, a dificuldade de se arranjar um emprego, a miséria, a falta de perspectiva ou esperança. A característica do movimento estético da época, o realismo expressado ao se utilizar como atores pessoas que realmente vivenciam aquela cena, aquela realidade, isso passa muito mais essência e credibilidade ao filme. No entanto, fica a mensagem principal do filme de que, mesmo sendo justos e corretos, ainda estamos suscetíveis a não realizarmos nossos sonhos.IMG_7225

Confira, em nosso Face, todas as fotos dos dois últimos dias!

De acordo com Alexandre, “o Primeiro Encontro de Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas foi bastante produtivo e proveitoso, e isto se deve não apenas às palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, mas, especialmente pelo efetivo envolvimento dos estudantes do curso, o que favoreceu a interação deles durante todo o evento. Assim, posso salientar que foi bastante interessante e enriquecedor para o curso este encontro, e isto é muito motivador para a realização nos próximos anos que virão.”

IMG_6852A estudante do 6º período, Pâmela Araújo, frisou os temas abordados pelos palestrantes, “eles trouxeram algo mais palpável para a gente que não é nítido durante o percurso no curso de Geografia.” Ela destacou a grande diversidade de pesquisas apresentadas na mostra, “isto mostra que o curso está progredindo de uma forma positiva e caminha de forma acelerada, o que demonstra a sua dinâmica. Sendo que temos 8 iniciações científicas, para três anos de curso, isto é algo muito produtivo”, afirmou.

Assista um trecho da palestra de abertura!

  

Texto: Heliese Pereira
Fotos: Heliese Pereira, Bianca Garcia, Dayse Cristina da Silva, René Borges
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
17/10/2017, às 16:11