Home Notícias Seleção - Resultado
Seleção - Resultado

Abertas inscrições para seleção de bolsistas de iniciação científica para o projeto IFSOLARES. Prazo encerra no dia 25/10.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas, por meio do Coordenador do Projeto IFSOLARES, abre inscrições para contratação de bolsistas de iniciação científica para atuar no Projeto IFSOLARES.

Vagas

Serão ofertadas 04 (quatro) Bolsas de Iniciação Científica, para alunos da Graduação em Engenharia da Computação, no valor de R$400,00 mensais. As bolsas serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações.

Período e local para inscrição

As inscrições estarão abertas do dia 20 a 25/10 e deverão ser feitas online, pelo formulário disponível em: https://goo.gl/forms/n06JcQy0UdGtZwNc2

Requisitos

• Estar regularmente matriculado em curso de Graduação no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas;
  • Ter obtido aprovação na disciplina de Circuitos Elétricos I, demonstrando domínio da mesma;
  • Ter disponibilidade de 20h semanais para atender as atividades programadas;
  • Não cumprir medida socioeducativa prevista no Regimento Disciplinar Discente;
  • Não usufruir de qualquer outro tipo de bolsa oferecida pelo IFSULDEMINAS ou órgãos e instituições externas ou realizar estágio remunerado;
  • Não estar cursando o último semestre do Curso.
  • Não ser bolsista de qualquer outro programa (não acumular bolsas) nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza, inclusive estágio não obrigatório remunerado. O recebimento de auxílios (assistência estudantil como alimentação, moradia, transporte) não impede o recebimento de bolsa de Iniciação Científica ou Tecnológica.

Processo seletivo

O processo seletivo dar-se-á por meio da análise do histórico escolar do candidato e verificação de que o inscrito corresponde ao perfil requisitado pelo IFSOLARES. A seleção será realizada em três etapas: I. Análise do histórico escolar do candidato (20 pontos) II. Prova teórica (40 pontos) III. Entrevista (40 pontos) As etapas 1 e 3 são classificatórias, enquanto a etapa 2 possui caráter eliminatório. Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 60% na etapa 2. A classificação final dar-se-á pelo somatório dos pontos obtidos nas etapas. Em caso de empate, será aprovado o discente com maior nota na etapa 1 da seleção.

Prova teórica

Será uma prova de múltipla escolha com tema de energia solar, discriminados a seguir: 1- Introdução a Energia Solar Fontes de Energia Energia Solar Solar no Brasil 2 - Tipos de Sistemas e Aplicações Sistema autônomo Sistema Conectado Sistema Híbrido 3 - Sistemas Conectados - GD Módulos Solares Inversores Monitoramento.

As referências bibliográficas sugeridas são: I. MOREIRA, José Roberto Simões (Org.). Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética. Rio de Janeiro: LTC, 2017. II. PINHO, João Tavares; GALDINO, Marco Antônio (Org.). Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro: CEPEL-CRESESB, 2014. III. VILLALVA, Marcelo Gradella; GAZOLI, Jonas Rafael. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. São Paulo: Érica, 2012.

Análise do histórico

A pontuação do histórico será distribuída com base nos seguintes atributos: I. Dez (10) pontos para maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CORA). II. Oito (08) pontos para menor número de reprovações/trancamentos. III. Dois (02) pontos para o melhor desempenho na disciplina de Circuitos Elétricos 1. O discente que comprovar maior quantitativo nos atributos I, II e III, receberá o número máximo de pontos do mesmo e os discentes restantes receberão pontuação proporcional.

prazos ifsolares

21/10/2017, às 8:23