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Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 15h15 | Última atualização em Quinta, 21 de Maio de 2020, 15h24 | Acessos: 1882

Projeto do campus promove o respeito à diversidade e ações socioeducativas entre a comunidade. Relembre!

Implantado em 2016 no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o projeto de extensão “Calendário Social no Cotidiano Escolar” busca valorizar, através de ações socioeducativas, o respeito à diversidade humana e à diversidade de ideias. Coordenado pelo assistente social do campus, Fábio Geraldo de Ávila, com a participação e apoio de servidores e alunos, o projeto já realizou diversas atividades, como palestras, oficinas, capacitações, apresentações artísticas e exposições com temas transversais e interdisciplinares, voltadas tanto para a comunidade escolar quanto para a comunidade externa.

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A trupe "O Mundo dos Palhaços", criada pelo Calendário, foi uma das atrações em ação na E.M. Profa. Nicolina Bernardo.
 

O nome do projeto surgiu por conta de sua primeira ação, que foi a montagem de um painel interativo dentro do Campus Poços de Caldas, que pautava, junto aos estudantes e servidores do campus, reflexões baseadas em datas de motivos sociais, culturais, de saúde, contemporâneos, entre outros, como as datas relacionadas ao temas “mundo do trabalho” e “direitos humanos” e aos seus desdobramentos, como as diferentes realidades enfrentadas por homens e mulheres no mundo do trabalho, o trabalho infantil, o racismo e a homofobia. O painel também serviu como espaço para a apresentação dos trabalhos dos discentes orientados pelos professores e das montagens realizadas por servidores. “A escola configura-se como um espaço aberto à apreensão, não apenas de conhecimento científico, mas de saberes para a vida. Buscamos sempre o trabalho com temas transversais em uma perspectiva interdisciplinar. O intuito é fazer circular os temas abertamente discutidos com pluralidade de pensamento no meio da comunidade interna, com reflexos na externa, que se faz presente direta ou indiretamente, uma vez que os discentes são portadores das mensagens que assimilam”, afirmou Fábio de Ávila.

outubro rosa painel calendario social
O nome do projeto faz alusão a painel interativo montado no IF, com reflexões sobre datas de motivos sociais, culturais e de saúde.
 

O projeto Calendário Social no Cotidiano Escolar nasceu como uma proposta do Serviço Social e do antigo Setor de Assistência ao Educando (SAE), atual Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE) do Campus Poços de Caldas, com a finalidade de gerar mudanças de atitudes nos discentes, de modo a prevenir situações de bullying e evasão, criando um ambiente escolar mais saudável e socialmente empático e responsável. Sob esta perspectiva e em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, o Calendário Social promoveu, no dia 27 de abril de 2017, no auditório do Campus, um debate sobre a formação histórico-cultural do Brasil, com a presença de representantes do povo Xucuru Kariri, etnia instalada em Caldas/MG. A programação contou com palestra da pedagoga Beatriz Sales da Silva, que abordou a atual realidade de discriminação vivenciada pelos povos indígenas. Na opinião da analista educacional, o evento foi muito positivo: “muitos adolescentes que participaram do evento vão sair daqui, no mínimo, pensativos, com uma outra visão do povo indígena”. Para Thyeru Jal, o cacique da etnia, estar dentro de uma instituição de ensino como o IF possibilita reforçar parcerias e superar diferenças: “foi uma oportunidade que a gente teve de mostrar que o nosso povo só tem diferente uma cultura, uma tradição e a nossa religião e que respeitamos as demais. Temos que falar sobre isso em todo momento. A aldeia precisa de apoio”.

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Encontro promovido pelo projeto debateu a formação histórico-cultural do Brasil, com a presença de representantes do povo Xucuru Kariri, de Caldas/MG.
 

As ações

Em 2018, o projeto Calendário Social trabalhou quatro temas, junto à comunidade escolar e à comunidade externa: cultura, bioética, democracia e qualidade de vida. Em parceria com o projeto “Diálogo de Saberes”, realizou o Dia Institucional da Cultura e a Semana do Meio Ambiente no campus, além de exposições fotográficas, exibição de filmes e apresentações artísticas. O projeto também divulgou e apoiou as ações da Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais de Poços de Caldas (Coopergore) e da Cooperativa de Reciclagem de Poços de Caldas (Coopersul). Ainda trouxe ao campus a abertura do 7º Giro Sustentável de Poços de Caldas e uma oficina de turbantes e uma roda de capoeira por meio do coletivo Chico Rei.

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Em junho de 2018, o projeto esteve envolvido com a realização da Semana do Meio Ambiente.
 

De 20 a 22 de abril de 2018, estudantes e servidores do projeto, com a colaboração de instrutores externos, ofertaram gratuitamente o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado “Transformar-me de dentro para fora e vivenciar as mudanças à minha volta”, no município de Espírito Santo do Dourado (MG), capacitando cerca de 60 servidores municipais e estaduais. Os conhecimentos transmitidos pelas palestras e atividades práticas oportunizaram uma formação focada na reflexão acerca das perspectivas de qualidade de vida e desafios para alcançar o sucesso e ainda tratou de outros temas, como empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária, recursos humanos no contexto da tecnologia, inovação e empatia. Para a estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços e participante do projeto, Viviane Nassif, o treinamento foi uma experiência maravilhosa, tanto acadêmica quanto pessoal: “me ajudou a ver a realidade das pessoas de uma forma mais empática e também me fez perceber o quanto cada um de nós, que estávamos lá, precisávamos daquilo”, comentou.

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O curso sobre desenvolvimento humano, em Espírito Santo do Dourado, formou cerca de 60 servidores municipais e estaduais.
 

A Secretária de Políticas Sociais de Espírito Santo do Dourado, Noemi Alvarenga, agradeceu a parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e toda a equipe do Projeto Calendário Social: “foram três dias de muito aprendizado, com relatos e críticas positivas, e com uma certeza de que saímos transformados. Agradecer a essa instituição de ensino como um todo é pouco, diante da grandeza de seu trabalho, pois investem e transformam pessoas e essas, por sua vez, são responsáveis por transformarem a sociedade em um lugar mais justo e igualitário, onde todos possam ter oportunidades de conhecimento”.

Em 2019, as ações do projeto foram focadas na temática dos direitos humanos. No horários de intervalo dos alunos, o Calendário Social promoveu encontros culturais sobre diversidade, pluralidade de pensamento, sustentabilidade, convívio e bem-estar. Houve também a formação de um grupo de palhaços, o “Mundo dos Palhaços”, que desenvolveu atividades lúdicas e socioeducativas no campus e nas escolas municipais Nicolina Bernardo e Professor Arino Ferreira Pinto. O projeto também foi responsável pela realização da palestra "A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os desafios para a garantia de direitos na atualidade".

No dia 28 de junho, o campus comemorou o dia internacional do orgulho LGBTQIA+ com um evento no auditório, que reuniu alunos, servidores e representantes da comunidade. A ação foi de iniciativa do projeto Calendário Social, do Coletivo Marielle Franco e do centro acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Na ocasião, o público pôde participar de um bate-papo com a pedagoga e conselheira tutelar Andrea Benetti, fundadora da página “Moça, você é machista”, e com a participante do Coletivo Negro de Poços de Caldas (Conep), Jéssica Nuevo. Jéssica compartilhou a história de seu irmão gay, Lucas, que cometeu suicídio aos 17 anos de idade, após ter sido espancado em Poços de Caldas em um ataque homofóbico. A pedagoga Andrea Benetti falou sobre a LGBTfobia, lamentando que o Brasil é um dos países no mundo que mais matam lésbicas, gays, travestis e transsexuais. Benetti também abordou as relações de gênero nas instituições e nas profissões.

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O dia internacional do orgulho LGBTQIA+, no Campus Poços, contou a participação de alunos, servidores e comunidade.

 

Através de brincadeiras, atividades lúdicas e socioeducativas, o Calendário Social levou diversão, conscientização, prevenção e ciências para os alunos do ensino fundamental I e II da Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, no Marco Divisório. A ação, que fez parte da Semana da Família na Escola, abordou temas como combate às drogas, empatia, saúde e higiene. Foram parceiros no evento os alunos do Campus Poços integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que fizeram experimentos e demonstrações com maquetes sobre densidade, reações químicas, expondo ainda alguns exemplares de animais utilizados em aulas de Ciências Biológicas. Com os alunos do ensino fundamental I, que envolve as turmas do 1º ao 4º ano, a equipe do Calendário Social realizou um trabalho mais lúdico e socioeducativo. Entrou em cena a trupe de palhaços de “O Mundo dos Palhaços”, que já havia se apresentado durante o Programa Expedição IFSULDEMINAS, em Espírito Santo do Dourado/MG. Por meio de brincadeiras, música, encenações e muito entretenimento, os palhaços levaram, até as crianças, mensagens importantes sobre saúde bucal, educação no trânsito, diversidade, entre outras. “É a prática na sala de aula. Os alunos do IF aprendem lá nos cursos superiores e vêm trazer para mostrar para os meninos. Então, é grandioso”, destacou Fábio Albuquerque, diretor da Escola Nicolina Bernardo.

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Os licenciandos do IF também realizaram experimentos científicos, chamando a atenção dos alunos da escola.
 

No dia 26 de novembro de 2019, a aluna extensionista voluntária do Projeto Calendário Social, Manuella Vilela Braz, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), do Parque das Nações, na zona sul de Poços, com os objetivos de romper com o preconceito e debater sobre a diversidade. Manuella esteve à frente de uma roda de conversa com os alunos da escola, onde a ideia era esclarecer dúvidas sobre a comunidade LGBTQIA+, e sobre sexualidade e as questões de gênero de uma maneira geral. E, na noite de 10 de dezembro, o Calendário Social e o Núcleo de Assistentes Sociais de Poços de Caldas (NASP) promoveram o encontro "A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os desafios para a garantia de direitos na atualidade". Conduzido pelo profa. Dra. Camila Quina, o evento realizado no auditório do Campus Poços teve a presença de lideranças de movimentos e coletivos (negro, feminista, estudantil, cigano, ambiental e urbano), que puderam compartilhar suas lutas sociais pela efetivação de direitos.

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Durante o encontro sobre direitos humanos, lideranças de movimentos e coletivos compartilharam suas lutas sociais.

 

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Na Escola Padrão, o projeto esteve à frente de uma roda de conversa sobre diversidade e contra o preconceito.


Expedição IFSULDEMINAS

De 15 e 20 de julho de 2019, durante o Expedição IFSULDEMNAS, a equipe do Calendário Social foi a responsável por colocar em prática o projeto “Culturas em (re)leitura e (re)construção: Uma festa regada a morangos!”, que levou capacitações e entretenimento para migrantes em situação de vulnerabilidade social, que trabalham na cultura do morango em Espírito Santo do Dourado, no Sul de Minas Gerais. Esse foi o terceiro ano consecutivo de atividades do projeto do Campus Poços junto aos migrantes de Espírito Santo do Dourado. Para a edição de 2019, a proposta foi principalmente levar atividades lúdicas para as crianças. Um grupo de palhaços entrou em cena, estabelecendo, de maneira bem descontraída, discussões sobre temas relevantes, tais como educação para o trânsito, higiene, combate às drogas e cuidado com os agrotóxicos. A trupe de palhaços do “Mundo da Terra dos Morangos”, composta pelos próprios estudantes do campus e demais participantes do Expedição, levou alegria e formação para todas as quatro escolas das zonas urbana e rural da cidade.

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O grupo de palhaços do Calendário Social levou alegria e informação para as crianças de Espírito Santo do Dourado.
 

Além do entretenimento e da formação promovidos pelos palhaços, a equipe do Campus Poços de Caldas também ofertou, para os munícipes e migrantes, três cursos de formação inicial e continuada (FIC), de 20h cada, sendo eles: redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Liderança. O curso de Liderança também foi ministrado para funcionários de uma fábrica local que, em contrapartida, doou 30 cobertores para serem entregues nos acampamentos dos migrantes. Os integrantes do Expedição ofertaram ainda cursos de doces, de bonecas Abayomi e de artesanato de laços. Além disso, realizaram um momento de conscientização ambiental e sanitária rural juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), ocasião em que apresentaram uma maquete de uma fossa biodigestora e falaram sobre a importância das espécies de abelhas sem ferrão.

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Em Espírito Santo do Dourado, o curso de doces foi uma das capacitações desenvolvidas pelo Expedição IFSULDEMINAS.
 

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, por meio da campanha “IF Aquece”, arrecadou roupas, sapatos, cobertores, livros, brinquedos, alimentos e produtos de higiene pessoal para doação aos migrantes. Durante a semana em Espírito Santo do Dourado, representantes da equipe do Campus Poços se reuniram com o prefeito da cidade. O encontro teve como objetivos debater sobre a qualidade ambiental das nascentes do Rio Dourado e apresentar um diagnóstico sanitário rural do município, em construção pelo campus.

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O curso de bonecas Abayomi beneficiou migrantes trabalhadores das plantações de morango.
 
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O grupo do Campus Poços também arrecadou e entregou doações para as famílias migrantes de Espírito Santo do Dourado.


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Texto: ASCOM - Poços de Caldas
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