Home Notícias Circuito Empreenda Poços
Circuito Empreenda Poços

IF, Prefeitura e Aldeia promoveram evento para empreendedores da zona sul de Poços

IMG_6715O Circuito Empreenda Poços foi idealizado a partir de um convite da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas ao IFSULDEMINAS – Campus Poços, através do vice-prefeito Flávio Henrique Faria, a ser parceiro na realização de um evento direcionado a empreendedores da zona sul da cidade. O professor Thiago Caproni Tavares, diretor-geral do Campus vislumbrou a criação de uma rede de interação entre os estudantes, professores, empresários da zona sul e a Prefeitura de Poços, e tão logo, iniciou a articulação junto ao curso de Tecnologia em Gestão Comercial, que na ocasião professores e estudantes organizavam a semana de curso e a empresa Aldeia Consultoria Júnior. No intuito de efetivar a parceria e alinhar a proposta, no dia 29 de setembro reuniram-se no campus, Thiago; Mateus Augusto Lopes Reis, Gerente da Seção de Políticas de Trabalho e Geração de Renda; Robson Nogueira Tomaz,  professor e coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Comercial; Sylvana Almeida, professora do curso; Daniel Tristão Franco, representante do SICOOB Saromcred; membros da Aldeia Consultoria Junior e líderes comunitários da região sul.

Fruto de uma parceria bem sucedida, o curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Campus Poços de Caldas, Aldeia Consultora Júnior e Prefeitura Municipal realizaram entre os dias 9 e 11 de outubro, o Circuito, com o objetivo de trazer conhecimento de questões que permeiam o dia a dia de gestores e potenciais gestores à frente de suas empresas, bem como a discussão de temas emergentes que fazem interface com mudanças inerentes e importantes que circundam o ambiente empresarial. Estiveram presentes servidores, estudantes, gestores, empreendedores de Poços de Caldas e região e demais interessados.

Para Robson, a organização do evento foi “trabalhosa e corrida, porém tudo transcorreu de forma maravilhosa. As expectativas superadas, não esperávamos a dimensão que o evento tomou. Destaco dois pontos importantes: o engajamento dos alunos e a vinda dos empresários e empreendedores, acredito que um momento com a participação efetiva da comunidade ainda não tinha ocorrido no campus.”

O estudante Célio Mateus de Melo, cursa o 4º período de Gestão Comercial, e foi um dos organizadores do evento, para ele a experiência servirá “como aprendizado tanto para os alunos, quanto para os empreendedores da região sul que aqui estiveram, foi muito enriquecedor, em todas as atividades sentimos um crescimento incrível de conhecimento, o que vai agregar para nossa vida e currículo.”IMG_8238

Mateus ressaltou o objetivo de unir iniciativas do poder público, da iniciativa privada e das instituições de ensino com um todo, "e mais do que isto, levar para a comunidade, e para os alunos assuntos referentes ao dia a dia dos empreendedores, e a capacitação e formação quanto mais melhor e nós acreditamos que essas iniciativas só tem a colaborar com o desenvolvimento da cidade e é preciso avançar, este é o primeiro Circuito e vamos realizar mais ao longo do tempo, descentralizando e levando para várias regiões da cidade, mas sempre com o mesmo objetivo.”

“Um evento de grande valia para empreendedores da zona sul e Poços de Caldas em geral, palestrantes de grande nível e reconhecimento nacional e internacional. Só quem se propôs a estar aqui e acompanhou as atividades é que tiveram a ganhar. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros eventos para o desenvolvimento da região. Em nome de toda comunidade da zona sul quero agradecer todos os que se empenharam para que esse evento acontecesse”, externou sua satisfação a líder comunitária da zona sul e parceira no evento, Claudete.

O Circuito terá caráter itinerante, e será levado a outras regiões de Poços de Caldas.

Texto e fotos: Heliese Pereira
31/10/2017, às 18:05