facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Empreenda Poços - Abertura
Empreenda Poços - Abertura

A abertura do Circuito Empreenda Poços contou com presença da comunidade externa e palestra motivacional

IMG_7973Unir iniciativas do poder público, privado e instituições de ensino em prol do fomento ao empreendedorismo na zona sul, bem como avançar nas políticas públicas e no desenvolvimento econômico de Poços de Caldas foram objetivos do Circuito Empreenda Poços, realizado entre 9 e 11 de outubro. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 9, e para compor a mesa de honra e abrir as atividades, foram convidados o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, professor Thiago Caproni Tavares; o professor do curso de Tecnologia em Gestão Comercial, Cássio Henrique Garcia Costa, que na cerimônia representou o coordenador do curso e organizador do evento Robson Tomás; o vice-prefeito de Poços de Caldas e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Henrique Faria; o Gerente da Seção de Políticas de Trabalho e Geração de Renda, Mateus Lopes; e estudante do curso de Tecnologia em Gestão Comercial Glaicon Otávio. Estiveram presentes servidores, estudantes, gestores, empreendedores de Poços de Caldas e região e demais interessados.

O professor Cássio agradeceu os patrocinadores e o professor Robson pela organização do evento, e disse ser uma honra e alegria receber empreendedores, docentes, alunos, empresários, em nossa casa para tratar de um tema tão importante e alinhado ao que tanto nosso país precisa, “que é o fomento ao empreendedorismo, inovação, geração de parcerias entre órgãos públicos e privados que trabalham em sinergia para realização de novas propostas de inovações e desenvolvimento regional.” O professor enfatizou o alinhamento da gestão pública de Poços de Caldas aos objetivos do campus, “que é importante para que a gente atinja o desenvolvimento, renda trabalho, e desenvolvimento regional para todos.”

O primeiro evento de muitos que ocorrerão em parceria com o setor empresarial e o Campus Poços de Caldas com o objetivo de avançar nas políticas públicas e no desenvolvimento econômico de Poços de Caldas, assim iniciou sua fala o vice-prefeito Flávio. Para ele o campus tem sido um grande parceiro, “e queremos avançar muito e construir coletivamente estas ações, com objetivo único de valorizar, levar para nossa sociedade a potencialização das nossas empresas e nossos empreendedores de regiões que são grandes centros econômicos, mas que estão distantes de ações que possam potencializar seu negócio.” Daí a importância do Circuito, de tentar aproximar o empresário que gera a receita com suas peculiaridades, sua pequena empresa e contribui muito para nossa economia. “Evento para valorizar os filhos da terra, empresários que contribuem no dia a dia com nosso município”, afirmou o vice-prefeito.

“Nosso objetivo é justamente unir a academia, o poder público e a iniciativa privada em torno de um único objetivo: desenvolver Poços de Caldas como um todo e começando simbolicamente este Circuito pela zona sul que tem um potencial enorme, a gente sabe que tem diversos empreendedores que vem lutando a muito tempo e precisam ser valorizados”, esse foi o tom do discurso de Mateus. Segundo ele, “precisamos correr contra o tempo para as inovações das startups e da tecnologia e juntos com as construções coletivas sempre são mais poderosas.”IMG_7999

Thiago, agradeceu Flávio e Mateus por mais uma oportunidade e enfatizou as parcerias junto a Prefeitura Municipal que deram certo e tem gerado bons frutos. Parabenizou os organizadores do evento e frisou a importância desses eventos para a potencialização e qualidade do curso, “os alunos têm que criar um portfólio para apresentar todo o potencial empregador e todas as oportunidades oferecidas. Semanas de curso, palestras, e cursos e eventos extracurriculares são muito importantes, é necessário viver o curso plenamente”. Desejou boas-vindas a todos que não fazem parte regularmente da instituição, mas que tem por missão integrar a comunidade e o poder público em todas as esferas. “Estamos dispostos a deixar a instituição de portas abertas para que a comunidade se sinta acolhida, mais precisamente da região sul onde estamos localizados”, afirmou Thiago.

A palestra de abertura intitulada “Pensando fora da caixa: como ser criativo e inovador. Vamos nessa viagem?”, foi marcada por efeitos sonoros, dinâmicas, viagens musicais, envolvimento do público e muita energia. Dill Casella, o palestrante, explicou o pensar fora da caixa e a diferença entre ser criativo e inovador, “o criativo tem ideias, e o inovador transforma estas ideias e agrega valor a elas. Quando inovo quero reinventar, recriar, realizar, empreender, buscar resultados, e não fico tentando adivinhar como os processos ocorrerão em minha carreira e vida. O inovador pensa fora da caixa pois enxerga alternativas para as possibilidades que o mundo nos oferece.” Ter espírito empreendedor sempre, disciplina, conhecimento do mercado que vai atuar, e fundamental a não aceitação do isso não é possível, possuir atitudes positivas são algumas características do inovador, porém é primordial tomar atitudes para potencializá-lo como permirtir-se às artes, andar sem rumo, ouvir o colaborador e o concorrente, cercar-se de pessoas inteligentes, pedir e agradecer sempre independente de qualquer religião. “A vida é um vôo e cabe a gente definir a altitude que queremos alçar e pousar a aeronave”, filosofou Dill.

Karina Rick, sommelier de cervejas e empresária do ramo cervejeiro, mora na região sul e ficou muito feliz com o convite da prima que tem uma padaria na região, “não conhecia o Instituto e é a primeira vez que estou visitando e ver que tem tudo isso tão perto de mim, me fez sentir vergonha de não fazer um curso aqui. Gostei muito da palestra, conhecia o Dill Casella de uma palestra que proferiu no SEBRAE, é fantástica, super motivadora.”

camera Confira, em nosso Face, todas as fotos da abertura do Circuito Empreenda Poços!

 

Texto e fotos: Heliese Pereira
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
31/10/2017, às 17:15