Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Empreenda Poços - Palestras
Empreenda Poços - Palestras

Quer saber quais foram os temas tratados nas palestras do Empreenda Poços? Leia a matéria!

IMG_8076A segunda palesta da noite (09/10), apresentou o case de sucesso da empreendedora Carol Martinelli, sócia-fundadora e diretora comercial da empresa Carol Coxinhas. Carol ingressou no ramo alimentício há cerca de 6 anos, com seu esposo, na cidade de Andradas. Eles transformaram uma lanchonete falida, na Hamburgueria mais apreciada e reconhecida da cidade, o desafio foi vencido. Mas de olho na qualidade de vida traçou outras metas, e inaugurou no ano de 2015 a Carol Coxinhas, em Andradas, com coxinhas servidas no copo. Após muito trabalho, persistência e planejamento, a Carol Coxinhas tornou-se uma franquia e atualmente conta com 42 lojas espalhadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e revelou na palestra o próximo passo ousado, expandir sua empresa para o exterior, ganhar o mundo. Para Carol, o sucesso é alcançado quando são traçadas metas muito bem definidas e se busca com muita persistência, “sempre pensamos na inovação, tínhamos o objetivo principal bem definido, e sabíamos onde queríamos chegar e ninguém nos convencia do contrário”, afirmou a empresária. Ela deixou dicas para os futuros empreendedores: “ousem e corram riscos calculados e não corram do risco, tracem metas, corram atrás dos seus sonhos e agarrem todas as oportunidades.”IMG_8105

Symon Hill, especialista em Comunicação Interpessoal abriu a noite do segundo dia (10/10), com a palestra “Líder: como melhorar a comunicação com sua equipe!” Symon apresentou técnicas para aprender a usar a comunicação a fim de empoderar a equipe e entender o pilar influenciar. “A definição que mais faz sentido sobre liderança é influenciar e apoiar outras pessoas na busca de determinados objetivos, é colocar o outro no fluxo.” O palestrante apontou os critérios importantes para manter uma boa comunicação com sua equipe, passe a escutar de forma ativa, seja claro e direto para manter uma comunicação assertiva e seja imparcial na percepção da realidade externa pelos sentidos. De acordo com Symon o feedback é um dos grandes dramas dos líderes “e para funcionar é necessário três características: estar focado nos resultado, ser impessoal, e ser ético”. A clareza é um item indispensável para uma comunicação eficiente entre os líderes e sua equipe, a maneira como se expressa tem que ser audível. “Toda vez que precisar passar informações use anotações, coloque por escrito, enumere as ideias. Comece pelo mais importante e repita, assim você dará a oportunidade de sanar possíveis dúvidas e peça para o colaborador explicar o que entendeu sobre a orientação”, essas foram as dicas passadas pelo palestrante para falar de modo claro. Assista alguns trechos da palestra!

IMG_8156Manoel Silvério Severini Junior, empresário do Atacado Vila Nova, sai da palestra com vários aprendizados para replicar na empresa gerenciada por ele, “os pontos que mais me chamaram a atenção foram a assertividade, a clareza, na comunicação de ideias, para você passar a mensagem você tem que saber muito bem o que quer, se não sabe o que quer você não consegue passar para seus funcionários os resultados que desejamos atingir”.

A advogada e professora universitária Vanessa Cristina Gavião Bastos, na palestra “Impactos da reforma trabalhista para empreendedores”, esclareceu os principais pontos da reforma trabalhista, e os impactos gerados para os patrões e empregados. “Dia 11 de novembro vamos nos deparar com uma realidade bastante diferente da que estamos acostumados, entra em vigor a Lei 13.467 – reforma trabalhista – uma lei que vai mudar a vida de empreendedores e trabalhadores. No total foram 108 artigos mudados ou acrescentados ou revogados, num total de quase 300 alterações nas leis trabalhistas”, afirmou Vanessa.  O assunto é polêmico e alguns pontos são considerados prejudiciais para o trabalhador, de acordo com a advogada a “palavra de ordem agora é ter cautela, a área de direito trabalhista é muito estranha, o poder judiciário é que vai julgar causas trabalhistas e os Juízes do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, e os tribunais do trabalho já se posicionaram no sentido de que interpretarão a nova lei trabalhista de forma a proteger o empregado, por isso é preciso ter cautela para aplicar estes instrumentos e acompanhar o que está sendo decidido sobre a nova lei trabalhista.”IMG_8221

Na última noite do Circuito (11/10), esteve presente o Prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, que falou aos participantes. Destacou o apoio da Prefeitura às iniciativas de empreendedorismo como o Circuito Empreenda Poços realizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas: “Poços hoje tem 15.000 universitários, 15.000 talentos e a gente precisa desenvolver, dar as oportunidades, para que a cidade se desenvolva mais. E um caminho bem promissor que enxergamos, e nós vamos investir neste desenvolvimento é destinar parte do lucro do DME para o incentivo de pesquisas e inovações”. E ainda revelou o lançamento do programa de empreendedorismo jovem nas comemorações do aniversário da cidade. “A estratégia é desenvolver o talento deste bem cedo nas crianças para que desenvolvam a criatividade e mais tarde sejam jovens que abrirão empresas, inicia com uma pequena ideia e fica grande”, afirmou Sérgio.

IMG_8213Logo em seguida, a empresa ECOS – Exposição e Comunicação apresentou o Workshop sobre Marketing Digital. A empresa é uma das engrenagens do Grupo SOITIC, que na prática, trabalha a comunicação e exposição com todos os recursos e potenciais da propaganda e marketing. O consultor comercial da empresa, João Guilherme, discorreu sobre a evolução da Propaganda Digital por meio da TIC e sua importância na atualidade. Descobrir como a tecnologia transformou e a forma com que as pessoas e as marcas passaram a se comunicar. O jeito de comprar mudou, principalmente na hora que visualiza os anúncios, na forma de vender graças a propaganda digital, esse foi o tema desenvolvido por Pedro Migoti, diretor da empresa. Uma das vantagens da propaganda digital “é que o consumidor vai pesquisar antes de comprar um produto, por conta da informação fácil disponível no celular e com o marketing de permissão o cliente vai até a empresa e interage com ela”, assegurou Pedro. Rodolfo Rodrigues, designer, ressaltou a importância da identidade visual para o posicionamento da sua marca e como gerenciá-la utilizando a ferramenta branding. Rodolfo definiu identidade visual como “conjunto de elementos gráficos ou não gráficos que vai delimitar toda sua conversa com seu público, engloba confiança, design, valores, estratégias, a sua própria logo, o marketing, e a sua identidade, podem ser através de símbolos, elementos gráficos, pessoas. É extremamente importante, pois através dela que você vai conseguir comunicar todos os valores de sua empresa.” A redatora, Isabela Castro, abordou o engajamento nas redes sociais no intuito de atingir o público-alvo é preciso construir uma persona para seu negócio, que é enviar a mensagem certa para as pessoas certas. De acordo com Isabela, “as empresas que não falam diretamente com seu público não sobrevivem ao mercado. O público precisa de voz e para falar ele precisa se identificar. Cada público faz parte de diferentes redes com suas características, seja no instagram, ou facebook, ou no youtube, a empresa precisa estudar qual a rede que seu público-alvo se encontra, e estar antenado é condição essencial para chamar sua atenção”. Relacionamento e fidelização dos clientes foram os temas de Arison Danziger, diretor comercial do Grupo Soitic. Atualmente é muito importante a gestão de relacionamento com o cliente para o faturamento da empresa, e consequentemente a manutenção do negócio. Para Arison o cliente é o centro de tudo, mas é necessário que a empresa levante e armazene informações sobre seu cliente, “seja através de meio digital, através de impressos, de pesquisa, envio de mala direta, cartão de aniversário, ou até mesmo ligar para saber se ele está satisfeito, cuidar da carteira de clientes para conquistar a carteira do cliente”.

A palestra de encerramento do Circuito foi proferida por Daniel Tristão Franco do SICOOB Saromcredi, patrocinador do evento. Ele apresentou as soluções de crédito e financiamento para empresas. “A premissa básica de acesso a crédito em qualquer instituição financeira é ter relacionamento + cadastro bem-feito + ausência de restrições”, enfatizou Daniel. O SICOOB tem como visão e missão a economia compartilhada e o capitalismo consciente, e também investe no empreendedorismo jovem, e dentre as ações que comprovam a preocupação do banco no investimento de jovens talentos foi a presença no maior evento de empreendedorismo jovem do mundo: O Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ 2017).IMG_8226

A iniciativa e as parcerias firmadas foram destaque na fala de Vinicius Ferreira Soares, formando do curso de Gestão Comercial: “eu achei boa a iniciativa do Circuito Empreenda Poços e do Instituto ser o anfitrião. Parabenizo todos os envolvidos, a Prefeitura, o SICOOB, e as organizações da região sul, acho que é muito importante e creio que para o curso de Gestão Comercial é muito bom ter essa interação com outros setores, e compõe a missão dos Institutos Federais”. Foi o primeiro evento que participou com tamanha amplitude, e expressou o desejo de acontecer mais vezes, “pois a experiência foi muito boa, os conteúdos foram muito bons, os temas relevantes, modernos e de muita aplicabilidade no dia a dia independente do setor e atuação do profissional.”

Apresentação da empresa júnior Aldeia Consultoria

IMG_7950Durante o evento, a Aldeia Consultoria Junior, empresa de consultoria empresarial multidisciplinar formada e gerida por acadêmicos dos cursos superiores: Ciências Biológicas, Engenharia de Computação, Geografia, Gestão Ambiental e Gestão Comercial do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, teve a oportunidade de apresentar seu trabalho. Atualmente os serviços prestados à comunidade vão de gerenciamento de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas, educação e sensibilização ambiental licenciamento ambiental, a sistema de informação geográfica (geoprocessamento), passando pelo marketing, pesquisa de mercado, organização de eventos, assessoria financeira e de RH, montagem e manutenção de computadores, desenvolvimento de websites e aplicativos, projetos de automação industrial e agropecuários. Com a finalização da elaboração do estatuto e registro da empresa, alguns projetos puderam ser desenvolvidos neste ano, tais como: o IF Portas Abertas, GEOTUR em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, na criação de um banco de dados da rede hoteleira de Poços de Caldas, aplicando o sistema integrado de informações geográficas, de geoprocessamento. Surgiu a primeira demanda de cliente externo. O cliente de Poços de Caldas pertencente ao ramo do café, encomendou uma pesquisa de mercado com a finalidade de analisar o potencial de Poços para a abertura de uma cafeteria. Outro projeto desenvolvido foi o Eletro Mais, em parceria com professor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Os consultores gerenciaram prestação de serviços relacionados à instalações elétricas, e intermediaram estágios para os alunos dos cursos de eletrotécnica com as empresas da cidade e região.

camera Confira, em nosso Face, todas as fotos das palestras do Circuito Empreenda Poços!

Assista alguns trechos da palestra “Líder: como melhorar a comunicação com sua equipe!”, com Symon Hill.

Texto e fotos: Heliese Pereira
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
31/10/2017, às 17:30