Home Notícias IF Portas Abertas
IF Portas Abertas

Campus Poços de Caldas abre as portas para a comunidade! Confira como foi!

IMG_9790No dia 25 de outubro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas abriu literalmente as portas para a comunidade através do IF Portas Abertas. Com o objetivo de realizar a integração, estudantes dos cursos técnicos e superiores do campus mostraram aos futuros alunos as atividades desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão e divulgaram as oportunidades. O IF Portas Abertas foi composto por dois eventos simultâneos ocorridos ao longo do dia, a V Mostra de Profissões e a Feira de Ciências (Poços Tec). Estiveram a frente da organização os professores Yull Heilordt Henao Roa, Ezequiel Junio de Lima, Andrezza Simonini, Elenice Carlos, Straus Michalsky e a assessora de eventos, Heliese Pereira.

Cerca de 376 estudantes de 13 escolas municipais e estaduais de Poços de Caldas e região prestigiaram o evento que contou com a participação de estudantes e servidores da instituição.

A equipe da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) recepcionou os visitantes, nesse momento recebiam instruções a respeito do vestibular para ingresso no primeiro semestre de 2018. E no encerramento da visita assistiam ao vídeo institucional.IMG_9805

Para a Mostra de Profissões, em sua 5 edição, os estudantes de Engenharia de Computação expuseram projetos desenvolvidos por eles com o objetivo de explicar sua área de atuação. Entre os experimentos que envolviam aplicações de veículos autônomos, estavam o drone e o carro RC com uma Inteligência Artificial capaz de simular a tomada de decisão de um ser humano para o deslocamento dos mesmos. No Laboratório de Física, os alunos mostraram experimentos sobre a dinâmica das rotações, ondas e ressonância. Entre as atrações, a simulação de um radar ultrassônico para carro, um experimento sobre os defeitos da visão e lentes corretoras.

O curso Técnico em Eletrotécnica abriu as portas de seus laboratórios para os visitantes conhecerem um pouco do dia a dia das aulas teóricas e práticas dos alunos. No Laboratório de Biologia, as estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deram explicações de zoologia, anatomia humana e sobre o funcionamento das células animais e vegetais. O público também pôde ver bem de perto, por meio de microscópios, como são as células de bactérias. Servidores e alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental também recepcionaram os participantes da Mostra. Na sala do curso Técnico em Administração e Tecnologia em Gestão Comercial, os professores da área falaram sobre os cursos e sobre as funções do administrador. O curso de Licenciatura em Geografia trouxe amostras de rochas e minerais para serem apreciadas pelos visitantes, além de slides sobre o curso e material de cartografia, mostrando como é a produção de mapas. O curso Técnico em Edificações recebeu os visitantes com informações úteis e explicações por meio de maquetes de construções.

IMG_9861A novidade ficou por conta da Feira de Ciências, intitulada Poços Tec. Com tema livre os alunos dos cursos integrados ao ensino médio foram instigados a produzir projetos de pesquisa com a intenção de fomentar a ciência. Na Feira tiveram a oportunidade de divulgar os resultados, seja no formato de maquetes, experimentos, exibição de documentários, dentre outros, além de proporcionar o compartilhamento de ideias e experiências entre estudantes e comunidade em geral, as feiras de ciências permitem o progresso na área científica fazendo-se valer de um instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar.

Ao todo, foram 38 projetos inscritos em diversas áreas, e além dos relatórios as equipes podiam submeter vídeos que foram apreciados pelo público.

Dentre os projetos apresentados, o MindCub3r chamou a atenção por apresentar um robô montado com peças de Lego, capaz de resolver um cubo mágico, através de conhecimentos adquiridos durante os cursos técnicos em informática e em eletrotécnica para a montagem e programação. Outro projeto bem visitado foi Aplicação do Mendelismo em Rattus Novergicus, em que ratos de verdade foram utilizados para exposição dos estudantes.

A questão da inclusão social de portadores de deficiência esteve presente em dois projetos: Sistema de Baixo Custo de Auxílio para Deficientes Visuais Utilizando Sensores Ultrassônicos e Jogo Didático Adaptado para Estudantes com Deficiência Visual. Os alunos visitantes das instituições AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais) e ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) puderam interagir e trocar conhecimentos com os membros das equipes proponentes.IMG_9942

Ao longo da Feira os trabalhos foram avaliados pelos servidores considerando os seguintes critérios: criatividade e inovação, método científico ou de engenharia, profundidade, habilidades, apresentação oral e clareza. E no final as melhores propostas foram premiadas.

Conheça todos os trabalhos!!!

Vencedores

Categoria geral

1 lugar - Páginas Amarelas: Aplicação WEB para facilitar o encontro de dados de empresas de Poços de Caldas

2 lugar - Desgeneralizando: Gênero e Sexualidade na ponta do lápis

3 lugar - Portal Crejoá : Ambiente colaborativo de apoio à reciclagem e ao meio ambiente

Categoria criatividade

MindCub3r

Categoria vídeo

Portal Crejoá: Ambiente colaborativo de apoio à reciclagem e ao meio ambiente. Assista ao vídeo!

O IF Portas Abertas foi destaque na TV Plan!

camera Confira, em nosso Face, todas as fotos do IF Portas Abertas!

Texto: ASCOM
Fotos: Heliese Pereira