Home Notícias 2ª EXPOART
2ª EXPOART

Exposição de pinturas levanta reflexões acerca da liberdade de criação, tolerância e respeito

100_3700No período de 30 de outubro a 06 de novembro a 2ª Expoart reuniu 167 obras de 150 pintores no Espaço Cultural da URCA, em Poços de Caldas. A exposição foi resultado do projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, no qual através da promoção de aulas gratuitas de pintura em formato de oficinas visou potencializar a criatividade, desenvolver conhecimentos teóricos de História da Arte e a habilidade do desenho e da pintura, gerar intercâmbio de estilos e técnicas artísticas, incentivar momentos lúdicos e prazerosos, fortalecer os elos com a comunidade escolar e com a comunidade externa, além de fomentar o uso de mídias sociais para as ações educativas e criação de grupos de interesses comuns. O projeto é coordenado pelo professor Márcio Bess, e conta com o instrutor bolsista José Tavares, e os voluntários Renan Ribeiro e Nair de Castro. O curso realizado neste ano atendeu mais de 150 pessoas, e já possui lista de espera para 2018, quando novas turmas serão abertas. Participaram alunos, servidores e comunidade externa, todos iniciantes na arte da pintura.100_3712

Na exposição tiveram a oportunidade de exporem suas primeiras experiências nessa arte, as fotos explicam a presença de grande quantidade de releituras, pois, são fruto do exercício pedagógico do processo de aprendizagem. “A releitura oferece ao aluno a liberdade de modificar, acrescentar ou simplesmente pegar algum detalhe da obra relida para compor a sua própria obra, para isso são imprescindíveis muita habilidade e técnica, elementos que os alunos poderão desenvolver com o tempo de estudo e de aperfeiçoamento”, explica Márcio.

O professor ainda enfatizou a liberdade de criação, expressão e o formato dinâmico das aulas como pontos importantes do curso, “havendo liberdade de criação e expressão, os alunos produzem livremente sua arte, escolhendo suas técnicas e temas preferidos. O resultado desse processo é uma rica diversidade de obras, que foram expostas durante o período que a exposição permaneceu aberta à visitação.”

100_3723Uma das obras foi alvo de polêmica e críticas que envolveu toda a comunidade poços-caldense em torno de um desenho com beijo entre super-heróis. Durante toda a exposição ocorreram discussões nas redes sociais sobre o conteúdo do quadro, e travaram embates os defensores da promoção de reflexões em torno da liberdade de expressão, do exercício de tolerância, respeito mútuo e aceitação da diversidade, e aqueles que defendiam o ponto de vista contrário.

O monitor Renan Ribeiro postou nas redes sociais uma carta aberta onde amplia discussão e responde as críticas negativas que a obra exposta sofreu. Leia a carta!

“Eventos dessa natureza são de fundamental importância, pois estão alinhados às políticas de inclusão da instituição de ensino, promoção da arte e da cultura”, enfatizou Thiago Caproni, diretor-geral do campus.

O monitor José Tavares lembrou os diferentes perfis dos participantes do curso, que são alunos de distintas localidades, idades, escolaridade, condições financeiras, portadores de deficiências, dentre outros. “Todos interagem igualmente e em harmonia, desenvolvem suas habilidades e saberes dentro do seu ritmo próprio, para isso, as metodologias usadas são facilitadoras e adaptadas de acordo com as necessidades de cada um”, salientou o instrutor.

Sobre o formato dinâmico do curso, a professora Nair reforçou a “movimentação e alegria contagiante que promoveu a união do grupo, a socialização dos materiais e o intercâmbio de técnicas e habilidades.”100_3763

Para o professor Márcio tanto curso quanto a exposição foram sucesso, alcançaram os objetivos e os resultados finais superaram as expectativas, “segundo servidores do espaço da URCA, a 2ª Expoart foi uma das exposições de maior procura dos últimos tempos.” E ele ainda teceu agradecimentos aos parceiros, “por meio do Secretário de Cultura, Hudson Vilas Boas, agradeço a parceria com a Secretaria de Cultura de Poços de Caldas e através da Mariana Chaves agradeço a todos os funcionários do Espaço Cultural da Urca pela acolhida.”

O material de qualidade produzido para a exposição e as reflexões por ela geradas foram destaque na mídia.

PORTAL G1 (Globo Sul de Minas)assista aqui!

TV PLAN

camera Confira, em nosso Face, todas as fotos da Exposição!

Texto: Márcio Bess, com revisão da ASCOM
Fotos: Márcio Bess