Home Notícias Formação Pedagógica
Formação Pedagógica

Docentes e técnicos administrativos participam de capacitação em educação a distância

IMG_0147-001Discutir os desafios e os novos rumos da Educação a Distância no IFSULDEMINAS foi o objetivo do Encontro de Formação Pedagógica, realizado no dia 08 de novembro, que contou com a participação de docentes e técnicos administrativos. O Diretor de EaD do IFSULDEMINAS, professor Giovane Silva e o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, professor Mateus dos Santos conduziram a reunião.

Giovane apresentou um breve histórico da EaD no IFSULDEMINAS, cujo modelo utilizado é a EaD financiada com recursos próprios, ou seja, a EaD Institucional. Atualmente, um dos grandes desafios dessa modalidade de ensino diz respeito à implantação de uma política de qualidade que reduza a evasão nos cursos à distância, e consequentemente eleve os indicadores diretamente relacionados à liberação de recursos orçamentários para manutenção dos programas. “A nossa preocupação é pensar a EaD com responsabilidade, não queremos competir com recursos escassos e sim gerar recursos próprios. Uma das estratégias encontradas para melhorar os índices foi abraçar os programas oferecidos pelo governo que acarretam a liberação dos recursos, como por exemplo o MedioTec”, salientou o diretor.IMG_0151

Dentre as medidas adotadas para fomentar a política de EaD institucional estão a otimização da postagem dos materiais no ambiente virtual por meio da contratação de um designer instrucional, articulação de cursos intercampi, pagamento de instrutores através do Programa Institucional de Bolsas (PIBO) e a construção do Centro de Referência Itanhandu, ligado à Reitoria com o objetivo de buscar parceiros na oferta de cursos à distância. Como perspectivas para o futuro o diretor citou: fomentar 20% da carga horária semipresencial, oportunizar ao professor treinamentos para melhor utilização das ferramentas, articular CEADs e adequar a normativa docente à nova realidade.

O Campus Poços de Caldas foi citado por Giovane como modelo de que é possível implementar uma EaD com qualidade. Silvio Boccia P. O. Sá, coordenador adjunto do E-Tec e Pronatec do Campus, atribuiu o êxito ao trabalho em equipe: "penso que a organização, disponibilidade, planejamento e trabalho em equipe fazem parte, de alguma, forma disso que o Professor Giovane caracterizou como sucesso mas que eu entendo como parte de um processo, ou seja, inicialmente há êxito pelo foco em apenas um curso, o que facilitou as questões de montagem de equipe e re-estruturação do PPC. No entanto, há um longo percurso, e o sucesso saberemos se foi efetivo no final do próximo ano quando o curso terminar".

Giovane sintetizou os anseios para a modalidade: “o que nós queremos é não depender de fomento do MEC, não sobreviver de bolsas e caminhar a EaD Institucional que até então está sendo acertada. Com esta política somos a 2ª ofertante de EaD Institucional em todo o país, ficando atrás do IFRN”.

IMG_0162-001Design e a utilização dos recursos computacionais foram os temas desenvolvidos pelo professor Mateus. Quando o método ou a forma didática não são claros ou específicos para o aluno, ou quando ele não consegue entender o que está sendo apresentado, podem ser motivos para ocorrer a evasão nos cursos à distância. Segundo o professor, “alguns sistemas não são preparados e montados pensando no usuário, muitas vezes foi pensando que o usuário aprendesse aquilo e não pensando que o usuário deverá usar aquilo.”

Portanto, o sistema precisa ser bem pensado, elaborado e implementado, e observar alguns princípios básicos é fundamental, tais como: interação amigável com o sistema, layout de apresentação do material, pensar que o sistema será acessado de outros dispositivos. Os ícones de indicação, as cores, o tamanho da fonte e a posição dos objetos também são pontos importantes quando se trata da usabilidade e acessibilidade digital.

Para finalizar o encontro, Mateus lançou uma questão para o grupo refletir: “O que estamos fazendo para atender às demandas da educação a distância em termos computacionais, será que estamos tendo a preocupação com design, cores, posicionamento, dispositivos utilizados na produção do material didático?”

Texto e fotos: Heliese Pereira
16/11/2017, às 16:40