Home Notícias Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa

Projetos de pesquisa: submissão de propostas até 16/02/18

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, por meio do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão – NIPE, torna público o edital e convoca os interessados a apresentarem propostas para obtenção de bolsas e fomento interno para projetos de pesquisa a serem desenvolvidos durante o ano de 2018.

Os proponentes/coordenadores das propostas poderão apresentar mais de 1 (um) projeto. Entretanto, projetos adicionais de um mesmo proponente/coordenador somente serão contemplados caso haja sobra de recurso. O projeto contemplado será o melhor pontuado pela avaliação.

As propostas deverão ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa em formato PDF (Anexo II), com no máximo 15 páginas, em fonte Arial; tamanho 11; espaçamento entre linhas 1,5; parágrafo 1,25 cm; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm. O limite de 15 páginas refere-se exclusivamente ao Anexo II não incluindo o plano de trabalho dos alunos de iniciação científica (Anexo III) nem o formulário “Pesquisa de Prospecção Interna” (Anexo V).

Os projetos de pesquisa que envolvam experimentação com animais, seres humanos ou organismos geneticamente modificados deverão estar em conformidade com a legislação pertinente à ética em pesquisa.

Cada projeto apresentado deverá prever despesas no valor máximo de R$ 6.000,00 (seis mil reais), incluindo valor de custeio, capital e bolsas.

Os proponentes que tenham, no mínimo, título de Mestrado poderão solicitar bolsas para discentes, a fim de orientá-los. Para cada bolsa solicitada, o coordenador deverá anexar um plano de trabalho para o aluno bolsista (Anexo III). O valor da bolsa para alunos matriculados no curso integrado será de 100,00 (cem reais), para os alunos do curso subsequente de R$200,00 (duzentos reais) e para alunos do curso superior de R$400,00 (quatrocentos reais).

O orientador deverá disponibilizar, pelo menos, 2 (duas) horas por semana à orientação do aluno e incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista.

O período de vigência das bolsas de discentes será de abril de 2018 a novembro de 2018, totalizando até 8 (oito) bolsas. 5.6. O período de vigência das bolsas de bolsistas externos será de maio de 2018 a novembro de 2018, totalizando até 7 (sete) bolsas

Os proponentes devem realizar o cadastro no GPPEX (http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/index.php/login), identificando-se como coordenadores do projeto e cadastrando todos os integrantes do projeto e, ainda, devem submeter ao presente edital (Edital 39/2017) no período de 16 de novembro de 2017 a 16 de Fevereiro de 2018.

Coordenadores e alunos bolsistas se comprometem a participar da Jornada Científica e Tecnológica promovida pelo IFSULDEMINAS e da Mostra Científica promovida pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, apresentando os resultados parciais ou finais do projeto.

cronograma edital de pesquisa 1

cronograma edital de pesquisa 2