Home Notícias Doutorado defendido
Doutorado defendido

Docente do Campus Poços comemora defesa de doutorado pela USCS em Gestão e Regionalidade

IMG_5072O professor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Thiago de Sousa Santos, comemora a recente defesa de seu doutorado em Gestão e Regionalidade pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). A defesa realizada no dia 04 de dezembro teve como orientadora a professora Dra. Raquel da Silva Pereira (USCS), e membros da banca os professores doutores Eduardo de Camargo Oliva (USCS), Priscila Ferreira Perazzo (USCS), Cleber Carvalho de Castro (UFLA) e Alessandro Marco Rosini (FMU).

A pesquisa

Intitulada “Desenvolvimento regional, governança e turismo na região do Campo das Vertentes: análise de três municípios da Estrada Real”, a tese de doutorado do professor Thiago, teve como foco analisar o papel da governança no Desenvolvimento Regional a partir do turismo na região do Campo das Vertentes. A partir da verificação dos fatores econômicos, políticos, sociais e culturais que contribuem para o desenvolvimento do turismo na região, identificou-se os impactos gerados à população tendo em vista a perspectiva do Desenvolvimento Regional. Foram analisados os mecanismos de governança utilizados tendo como objeto de estudo os municípios de Tiradentes, São João Del Rei e Prados. Também foram identificadas as ações de turismo, seus resultados e articulações de instituições como Instituto Estrada Real, Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Associações Comerciais e Empresariais, SEBRAE e ainda as Políticas Públicas de Turismo desenvolvidas.IMG_5043

O estudo permitiu compreender as características e comportamentos dos atores do setor de turismo como uma atividade fomentadora do Desenvolvimento Regional nos municípios estudados. Verificou-se as relações entre as políticas públicas de turismo, a governança existente e a influência no Desenvolvimento Regional. Utilizou-se ainda o Software Atlas TI na investigação o que possibilitou uma análise mais profunda e criteriosa no cruzamento dos dados coletados.

IMG_5067Resultados

Com a finalização da tese, foi possível constatar que o enfrentamento de problemas locais com uma visão mais ampla em relação a limitações regionais, sugere maior integração e uma espécie de intercâmbio das políticas públicas municipais, para que os resultados sejam percebidos em dimensões além dos limites geográficos entre os territórios. Assim, verificou-se que os elementos de governança adotados permitem sistematizar os interesses, estabelecer prioridades, compreender as disparidades existentes, mediar divergências políticas de forma a transacionar as ações realizadas na região. Percebeu-se que em decorrência deste processo, foi possível gerar reflexão entre os agentes sobre as necessidades regionais mais relevantes a serem superadas, a fim de construir políticas públicas unificadas de modo a fortalecer o turismo e contribuir para desenvolvimento da sociedade.

Premiação

O estudo que deu origem a tese já havia sido premiado como melhor projeto apresentado no Consórcio Doutoral do XIX Seminários de Administração – SEMEAD, promovido pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo em 2016.

Texto e fotos: ASCOM com informações do Prof. Thiago Santos
20/12/2017, às 11:45