Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 19h17 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 17h51 | Acessos: 20828

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (EaD e Subsequente ao Ensino Médio)

work 731198 1920O curso Técnico Subsequente em Desenvolvimento de Sistemas ofertado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas foi estruturado para contemplar as competências gerais da área de informática, com ênfase no desenvolvimento de soluções computacionais para as diversas plataformas existentes na atualidade.

O curso segue as orientações dispostas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2015) e faz parte do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação. O eixo tecnológico de Informação e Comunicação compreende tecnologias relacionadas à infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações. Abrange concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações; especificação de componentes ou equipamentos; suporte técnico; procedimentos de instalação e configuração; realização de testes e medições; utilização de protocolos e arquitetura de redes; identificação de meios físicos e padrões de comunicação; desenvolvimento de sistemas informatizados; e tecnologias de comutação, transmissão e recepção de dados.

A base de conhecimentos científicos e tecnológicos do curso é composta por disciplinas do ensino básico, politécnico e tecnológico, contemplando os estudos sobre ética e direitos humanos, raciocínio lógico, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, formando profissionais que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade. Acesse aqui o Projeto Pedagógico do curso (PPC) e a matriz curricular.

Objetivos

O objetivo do curso é formar Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, visando aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos. O curso visa oferecer ao aluno subsídios teóricos, práticos e metodológicos para que, ao longo de sua formação, ele possa:

• Ter uma visão geral de instalação, uso e manutenção de computadores e programas (utilitários e sistema operacional) e a construção das competências necessárias para o domínio dos princípios de funcionamento de um sistema de computadores, qualificando-o a instalar e configurar o sistema, identificar e corrigir anomalias, monitorar o desempenho e adequar o uso às necessidades do usuário;
  • Desenvolver competências inerentes ao estudo da lógica de programação, banco de dados e modelagem de sistemas, qualificando-o para desenvolver sistemas computacionais com ou sem ênfase no ambiente Web e em dispositivos móveis;
  • Aprimorar o raciocínio lógico, desenvolver o senso crítico, o respeito ao próximo e à vida em sociedade;
  • Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos de desenvolvimento de sistemas, realizando abordagem teórico/prática;
  • Estudar e discutir temas e tendências atuais, bem como trocar conhecimentos a fim de satisfazer suas necessidades e do mercado de trabalho;
  • Aprender e buscar alternativas para solucionar problemas no âmbito profissional.

Dados gerais do curso

Nome do Curso

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Subsequente

Educação a Distância -EaD

Eixo Tecnológico

Informação e Comunicação

Local de funcionamento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS - campus Poços de  Caldas e polos de educação a distância.

Ano de implantação

Habilitação

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Número de Vagas

150* (distribuídas em 3 polos, sendo 50 vagas por polo)

Forma de ingresso

Requisito de acesso

Portador de diploma de Ensino Médio

Duração do Curso

1 ano e 6 meses (3 semestres)

Periodicidade de oferta

1 ano e 6 meses (3 semestres)

Carga horária total

Ato autorizativo

Portaria de

reconhecimento

* Esse quantitativo de vagas inicialmente estabelecido poderá ser ampliado em ofertas futuras mediante: (i) identificação de demandas; (ii) interesse e disponibilidade dos polos parceiros; e (iii) interesse e disponibilidade do campus ofertante.

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo com o Prof. Straus Michalsky e saiba mais sobre essa oportunidade de estudo ofertada pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.