Home Notícias Dança dos tangarás
Dança dos tangarás

Equipe do Terra da Gente flagra evento raro acompanhada por professora e estudante do Campus

A riqueza de espécies animais, especialmente das aves encontradas na região de Poços de Caldas sempre fascinou o estudante de biologia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Ederson Godoy, que além de fotógrafo profissional é também Guia de Visualização de Aves.

Em uma das saídas de campo para fotografar estes animais, o futuro biólogo se deparou com uma cena bastante rara, que é a dança de acasalamento do Tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), ave comum na região mas desconhecida do grande público. O estudante de biologia entrou em contato com o programa Terra da Gente, transmitido pela EPTV, que se interessou em filmar esse evento raro.

Durante 4 dias o estudante, junto a equipe do programa percorreram as matas da região e conseguiram filmar esse cortejo elaborado. As imagens que passam no programa foram feitas na mata da Serra de São Domingos, próximo ao Cristo, ponto turístico de Poços de Caldas.

A bióloga e professora da disciplina Comportamento Animal e coordenadora do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Jane Piton Serra Sanches, foi convidada pelo programa para esclarecer um pouco sobre esse complexo ritual de corte. Jane explica o fenômeno: “esse é um ritual pouco comum no reino animal, pois os pássaros machos dançam em cooperação para que a fêmea assista e escolha a dança que mais a agrada. Ela não escolhe pelo melhor macho, mas sim pela melhor dança. E se gostar da exibição se acasala com o macho alfa, o dominante do grupo.”

Ainda ressalta que além da beleza dos Tangarás, personagens de um lindo espetáculo de se ver, esses pássaros, por se alimentarem de frutos, são importantes dispersores de sementes, sendo essenciais para a manutenção das florestas onde vivem. “Apesar de não percebermos estamos cercados por uma incrível riqueza de espécies, importantes para o ambiente onde vivemos”, afirma a bióloga.

Para divulgar uma parte dessa riqueza, o estudante e fotógrafo, Ederson Godoy, a professora Jane e outros colaboradores, estão preparando um guia das aves da região de Poços de Caldas, que será lançado em formato de livro.

Assista o registro de um dos mais belos espetáculos da fauna brasileira: o balé do tangará dançarino no ritual de conquista da fêmea.

Texto: Jane Piton, revisado pela ASCOM
22/12/2017, às 14:15