Home Notícias Formatura do Integrado
Formatura do Integrado

Instituto Federal realiza formatura dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Informática

IMG-20180121-WA0002 (1)Após tanto esforço, dedicação e superação de desafios, cerca de 60 alunos concluintes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foram recompensados com a tão sonhada noite de formatura. A cerimônia ocorreu na noite do último sábado (20/01). Familiares, amigos e servidores prestigiaram o evento realizado no ginásio do Colégio Jesus Maria José.

Constituíram a mesa de autoridades o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Poços, Mateus dos Santos; o paraninfo e patronesse dos formandos do curso Técnico em Informática, professor Straus Michalsky e professora Larissa Cristina Benedini; a paraninfa e o patrono dos formandos do curso Técnico em Eletrotécnica, professora Lerice Garzoni e professor Carlos Alberto Viana.

IMG_1294recorte

De pé, todos saudaram com palmas a entrada dos formandos. O juramento foi feito pela aluna Rebeca Rosa. Depois da outorga de grau proferida pelo reitor do Instituto, todos os formandos puderam colocar o capelo e ouvir os discursos dos oradores das turmas. Em seu discurso pela turma do curso Técnico em Informática, as formandas Natália Lago e Júlia Silva enfatizaram os desafios do futuro, contudo indicaram a coragem e acreditar no potencial de cada um para enfrentarem a incerteza do que estar por vir: “tenho certeza que nesta nova etapa da vida há algo maravilhoso guardado para cada um de vocês, um caminho repleto de sucesso e realizações. E como último conselho, peço para vocês nunca pararem de sonhar, sempre cumpram seus objetivos e alcancem tudo que almejam. E quando tudo parecer perdido e se encontrarem sem saída, tenham ainda mais esperança de achar alguma coisa que renove a fé de vocês, independente do que for e como for desejo que sejam muito felizes.”

As professoras Lerice Garzoni e Larissa Cristina Benedini discursaram em nome de todos os professores homenageados pelos formandos.

IMG_1304Em seu discurso de encerramento, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, destacou o papel dos Institutos Federais na educação brasileira no atual cenário de incertezas da política brasileira: “nosso compromisso é com a formação cidadã de nossos alunos, repassando a eles os princípios da ética, dignidade e honestidade. Temos implantado programas de sustentabilidade preocupados com o meio ambiente e destaco também o aumento considerável de alunos matriculados, fato que comprova os Institutos como referência na educação pública e de qualidade.” Ainda agradeceu aos pais e familiares por confiarem parte da educação de seus filhos ao IFSULDEMINAS.

Para Rebeca Rosa, formanda do curso Técnico em Eletrotécnica, os três anos de estudo no IF tiveram os seus percalços, “foram anos de responsabilidade, de amadurecimento e de diferenças.” Apesar das dificuldades, ela disse que sente preparada para entrar mercado de trabalho e ingressar no ensino superior. “Os Institutos Federais são ótimos e estar lá é uma oportunidade que todo mundo deve ter.” Ainda enfatizou o desenvolvimento da opinião crítica e humana da sociedade que o Instituto proporcionou a ela.

A formanda do curso Técnico em Informática, Carollina Nunes, diz que sente realizada em ter finalizado uma etapa de sua vida no Instituto: “tivemos momentos inesquecíveis que, infelizmente, poucas pessoas têm a oportunidade de presenciar. O ensino do IF é muito bom e cada ”puxão" de orelha foi essencial para que eu chegasse até aqui.”

Confira, em nosso Face, todas as fotos da formatura!

Fotos e texto: Heliese Pereira
22/01/2018, às 13:01