Home Notícias Melhorias no Campus
Melhorias no Campus

Para o bem-estar dos estudantes e servidores, benfeitorias são executadas no Campus Poços

IMG_1406Estudantes e servidores retornarão das férias com novidades nos ambientes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Nas salas de aula foram instaladas cortinas e lousas de vidro. Já as salas do prédio administrativo, pedagógico e do curso de Eletrotécnica receberam cortinas. O prédio do curso Técnico em Edificações está passando por uma reforma no piso, que será parcialmente substituído. O laboratório didático passou por revitalização.

As benfeitorias, úteis e necessárias, visaram a melhoria dos espaços, tendo em vista a qualidade das aulas e dos ambientes de trabalho, além de oferecer bem-estar aos estudantes e servidores. Saiba quais são os ganhos para o Campus com cada ação.

Cortinas

Uma das reclamações dos estudantes e servidores era o excesso de claridade nas salas de aula e administrativas, o problema foi solucionado com a instalação de cortinas. Além de serem belas peças decorativas, elas também serão muito úteis e funcionais para controlar a luminosidade e escurecer o ambiente – seja para assistir a um filme, uma projeção ou uma apresentação. Outra vantagem é que elas conseguirão absorver parte dos ruídos externos, sendo assim contribuirão para um ambiente em silêncio ou menos ruidoso, algo necessário para proporcionar um maior conforto aos ocupantes dos espaços onde foram instaladas.IMG_1402

Lousas de vidro

O Campus sempre em busca de soluções modernas e eficientes, encontrou uma alternativa de alta durabilidade e com baixo custo de manutenção para substituição das lousas comuns, as denominadas lousas de vidro. Resistente e versátil, essa ferramenta de comunicação em vidro apresenta diversas vantagens em comparação às lousas comuns: ela é fácil de limpar, não mancha, não risca e ainda valoriza o ambiente.

IMG_1409Reforma do piso

As peças de cerâmica do piso do prédio de Edificações se desprenderam e estufaram, por esse motivo, tornou-se inevitável a troca dos azulejos.

Revitalização do laboratório didático

O laboratório didático será utilizado pelos estudantes dos cursos de licenciaturas e pelas aulas de Artes dos cursos integrados. Além de cortinas e quadro de vidro, foram colocadas mesas redondas e um mesão grande.

Instalação de novos pontos de acesso à internet

A ação visou a melhoria da conexão e velocidade da rede sem fio do Campus.

IMG_1439

De acordo com André Gripp de Resende Chagas, professor e coordenador de ensino do Campus, as compras contribuirão para que os professores executem suas funções com mais qualidade, “as lousas tradicionais ficavam arranhadas e manchadas com o tempo. Isso dificultava seu uso pelo professor, prejudicando a execução do trabalho pedagógico. Já as novas lousas de vidro não apresentam esse problema.” Ele acredita que a troca das lousas é um avanço para nosso campus e a compra das cortinas para as salas de aula também vem a contribuir nessa mesma direção, “pois o reflexo causado pelo sol nas lousas dificultava sua leitura e impedia que se utilizasse o data-show em determinados horários”, afirmou André.

Luis Adriano Batista, administrador e diretor de administração e planejamento do Campus, explicou as manobras efetivadas pela atual gestão com o intuito de melhorar a qualidade das aulas e também dos ambientes de trabalho: “tendo em vista as necessidades e demandas do Campus Poços de Caldas efetuamos mudanças no orçamento através de trocas ocorridas entre custeio e capital, nesse sentido, a gestão conseguiu adquirir alguns itens necessários para que a comunidade escolar tivesse ganhos para o novo ano de 2018.” O diretor ainda citou a aquisição de novas carteiras e também mobiliários para o Campus, através de aquisição direta e também por meio de doações.

Ações futuras

Nos próximos dias serão instaladas telas de projeção nas salas de aula com o objetivo de evitar o reflexo das projeções.

Texto e fotos: Heliese Pereira
29/01/2018, às 15:43