Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 19h31 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 16h42 | Acessos: 3236

Campus Poços é selecionado para se tornar Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica

solar 1O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acaba de ser selecionado, pelo Programa EnergIF da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), para se tornar um Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica (CRESFV). Por ter sido selecionado, o campus receberá um recurso de R$200mil para a implantação do Centro, realização de pesquisas e oferta de cursos, entre eles, a pós-graduação Lato Sensu de Especialista em Sistemas Fotovoltaicos.

Dos 41 institutos federais brasileiros, apenas 10 concorreram à possibilidade de se tornarem Centros de Referência em Energia Solar Fotovoltaica, por possuírem as estruturas e atividades necessárias. Dentre esses 10 institutos que concorreram, apenas cinco foram, de fato, selecionados, entre eles, o Campus Poços de Caldas, que conquistou a terceira posição nacional. “Nós vamos verticalizar o nosso ensino. Então, com a criação do Centro, também poderemos ofertar pós-graduação, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica, que já ofertamos. Com essa nova possibilidade, vamos atender toda a região”, destacou o professor Ezequiel Junio de Lima, que será um dos coordenadores do CRESFV, juntamente com os professores Bruno Carmelito e Yull Heilordt.

De acordo com o professor Ezequiel, ações e projetos do Campus Poços na área de energia solar fotovoltaica, como o Projeto IF Solares (clique aqui e saiba mais), contribuíram para essa conquista do campus junto ao MEC. “O Centro vem consolidar o nosso trabalho aqui no campus. Já temos dois projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) firmados com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com a DME Poços de Caldas nessas áreas de energias fotovoltaicas e eletromobilidade. Essa mudança vem trazer um aporte para o campus e para o IFSULDEMINAS, dando destaque para a nossa instituição entre todos os IFs do país. Vem para firmar o nosso campus como uma unidade especializada em energia solar fotovoltaica, onde vai ter essa característica de trabalho com energias renováveis. É um apelo ambiental também; uma energia limpa”, mencionou o coordenador. O docente agradeceu todo o apoio e incentivo que o Campus Poços recebeu da reitoria do IFSULDEMINAS, direção-geral e depois diretorias e coordenadorias do campus, para que o projeto do Centro de Referência se tornasse uma realidade.

Com os recursos adquiridos pela Setec para a implementação do Centro, o Campus Poços de Caldas irá expandir, com a aquisição de novos containers e equipamentos, sua estrutura de laboratório para análises relacionadas à energia solar fotovoltaica. As reuniões de preparação dos trabalhos e as primeiras atividades para a implantação do Centro terão início já nas próximas semanas.

centro energia solar


Informações: Prof. Ezequiel Junio de Lima
E-mail: ezequiel.limaEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: ASCOM - Poços de Caldas
https://www.facebook.com/ifpocosoficial/
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
10/07/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página