Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Menção Honrosa
Menção Honrosa

 Estudantes de Engenharia de Computação conquistam menção honrosa em renomada competição nacional

WhatsApp Image 2018-02-19 at 17.42.37Os estudantes do curso de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Vanessa Cristina Furtado Fagundes e Cristiano Furtado Fagundes conquistaram menção honrosa, categoria “Educação”, na edição 2018 do programa Campus Mobile, na qual concorreram com o projeto Q-Braille.

A premiação aconteceu no dia 02 de fevereiro, em São Paulo. Os estudantes tiveram suas despesas de deslocamento e estadia custeadas pelo Instituto NET Claro Embratel, no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro. Na oportunidade, participaram de palestras, workshops e orientações para o desenvolvimento do projeto.

O projeto premiado consiste em um aplicativo para dispositivos móveis que realiza a transcrição de textos da língua portuguesa da escrita à tinta para o Braille negro, de modo a auxiliar o professor na confecção de material didático a alunos com deficiência visual. O projeto foi selecionado dentre 575 inscritos.WhatsApp Image 2018-02-19 at 17.44.45

Estimular talentos

O programa Campus Mobile é uma iniciativa do Instituto NET Claro Embratel em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-TEC), com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). O principal objetivo do programa é estimular jovens universitários a desenvolverem aplicativos ou serviços para telefonia móvel (celulares e tablets) que contribuam com o desenvolvimento social do Brasil. O Campus Mobile também proporciona a todos os participantes a oportunidade de conhecer e entrar em contato com renomados profissionais da área, participação em palestras e oficinas de interação com outros estudantes, que ajudam no desenvolvimento e no crescimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo contribui para o surgimento de novas tecnologias.

Trajetória do projeto Q-Braille

O projeto nasceu como trabalho interdisciplinar no curso Técnico Integrado de Informática, desenvolvido pelas alunas Vanessa e Vitória Laudares Ansani nas disciplinas de Química e Aplicativos Móveis ministradas, respectivamente, pelos professores Elenice Aparecida Carlos e Mateus dos Santos.

WhatsApp Image 2018-02-19 at 17.46.39Aprovada em Engenharia de Computação, Vanessa iniciou o curso e deu continuidade ao trabalho, intitulado Q-Braille: desenvolvimento de aplicativo para transcrição de fórmulas e equações químicas da escrita à tinta para o Braille. Em 2017, além da publicação do resumo, a pesquisa foi selecionada para apresentação oral no IX EPPEQ – Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, realizado no IFSP – Campus Sertãozinho.

Neste mesmo ano, Vanessa se une ao irmão Cristiano, também aluno do curso de Engenharia de Computação do Campus, e juntos inscrevem o projeto Q-Braille na renomada competição nacional promovida pelo Instituto NET Claro Embratel, Campus Mobile.

O projeto terá seguimento como tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Vanessa, que ainda cursa o 3º Período.

De acordo com Mateus dos Santos, professor e diretor de ensino, pequisa e extensão do Campus, o caminho percorrido pela estudante Vanessa ilustra claramente a verticalização do ensino, uma das metas dos Institutos Federais. "O fato da aluna realizar na mesma Instituição o ensino médio (técnico) e o superior demonstra o engajamento para a formação profissional com qualidade, algo que os Institutos Federais são capazes de ofertar à comunidade", ressaltou.

Vanessa aproveitou a ocasião para ampliar sua rede de contatos ao dialogar com alunos de outras instituições, professores e empresas. “Foi uma grande oportunidade de mostrar o nosso trabalho a especialistas e empresários da área. Considero a experiência como única que agrega muito tanto pessoal quanto profissionalmente.”

Assista o momento em que nossos alunos recebem o prêmio!

 

Informações: Vanessa Furtado e Mateus dos Santos
Texto: Heliese Pereira
Fotos: Vanessa Furtado
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
22/02/2018, às 18:04