Home Notícias Doutorado defendido
Doutorado defendido

Com o tema Ensino de Ciências, docente comemora defesa de doutorado pela USP

defesa (1)No dia 22 de fevereiro, a professora Luciana de Abreu Nascimento, defendeu a tese de doutorado intitulada “Normas e práticas promovidas pelo Ensino de Ciências por Investigação: a constituição da sala de aula como comunidade de práticas”, pela Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa vinculada à linha temática Ensino de Ciências e Matemática, visou identificar e caracterizar normas e práticas culturais produzidas em aulas de Ciências organizadas pelo Ensino de Ciências por Investigação, contextualizando-se dentro do marco teórico que defende que a disciplina de Ciências deve  criar oportunidades para que os estudantes reconstruam e aprofundem suas ideias e explicações sobre o mundo natural, enquanto se engajam em processos simplificados de trabalho científico.

Como resultado do trabalho, destaca-se a identificação de uma relação entre a vigência de normas que garantem um processo de criticidade durante o enfrentamento dos problemas propostos e a experiência de práticas ligadas ao processo não só de comunicação, mas de avaliação e validação de explicações. “Percebemos, que conforme os estudantes e sua professora se engajaram nas atividades, negociaram sentidos para os problemas propostos e adotaram o repertório disponibilizado pela sequência, puderam se constituir como uma comunidade de práticas”, explicou Luciana.

Compuseram a banca avaliadora a orientadora Lúcia Helena Sasseron (USP); e os professores membros de banca Danusa Munford (UFABC), Leonir Lorenzetti (UFPR), Silvia Trivelato (USP) e Daniela Scarpa (USP).

Texto: Heliese Pereira
Foto: Luciana de Abreu