Home Notícias Publicação de artigo
Publicação de artigo

Docente e estudantes do curso de Geografia publicam capítulo de livro sobre resultados do Pro-BID

WhatsApp Image 2018-02-28 at 21.33.58A professora e coordenadora do projeto Pro-BID, Melina Mara de Souza e os estudantes Mariana Medeiros Alves, Israel Domingos São Romão e Giovanna Moraes Ramos, ambos do curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, tiveram um artigo publicado, no formato de capítulo de livro, na coletânea da XVII Semana da Geografia da Universidade do Mato Grosso (UNEMAT). O trabalho intitulado “O estudo do meio como um recurso para prática educacional em Geografia: o exemplo do Pro-BID Geografia do IFSULDEMINAS", foi classificado como um dos melhores apresentados no congresso.

O projeto Pro-BID

O projeto Pro-BID visou estratégias para incentivar a docência nos alunos do curso de Licenciatura em Geografia, aplicar conteúdos da ciência geográfica, através dos estudos do meio, seus conhecimentos em termos naturais, socioeconômicos e cartográficos, no cotidiano escolar de estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC), relacionando-os com a cidadania por meio de discussões sobre as questões sociais, econômicas e ambientais. Buscou-se a reflexão, análise e solução de problemas levando o licenciando a elaborar conceitos e práticas voltados para temática do estudo do meio e da cidadania.

Participaram do projeto os alunos bolsistas: Pedro Gabriel de Paiva Francisco, Gustavo Reis Machado, Rene Borges, Giovanna Moares de Ramos, Mariana Medeiros Alves, Israel Domingos São Romão e Lais Alves de Araújo, discentes do curso de Licenciatura em Geografia; a professora e orientadora da escola CAIC, Maria Cássia Magalhães D'Ambrósio e o vice-coordenador do projeto, Alexandre Carvalho de Andrade, como colaborador.

De acordo com Melina, projetos como o Pro-BID são muito importantes para o curso de Geografia: “por meio deles os alunos podem vivenciar a docência na prática e entender a realidade do aluno, junto à comunidade em que ele está inserido”.

Texto e foto: Melina de Souza
22/03/2018, às 10:50