Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 18h06 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 14h45 | Acessos: 3238

Com tecnologia 3D, Instituto Federal produz maquete da bacia hidrográfica da zona sul de Poços

IMG 20200730 WA0077O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acaba de finalizar uma maquete 3D da Bacia Hidrográfica das Vargens de Caldas, que mostra a zona sul da cidade, onde o IF está localizado. A representação servirá como ferramenta didática auxiliar em diversas disciplinas e ações para o ensino de ciências naturais.

A maquete traz o relevo de modo real e tridimensional, pois foi confeccionada a partir de imagens de satélite de alta resolução (INPE-LANDSAT8), tratadas em software de processamento de imagens. A miniatura permite ao observador entender os elementos que compõem a paisagem, como os morros, vales, rios, as matas e até aspectos locais de urbanização. “Diante da maquete, o observador consegue se geoespacializar e pode, até mesmo, utilizá-la como ferramenta de compreensão da territorialidade e cobrança social do poder público por uma gestão ambiental regional eficaz”, explicou a coordenadora do projeto, a professora Dra. Mireile Reis dos Santos.

O processo de criação

A maquete foi produzida na impressora 3D do Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Como parte de um projeto aprovado em edital de inovação e tecnologia do IFSULDEMINAS, a execução do trabalho foi iniciada em dezembro de 2018 e, no momento, encontra-se na fase de conclusão.

Segundo o discente Roosevelt Heldt Junior e o Prof. Rogério Coli da Cunha, ambos integrantes do projeto, a produção da miniatura envolveu diversos processos e fases. “Definimos a escala de trabalho e tratamos as imagens de satélite no software específico de modelagem de dados para leitura da impressora 3D. Nessa etapa, foi inserida a escala vertical, que deu as altitudes (desníveis do relevo em relação ao solo). Com a escala de trabalho definida, de modo que a maquete apresentasse uma área total de quase 01 metro quadrado, foi necessário imprimir 25 placas de 14,3 x 18,8cm. As placas foram, então, impressas e unidas. Após essa etapa, imprimimos a mesma imagem de satélite original (que foi usada para a construção do arquivo 3D) em adesivo vinílico e colamos por cima das placas unidas”, comentaram.

Intitulado “A maquete como ferramenta de ensino das ciências naturais”, o projeto foi contemplado com um valor de R$6.000,00, sendo R$1.252,00 para compra de materiais para a construção da maquete e o restante em bolsas de iniciação científica para os alunos envolvidos. O projeto também contou com a colaboração da discente licencianda em Ciências Biológicas do Campus Poços, Isabela Ferreira Rossi, que, por meio de questionários semiestruturados, verificará a eficácia da ferramenta didática para o ensino das ciências naturais. Os resultados compõem parte do trabalho de conclusão de curso da Isabela Rossi.

Confira o vídeo!

O vídeo a seguir mostra a maquete sendo produzida na impressora 3D do Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas:

Ferramenta paradidática

A professora Mireile destaca que a ideia de se produzir a maquete partiu da necessidade de se inovar os métodos de ensino das ciências naturais. “Como educadora, acredito que precisamos inovar nos métodos e ir além nos conteúdos, principalmente no ensino das ciências naturais. Acredito que o aluno que vivencia os conteúdos programáticos de maneira prática e imersiva possui muito mais possibilidades de abstrações e compreensão do mundo e dos espaços que o cerca. Como Bióloga, especialista em Ecologia e trabalhando com pesquisa nos riachos da região há algum tempo, pensei que precisava de uma ferramenta aplicada e de baixo custo para fazer Educação Ambiental e levar o conhecimento científico de maneira mais facilitada para o público em geral”, salientou a pesquisadora.

O projeto também envolveu a mensuração da capacidade da maquete como ferramenta paradidática (para além dos livros e materiais didáticos convencionais) no ensino das ciências naturais. Para isso, o grupo responsável pelos trabalhos aplicou mais de 300 questionários na comunidade interna do IFSULDEMINAS, para verificar o grau de percepção da comunidade escolar sobre a região onde o IF se insere. O objetivo da ação é entender como esse grupo social percebe o espaço a sua volta e se a maquete poderia ajudar na compreensão desse espaço. Logo após a futura exibição da maquete no campus, que deverá ocorrer assim que as aulas presenciais puderem ser retomadas, os questionários serão reaplicados, com o intuito de verificar se a percepção dos alunos mudou sobre as questões geoespaciais.

Para maiores informações, acesse o site: https://www.labdiversidade.bio.br/profissionais/mireile-r-s/projeto-05

Projetos futuros

Como a maquete foi construída com recursos públicos, a ideia é que ela esteja disponível para todos os professores do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas utilizarem em suas disciplinas. Assim que as atividades presenciais puderem ser retomadas, a maquete também atenderá projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas da cidade. A representação 3D poderá ainda servir ao Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CPDC), do Campus Poços de Caldas, como ferramenta em ações de difusão e disseminação da ciência junto às redes de ensino municipais e estaduais locais.

Confira as fotos da produção da maquete!

Informações, fotos e vídeos enviados pela: Profa. Mireile Reis dos Santos
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Texto: ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifpocosoficial
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Publicado em 14/08/2020.

Fim do conteúdo da página