Home Notícias Visita técnica
Visita técnica

Estudantes da Gestão Ambiental e Aldeia Consultoria Júnior visitam o Laticínio Campos Gerais

visita-laticinio-gestao-ambiental-IF-pocos-de-caldas (3)Estudantes do quinto período do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e representantes da Aldeia Consultoria Júnior, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, visitaram no dia 10 de março de 2018, o Laticínio Campos Gerais, localizado no município com o mesmo nome.

Durante a visita, os alunos, acompanhados da professora e engenheira ambiental, Marielle Rezende de Andrade, puderam observar o processo produtivo de queijos e derivados, os processos de tratamento de efluentes, a aplicação prática de ações de gestão ambiental, os impactos ambientais do empreendimento, bem como verificar a atual situação em relação a regularização ambiental.visita-laticinio-gestao-ambiental-IF-pocos-de-caldas (8)

"O objetivo da visita foi apresentar aos alunos a aplicação prática de conteúdos teóricos relativos às disciplinas de Gestão e Tratamento de Efluentes, Sistema de Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Ambiental", ressaltou a professora Marielle, que ministra estas disciplinas.

De acordo com o aluno Isaías Maciel, "a visita foi muito produtiva e serviu para abrir bastante nossa visão sobre diversos temas". A aluna e presidente da Aldeia Consultoria Júnior, Gisele Antunes Nader, evidenciou que "é um trabalho árduo manter a Aldeia Júnior ativa, mas é muito gratificante ver aos poucos o reconhecimento e evolução das atividades".

visita-laticinio-gestao-ambiental-IF-pocos-de-caldas (6)"É muito importante ressaltar que o papel das visitas técnicas é fundamental para o aprendizado, assim poderemos ver no âmbito prático o que se aprende em sala de aula", comentou a aluna Gisele Elias.

"Através desta visita, foi oportuno ver que o laticínio de Campos Gerais fornece um tratamento pioneiro de efluentes na cidade, já que nem mesmo o próprio município possui tratamento de esgoto", relatou a discente Gabriela Araújo.

Além da aula prática, a visita também foi bastante proveitosa para aprofundar o diagnóstico do empreendimento e fortalecer o trabalho desenvolvido pela Aldeia Consultoria Júnior, que está em fase de negociação com o laticínio, para prestação de serviços de consultoria empresarial e ambiental.

Agradecemos muito toda a recepção e atenção a nós ofertada pelos colaboradores do Laticínio Campos Gerais, além do agradecimento especial à discente Sandra Monteiro, que realizou o contato com os responsáveis do laticínio, propiciando a visita dos alunos.

camera face_icone_transparenteConfira mais fotos!

Texto e fotos: Marielle Rezende
22/03/2018, às 17:03