Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Parceria em Botelhos
Parceria em Botelhos

 Parceria entre Prefeitura de Botelhos e Campus Poços visa melhorar o sistema de gestão de poda de árvores na cidade

foto da visitaNo dia 11 de março, o coordenador do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, professor Allan Arantes Pereira e as discentes Sandra Monteiro e Gisele Elias, reuniram com prefeito do município de Botelhos, Eduardo de Oliveira, o vice, Adelson Vieira Franco, e o diretor de meio ambiente, Ulisses Ferreira de Oliveira, para estabelecerem uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e a Prefeitura Municipal de Botelhos.

O convite surgiu com o intuito de atender uma demanda do município em levantar informações sobre as árvores no perímetro urbano, que visa dar subsídios a pedidos de podas e cortes dessas árvores. Com o levantamento, também será possível planejar ações referentes ao paisagismo urbano e realizar adequações, conforme recomendações técnicas que serão geradas por meio de um relatório final. As adequações pretendem corrigir conflitos relacionados a fiação da rede elétrica, calçadas e mobilidade urbana; substituição de árvores com risco de queda; recomendações de plantios em áreas urbanas com baixa densidade de árvores; entre outros problemas.

Segundo Allan, a realização da ação vai ao encontro da busca pela melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas, tendo em vista os benefícios que as áreas verdes trazem à população, como por exemplo, a minimização local dos efeitos do aquecimento global.

A parceria foi muito comemorada pelos dirigentes de Botelhos, pois era necessário melhorar o sistema de gestão de poda de árvores na cidade. Para Ulisses, “as árvores são importantes para o clima, saúde e bem-estar da população, porém o número de solicitações de retiradas de árvores nos deixa preocupados.” Com o levantamento de informações realizado pela equipe do Campus Poços de Caldas, será possível planejar melhor as demandas. “Futuramente esperamos conseguir informatizar esses dados, deixando essa gestão transparente e aberta para a consulta e participação da população”, planeja Ulisses.

A equipe que desenvolve o projeto é composta pelo professor Allan Arantes Pereira; e a estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Sandra Monteiro. As colegas Gisele Antunes, Gisele Elias e Juliana Albino participam como colaboradoras.

Texto e foto: Allan Arantes Pereira, com revisão da ASCOM
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
23/03/2018, às 11:02