Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Eleição 2018
Eleição 2018

 Debates reúnem candidatos à direção-geral do Campus Poços de Caldas

IMG_2625O primeiro debate ocorreu na manhã do dia 15 de março, e foi direcionado aos docentes e técnicos administrativos. No auditório, os servidores tiveram a primeira oportunidade de se confrontarem com as propostas dos candidatos à direção-geral da instituição, a aspirante ao cargo, Sylvana Cardoso da Silva e Almeida e o atual diretor do Campus, Thiago Caproni Tavares. O debate, promovido pela Comissão Eleitoral Local e Central, foi mediado pelo Pró-Reitor de Administração e Planejamento do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Leandro Antônio da Conceição.

O debate foi estruturado em 4 blocos. No primeiro, os candidatos, tiveram 2 minutos cada um para se apresentarem. O segundo bloco foi destinado aos questionamentos entre os candidatos com direito à réplica e tréplica. Os servidores tiveram a oportunidade de apresentar as perguntas no terceiro bloco. Os técnicos administrativos e os professores escreveram os questionamentos em formulários fornecidos pela comissão eleitoral local e os depositaram nas urnas. Três questões foram sorteadas. O bloco final foi reservado às considerações finais.IMG_2635

Na visão do professor, André Lucas Novaes, as propostas dos dois candidatos se mostraram muito parecidas, embora com muito generalismo nesse primeiro momento. Para ele, as promessas mais concretas ainda carecem, em grande parte, de objetividade e de embasamentos que atestem a viabilidade no contexto geral das necessidades da comunidade em geral. “Devido ao curto período de campanha, os discursos ainda não alcançaram o ”como fazer”. Em muitos pontos, ambos candidatos convergem em seus discursos, mas a diferença ficou clara em que a candidata Sylvana Almeida possui uma visão holística enquanto o candidato Thiago Caproni possui uma visão mais segmentada”, avaliou André.

O professor Rony Mark, destacou o alto nível no debate: “em vez de atacar um ao outro, os candidatos apresentaram propostas modernas que condizem com a mentalidade jovem, dinâmica e progressista do Campus. É muito produtivo ver essa energia e acredito que qualquer um dos candidatos que ganhar, estarão com o intuito de aceitar e discutir o diferente sem ataques ou agressividade.”

IMG_2642No dia 20 de março, foi a vez dos estudantes lotarem o auditório, nos dois horários, para acompanhar o confronto de ideias entre Sylvana e Thiago. O confronto foi mediado pelo diretor-geral do Campus Machado, professor Luciano Pereira Carvalho.

Pelas regras, no primeiro bloco, cada candidato se apresentou à plateia. O segundo bloco foi destinado aos questionamentos entre os candidatos, com direito à réplica e à tréplica. No terceiro bloco, foram sorteadas três perguntas elaboradas pelos estudantes.

De acordo com Mateus Leal, estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial, as propostas dos candidatos foram bem pertinentes quanto ao que o Campus necessita, em diversas áreas, física e organizacionalmente. “Tenho certeza de que é neste momento em que os eleitores têm a maior abertura para questionar e dar ideia aos candidatos e compreender melhor os planos de gestão. Percebemos no debate que os candidatos não são rivais, mas sim dois profissionais com experiências e bagagens que, com certeza, agregarão imensamente ao IF, independente do resultado”, analisou Mateus.IMG_2639

A eleição

O período de campanha encerrou no dia 23 de março. A votação nos Polos de Ensino a Distância (EaD), iniciou hoje e segue até amanhã (27). Na reitoria e nos campi a eleição acontecerá dia 28 de março, das 8h às 21h. A apuração dos votos começa depois do encerramento do pleito. Segundo a Presidenta da Comissão Eleitoral Local, Karin Verônica Freitas Grillo, o processo eleitoral no Campus Poços tem sido tranquilo e produtivo. “E isso se deve à postura ética dos candidatos e colaboração da comunidade no processo.”


 Candidatos à direção do Campus Poços de Caldas apresentam propostas aos servidores e discentes

IMG_2602Os candidatos ao cargo de diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Thiago Caproni Tavares, atual diretor do Campus; e Sylvana Cardoso da Silva e Almeida, aspirante ao cargo, expuseram as ações contidas no Plano de Trabalho, no auditório. As apresentações das propostas de gestão foram divididas em três dias, por segmento. No dia 12 de março, os discentes tiveram a oportunidade de conhecerem as propostas de gestão dos dois candidatos. Os técnicos administrativos assistiram a apresentação no dia 13 de março. Os candidatos voltaram ao auditório, no dia 14 de março, e falaram aos docentes. Os candidatos tiveram, cada um, o tempo de uma hora para exposição e responder as perguntas da plateia.IMG_2611

Preparar nossos estudantes a serem criativos e a se reinventarem através da elaboração coletiva de uma política de ensino que se baseie em uma educação pautada na experimentação e desenvolvimento de projetos, permitindo e fomentando a reflexão crítica e o entendimento da sociedade e suas relações humanas; continuar o exitoso trabalho na busca de parcerias externas para a captação de recursos que fomentem nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão; criar um espaço de convivência para os alunos, onde hoje é atual sala dos professores, com infraestrutura para a alimentação e lazer. Além disso, ampliar os espaços para a prática de esportes como pista de caminhada, campo de futebol e quadra de vôlei de areia, bem como, a criação de um espaço lúdico de leitura, na nova biblioteca, com áreas compostas por pufes e redes de descanso, são algumas das propostas do candidato Thiago. Enquanto Sylvana, destacou as seguintes ações: fortalecer e ampliar as parcerias entre as empresas públicas e privadas com o intuito de aumentar as ofertas de estágio; desenvolver um plano de marketing com vista à captação de alunos e consolidação da marca na região de Poços de Caldas; e divulgar os projetos de pesquisa no site com vista a ampliar o acesso e possibilitar a divulgação, captação de recursos e futuras parcerias.

Clique aqui e acesse o Plano de Trabalho completo dos candidatos.

Nos próximos dias, 15 e 20 de março, ocorrerão os debates, momento de confronto de ideias entre os dois candidatos.

Texto e fotos: Heliese Pereira
Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
26/03/2018, às 14:37