Home Notícias Eleito diretor-geral
Eleito diretor-geral

Thiago Caproni Tavares é eleito diretor-geral do Campus Poços, com 70,37% dos votos

Gestor terá a oportunidade de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado

IMG_2670O Campus Poços de Caldas já tem diretor-geral para o quadriênio 2018-2022. Após votação realizada nesta quarta-feira (28), com a participação dos estudantes e servidores do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e dos Polos de Ensino a Distância (EaD), foi eleito Thiago Caproni Tavares, com 70,37% dos votos válidos, contra 26,79% obtidos pela candidata Sylvana Cardoso da Silva e Almeida.

A comunidade também votou para reitor. O professor Marcelo Bregagnoli, atual reitor, concorreu à reeleição como candidato único. Dos 443, ele alcançou 434 votos no Campus Poços.

Thiago Caproni Tavares é o atual diretor-geral pro tempore do Campus, escolhido pela comunidade em março de 2016.

A votação

O processo eleitoral no Campus, ocorreu ontem (28), entre 8h e 21h. Logo após o fechamento das 22 seções, às 21h, iniciou a apuração, que durou cerca de 3 horas. O professor Thiago de Sousa Santos, membro da Comissão Eleitoral Local, destacou a baixa participação por parte dos docentes e técnicos administrativos nos momentos de debates e apresentações dos planos de trabalho. “O processo democrático tem essas questões, pelo fato do voto não ser obrigatório corre-se o risco de pessoas optarem por não votar, mas no final venceu a democracia.” Apesar disso, avaliou o processo como algo positivo para a instituição, no que diz respeito a postura respeitosa entre os candidatos: “parabenizo os candidatos pela postura de ambos e por todo esse processo que foi bastante saudável pensando em campanhas políticas, no qual permitiu o debate de ideias e o diálogo.”

Ao todo, foram 43 votantes de um total de 60 eleitores, no segmento docente. Dentre os 45 técnicos administrativos, 35 votaram. Enquanto, do total de 2109 estudantes, 379 registraram seu voto.IMG_2679

Nos Polos de Ensino a Distância (EaD), os estudantes participaram do processo de escolha dos dirigentes, nos dias 26 e 27 de março. A logística para execução do pleito nos 18 Polos EaD demandou o esforço de 12 servidores, entre mesários, motoristas e comissão eleitoral local. Alfenas, Alterosa, Andradas, Araçatuba, Avanhadava, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Campo Belo, Varmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Ilicínea, Passos, Pedro Leopoldo, Poço Fundo, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas foram os Polos atendidos pelo Campus Poços.

Recursos e Homologação

O resultado da votação deverá ser divulgado pela reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS nesta quinta-feira (29/03). O resultado oficial, após a análise de possíveis recursos, será publicado até o dia 18 de abril. Acesse aqui o cronograma.

O que a comunidade espera do novo mandato

Na opinião do estudante do curso de Ciências Biológicas, Flávio Oliveira Santos, houve uma ampla participação da comunidade no processo eleitoral:foi algo lindo, pela primeira vez pude presenciar a participação em massa dos discentes, auditórios cheios e participativos, demonstrando cada vez mais o amor pelo campus ao exporem suas fragilidades e exigências para os próximos quatro anos.” Ele acredita que com a eleição do professor Thiago, o Campus Poços só tem a ganhar. “Em um curto período de dois anos ele já fez um trabalho maravilhoso agora, com mais quatro anos de muito trabalho, tenho certeza que seremos destaque entre os 8 campi. Como disse só temos a ganhar”, completou Flávio.

De acordo com a professora, Lorena Temponi Boechat Reis, a escolha da comunidade pelo professor Thiago reforça a qualidade de sua gestão, tendo como pontos fortes o compromisso com o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Nossas expectativas são altas no sentido de que esta gestão busque melhorias contínuas para o Campus, e em especial empreenda esforços para a consolidação do mestrado”, disse Lorena.

Texto e fotos: Heliese Pereira
29/03/2018, às 15:15