Home Notícias Treinamento em Manaus
Treinamento em Manaus

Estudante de Biologia e técnico de laboratório realizam treinamento no INPA em Manaus

IMG-20180329-WA0034A estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, Eloiza Helena Ferreira, e o técnico do laboratório de Meio Ambiente, Guilherme dos Anjos Nascimento, ambos, pesquisadores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, realizaram treinamento no Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), localizado na capital Manaus, de 24 a 31 de março. O treinamento ministrado pela pesquisadora Ana Pess esteve focado na taxonomia de Trichoptera. “A ordem Trichoptera, ou conhecida popularmente como tricópteras, compõem uma ordem de insetos que, quando adultos, são semelhantes às mariposas”, explicou Guilherme.

Durante a visita, os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de criação de tricópteras e realizar a separação (identificação taxonômica) das famílias e gêneros das fases imaturas destes insetos. Além disso, aprenderam a utilizar chaves dicotômicas clássicas da literatura científica da área de limnologia no Brasil com os próprios pesquisadores que as criaram, para  separar um arsenal de insetos de várias regiões do Brasil. Em campo, procedimentos de coleta e triagem de insetos em Igarapés da floresta amazônica foram experiências únicas.

Identificação e taxonomia de Trichoptera, será o tema do trabalho de conclusão de curso da Eloiza. Enquanto, a distribuição espacial de larvas de Trichoptera em riachos no Planalto de Poços de Caldas, é o objeto de estudo do Guilherme no mestrado, desenvolvido no Programa em Ciências Ambientais da Universidade de Alfenas (UNIFAL). No Campus, as pesquisas são supervisionadas pela professora Mireile Reis dos Santos, orientadora da Eloiza e co-orientadora do Guilherme.

O treinamento contribuiu para o andamento do projeto de mestrado do Guilherme, intitulado “Diversidade e distribuição de Trichoptera (Insecta) no Planalto de Poços de Caldas-MG”. Segundo ele, “dada a importância ecológica de imaturos da ordem Trichoptera, este projeto busca compreender tanto a representatividade e a distribuição destes grupos na biodiversidade como um todo, quanto sua distribuição em resposta a condições ambientais que afetam esta biodiversidade, no Planalto de Poços de Caldas – MG.”

IMG-20180329-WA0021

Futuras parcerias

Estão em processo de elaboração, termos de cooperação técnica entre o Campus Poços de Caldas e o INPA, e da mesma forma, com o Laboratório de Hidrobiologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o objetivo de desenvolver pesquisas em parceria e também, promover o intercâmbio estudantil.

O Campus Poços e os pesquisadores expressam seus agradecimentos às professoras Ana Pess e Neusa Hamada (INPA) e Lívia Fusari (UFSCAR), que permitiram a concretização do treinamento.

camera face_icone_transparenteConfira mais fotos!

Texto: Heliese Pereira com informações da Profa. Mireile e Guilherme dos Anjos
Fotos: Eloiza Helena e Guilherme dos Anjos