Home Notícias Visita à ADEFIP
Visita à ADEFIP

Estudantes de Biologia conhecem estrutura física e de serviços da ADEFIP

adefipEstudantes do sétimo período do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, acompanhados da professora Luciana de Abreu, visitaram no dia 04 de abril, a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP).

Como parte da disciplina de Práticas de Ensino para Alunos com Necessidades Educativas Especiais, a visita teve a finalidade de apresentar os estudantes do curso aos diferentes serviços educacionais e terapêuticos que podem ser prestados à pessoa com deficiência a fim de explorar suas potencialidades, bem como aos diversos recursos utilizados dentro e fora do espaço escolar para superação de suas limitações físicas.

Durante a visita, guiados pelo gerente administrativo José Gabriel da Costa e pela psicóloga Marcela Rocha, os alunos passaram por todos os setores da associação, acompanhando atendimentos do Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia e Oficina Terapêutica. Na ocasião, os alunos também tiveram contato com o trabalho administrativo, onde puderam conhecer as rotinas necessárias para manutenção da associação e do atendimento ao público.

A estudante Larissa Iatchuk destacou a cordialidade e a grande preocupação dos profissionais com a integração e o bem estar dos pacientes no âmbito familiar, escolar e profissional. "Enquanto sociedade, temos o dever de não deixar que as diferenças se tornem limitações. Quando o espaço físico em que vivemos for capaz de comportar todos os indivíduos da sociedade e nossas atitudes forem condizentes ao fato de que todos somos diferentes e possuímos potencialidades diferentes, descobriremos que a deficiência está apenas na sociedade", ressaltou Larissa.

Além de contribuir para formação dos estudantes, Luciana também destacou a aproximação do Campus com a comunidade: “a visita permitiu que novos laços fossem criados entre as instituições, com a discussão de possíveis parcerias futuras e de desenvolvimento de projetos de pesquisa ou extensão.”

Agradecemos muito toda a recepção e atenção a nós ofertada pelos colaboradores da ADEFIP.

Texto e foto: Luciana de Abreu
06/04/2018, às 16:05