Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 18h11 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 13h57 | Acessos: 2831

Links relacionados:

Processo Seletivo para preenchimento de vagas remanescentes nos cursos superiores gratuitos do Campus Poços: transferência interna, externa, obtenção de novo título e reingresso.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou, nesta quarta-feira, dia 16/09, novo edital para ocupação de vagas remanescentes de diversos cursos superiores gratuitos da instituição, por meio de transferência interna, externa, obtenção de novo título e reingresso, para ingresso no segundo semestre letivo de 2020.

Vagas para o Campus Poços:

Para o Campus Poços de Caldas, há vagas nos seguintes cursos gratuitos:

vagas campus pocos transferencias

Todas as vagas estão descritas no item 1 do edital. Assim, esta oferta, inicialmente, será apenas para estudantes matriculados em cursos superiores ofertados pelo IFSULDEMINAS. Caso a totalidade dessas vagas não seja preenchida com o uso desse critério, serão disponibilizadas, na seguinte ordem:

a) para transferência externa de estudantes de instituições públicas;
b) para transferência externa de estudantes de instituições privadas;
c) para obtenção de novo título;
d) para reingresso (considera-se reingresso a situação na qual o(a) acadêmico(a) que teve sua matrícula cancelada ou trancada solicita formalmente a sua readmissão como estudante regular).

Inscrições

Considerando a PANDEMIA e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, as inscrição serão feitas somente por meio do preenchimento deste Formulário Eletrônico, disponível até o dia 30 de setembro de 2020. A documentação deverá ser, obrigatoriamente, digitalizada e salvos no formato PDF num único documento. Vele lembrar que não é possível anexar documentos em outros formatos.

Documentação

A documentação para Trasferência Interna, Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso poderão ser conferidos no item 2.5 do edital.

Transferência Interna/Externa

Para graduandos de outros cursos e/ou instituições. Os requisitos para efetivar essas transferências são estar regularmente matriculado em curso de graduação do IFSULDEMINAS ou em cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, igual ou de área “AFIM” ao curso pretendido; ter cursado o primeiro período do curso de origem; não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

Obtenção de Novo Título

Para graduados que desejam obter uma nova graduação. É requisito possuir diploma de curso superior de instituição brasileira autorizada e credenciada pelo Ministério da Edicação (MEC) ou ser diplomado em curso superior de instituição estrangeira, cujo diploma seja reconhecido pelo MEC.

Reingresso

Para acadêmicos com matrícula cancelada que desejam retornar ao curso. Para isso, o candidato deverá cumprir todos os requisitos constantes na Resolução CONSUP 69/2017.

Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado numa única etapa, ou seja, análise documental e, com isso, levando em conta os seguintes critérios:

a) Compatibilidade de Matriz Curricular (Eliminatório);
b) Histórico Escolar: Observando-se o número de disciplinas cursadas na área afim passíveis de serem aproveitadas e a média geral das disciplinas compatíveis (Classificatório)

Os Critérios de Classificação bem como os Critérios de Desempate estão demonstrados no item 4.2 do edital. Os recursos somente serão aceitos após a publicação do resultado preliminar, em 06/10. Com a ordem de classificação, o candidato terá o prazo máximo de 48h para interposição de recursos pelo candidato, que deverá encaminhar toda a documentação faltante por meio do formulário.

Resultado Final

A classificação final dos candidatos estará disponível no site de cada campus, conforme datas definidas no cronograma.

Obs: nenhum resultado será fornecido por telefone, fax ou e-mail

Informações

Para mais informações, acesse o Edital 141/2020 (leia-o na íntegra). Dúvidas sobre este processo seletivo podem ser enviadas para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cronograma:

Inscrição

16 de setembro a 30 de setembro de 2020

Resultado Parcial

06 de outubro de 2020

Apresentação de Recursos 

07 e 08 de outubro de 2020

Resultado Final 

14 de outubro de 2020

Início das matrículas

A partir de 14 de outubro de 2020

transferencias

Publicado em 16/09/2020.

 


Divulgado o resultado parcial das matrículas do edital 128/2020

Resultado parcial das matrículas 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o resultado parcial das matrículas dos campi: Machado, Inconfidentes, Muzambinho e Poços de Caldas, referente ao edital 128/2020, que regulamenta a ocupação de vagas remanescentes por meio de transferência interna e externa, obtenção de novo título e reingresso. O resultado do Campus Pouso Alegre ainda será publicado, para mais informações foi disponibilizado o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

Recursos

Os candidatos poderão interpor recursos em até 48 horas, após a divulgação do resultado parcial. Aqueles que constam com documentação faltante, ainda poderão encaminhar os referidos documentos para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O prazo para o envio também é de 48 horas, após a divulgação do resultado. Depois deste prazo, quem não enviar a documentação, não terá mais o direito de envio. 

Matrículas

As matrículas serão realizadas on-line, com envio total da documentação por formulário: https://forms.gle/CRwW7NtQgrhgVnpZ9. Os candidatos classificados serão convocados e, caso sejam considerados desistentes, os próximos da lista terão o prazo de 48 horas para realizar a matrícula. Os resultados serão divulgados no site, sendo que cada candidato deverá acompanhar o andamento de sua solicitação. Após os prazos concedidos para matrícula, cada candidato poderá apresentar documentação faltante em até 48h, promovendo o envio para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., assunto: Documentação faltante - matrícula Edital 128/2020. 

Os candidatos que não preencherem  o formulário de matrícula em 48h não terão direito a recurso, pois este é destinado apenas a documentos faltantes.

Para preenchimento do formulário, o candidato deverá ter em mãos:

- Foto 3x4 (deverá anexar digitalizado)

- CPF

-  RG (deverá anexar digitalizado)

- Título de Eleitor

- Certidão de nascimento ou casamento (deverá anexar digitalizado)

- Comprovante de quitação com serviço militar (candidato do sexo masculino com mais de 18 anos) (deverá anexar digitalizado)

-  Comprovante de residência (deverá anexar digitalizado)

- Certificado de conclusão do ensino médio/histórico escolar com data de confecção (deverá anexar digitalizado)

Dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atualizado em: 09/09/2020

______________________________________________________________________________________________

Confira o resultado final da seleção de transferências

Resultado final - publicado em: 02/09/2020

Atualizado em: 02/09/2020

_________________________________________________________________________________________

Divulgado o resultado preliminar da seleção de transferências 

Resultado preliminar - publicado em: 26/08/2020

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o resultado preliminar da seleção para preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Campus Avançado Carmo de Minas. Após a publicação do resultado preliminar, com a ordem de classificação, o(a) candidato(a) terá o prazo máximo de 48 horas para interpor recurso contra o resultado. O recurso deverá ser encaminhado para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o seguinte título colocado no campo ASSUNTO: RECURSO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA - EDITAL 2020/2, utilizando o modelo constante no Anexo III.

Atualizado em: 26/08/2020

____________________________________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS abre processo de transferência para cursos de graduação 

Edital 128/2020

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Campus Avançado Carmo de Minas. As vagas são para cursos gratuitos, presenciais e a distância. As oportunidades contemplam transferência interna, transferência externa, obtenção de novo título e reingresso, para ingresso no segundo semestre letivo de 2019. 

Inscrições 

Para todos os campi que ofertam vagas o(a) candidato(a) deve considerar a seguinte condição: cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição por campus e que no ato da inscrição, o candidato deverá definir o período e o curso pretendido, sem a possibilidade de inscrever-se em mais de um curso ou mais de um período, ainda que no mesmo curso. Considerando a PANDEMIA e as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, os interessados poderão realizar a inscrição somente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no link: https://forms.gle/PsDKSjUyj2nC4F3R9.

Seleção 

O processo seletivo constará de uma única etapa de análise documental, levando em conta os seguintes critérios: compatibilidade de Matriz Curricular – ELIMINATÓRIO e análise do histórico escolar (observando-se a média geral das disciplinas compatíveis) – CLASSIFICATÓRIO.

Recursos

Após a publicação do resultado preliminar, com a ordem de classificação, o(a) candidato(a) terá o prazo máximo de 48 horas para interpor recurso contra o resultado. O recurso deverá ser encaminhado para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o seguinte título colocado no campo ASSUNTO: RECURSO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA - EDITAL 2020/2, utilizando o modelo constante no Anexo III.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/08/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página