Home Notícias Últimas ações
Últimas ações

Alunos do curso de Gestão Ambiental celebram a semana da água e realizam visitas técnicas

Dentre as ações destacam-se mobilizações durante a semana da água, participação na reunião do CODEMA e visitas técnicas

Os últimos dias têm sido bastante agitados para os estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. No dia 27 de março, os estudantes do terceiro e quinto período, acompanhados pela professora Marielle Rezende de Andrade, participaram da reunião do CODEMA, Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente, onde são discutidos temas relativos ao desenvolvimento ambiental do município, bem como aprovadas resoluções pertinentes a esta área.

visita-codema-1 visita-codema-2

Nos dias 28 de março e 03 de abril foram realizadas intervenções ambientais em escolas públicas da região, para celebração da Semana da Água, em parceria com o Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental - IFB. Os estudantes Renan Felipe Gluzezak e Joseval Terencio Santos, e a professora Marielle, realizaram palestras de conscientização sobre a importância da conservação da água e doação de mudas na Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira, em Poços de Caldas, e também na Escola Estadual Cristiano Machado, em Ipuiuna. "O trabalho de educação ambiental deve ser realizado constantemente e com certeza ações como esta farão parte de nossa programação", comenta Renan, que ainda apresentou uma linda música autoral com o coral infantil da Escola Maria Ovidia, para encantar os espectadores.

Nossos agradecimentos ao Jardim Botânico que sempre abre portas para nossos alunos e também forneceu as mudas doadas.

semana-da-agua-2 semana-da-agua-3

Já no dia 06 de abril, as estudantes Hemily Santos e Christiane Martins, e também a professora Marielle, representaram a instituição e o curso de gestão ambiental na capacitação realizada pela FIEMG, em Varginha, sobre a nova legislação que orienta os processos de licenciamento ambiental de Minas Gerais.

capacitacao-FIEMG-Varginha

E por último, porém não menos importante, os alunos do terceiro período visitaram a Yoorin, em Poços de Caldas, empresa referência na produção de fertilizantes, no dia 10 de abril. Tal visita fez parte das aulas práticas da disciplina de Química Ambiental e foi possibilitada através do discente e também colaborador da Yoorin, Luiz Guilherme Scalfo Togni. Agradecemos aos colaboradores da Yoorin que nos receberam com muita atenção e cordialidade. "Com esta visita foi possível entender melhor os processos que ocorrem em uma indústria", comentou o aluno Rodrigo Gomes do Carmo.

yoorin-1 yoorin-2

"É muito importante para os alunos da gestão ambiental este contato com os órgãos e legislações ambientais, conhecer empresas e processos e também ter experiências com educação ambiental, pois o curso integra diversas áreas e todas estas experiências enriquecerão ainda mais a formação do discente", comenta a professora Marielle.

Texto e fotos: Marielle Rezende
16/04/2018, às 15:38